Essa data foi estabelecida pela Unesco, sigla em inglês para a agência da ONU dedicada à educação, ciência e cultura. A comemoração foi criada em referência a um importante documento emitido pela Unesco e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 1966.
A data comemorativa foi atribuída ao dia 5 de outubro por conta de um documento da década de 1960. Esse documento era a “Recomendação da Unesco/OIT sobre o Estatuto dos Professores”, emitido em 5 de outubro de 1966. Ele tratava sobre questões relativas à melhoria da educação e do trabalho dos professores.
Por outro lado, com essas palavras em seu discurso, a deputada estadual por Santa Catarina, Antonieta de Barros, conseguiu a promulgação da Lei de nº145, que instituiu o Dia do Professor, em 1948.
QUAL A HISTÓRIA DO DIA DO PROFESSOR? || VOGALIZANDO A HISTÓRIA
Por que o dia do Professor é 15 de outubro?
A data relembra um decreto imperial de 1827, documento que criou o ensino público no país. "O 15 de outubro faz alusão à criação das classes de primeiras letras no Brasil", afirma a historiadora Katia Abud, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
A escolha do dia 15 de outubro está relacionada à criação do Curso Normal em 1827, que visava a formação de professores qualificados no Brasil. Essa data representa o reconhecimento da importância da educação e dos educadores, sendo um marco na história da educação no país.
A gênese da profissão professor se dá na Idade Média. Durante esse período, a figura do professor no processo educacional era valorizada e a educação teve grande influência religiosa. As escolas eram, portanto, associadas às instituições religiosas, pois era a Igreja Católica que estabelecia o que deveria ser estudado.
Em 1553, chegava ao Brasil aquele que viria a se tornar o primeiro professor no país: o padre José de Anchieta, que dava aulas para índios na época da Colônia. Sua missão era ensinar aos índios sobre o cristianismo.
Em 15 de outubro de 1827, foi sancionada por D. Pedro I a Lei Geral, a primeira lei educacional do Brasil. Em 17 artigos, ela criava “escolas de primeiras letras para todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império”, para ambos os sexos, de 7 a 14 anos de idade.
Dedicação – Salomão Becker era formado em filosofia, sociologia, geografia, história e, já mais velho, ainda se graduou em direito – todos, pela Universidade de São Paulo (USP). Sua célebre frase “professor é profissão; educador é missão” ainda motiva muitos educadores.
Quem foi a mulher que criou o Dia dos Professores?
MANAUS (AM) – O Dia dos Professores no Brasil, celebrado neste dia 15 de outubro, foi sancionado em 1963 pelo então presidente da República João Goulart, mas foi a deputada estadual de Santa Catarina Antonieta de Barros que a elaborou, ainda em 1948, no estado sulista.
O educador Anísio Teixeira foi oficialmente declarado o patrono da escola pública brasileira. A lei, prevendo o título ao professor morto em 1971, no Rio de Janeiro, foi sancionada na terça-feira (15), Dia do Professor, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Como Antonieta de Barros criou o Dia do Professor?
Antonieta de Barros foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira da Assembleia de Santa Catarina, seguida por – apenas – outras 15, e nenhuma delas negra. Assim nasceu o Dia do Professor, criado por uma heroína brasileira, que sempre lutou pelo direito à educação.
O dia 15 de outubro é marcado como o Dia do Professor, criado com o intuito de homenagear esse profissional de tão grande importância no desenvolvimento de todos os seres humanos, pois é ele que alfabetiza e ensina as principais áreas do conhecimento às pessoas, durante sua formação escolar.
Quem foi a primeira pessoa a ensinar um professor?
Quem apareceu primeiro foi a galinha. E aí ela (a galinha, quer dizer, o professor) foi depositando seus ovos (o modo-ensinamento ou a ensinagem) no paciente ensinado (o aluno). Configurado um corpo docente, surgiu, portanto, o ensino.
Uma das figuras mais antigas que pode ser associada ao conceito de um professor, conforme entendido em muitas tradições culturais, é Ptahhotep, um vizir no Antigo Egito durante a Quinta Dinastia por volta de 2400 a.C. Ele é creditado com a autoria de "As Máximas de Ptahhotep", um dos mais antigos documentos conhecidos ...
No Brasil, o Dia dos Professores é celebrado no 15 de outubro. A data se estabeleceu com base na proposta de Salomão Becker de usar o dia 15 de outubro para dar uma folga aos professores.
No dia 15 de outubro é celebrado o Dia dos Professores, data comemorativa em homenagem aos docentes de todo o país. Tradicionalmente as escolas interrompem suas atividades no dia, o que acaba gerando uma certa confusão sobre ser ou não feriado.
Em que data se comemora o Dia do Professor no Brasil e quem foi responsável por oficializar essa data como feriado em todo país?
Segundo o discurso de Becker, “professor é profissão; educador é missão”. A celebração foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.
Última atualização em 15 de outubro de 2024 às 09h36. Nesta terça-feira, 15 de outubro, as escolas em todo o Brasil comemoram o Dia do Professor, um feriado escolar, mas não um feriado nacional.
O próximo feriado nacional em 2024 será no dia 12 de outubro (sábado), dia de Nossa Senhora Aparecida. Publicado em 14 de outubro de 2024 às 12h00. Última atualização em 14 de outubro de 2024 às 12h02.
No entanto, atualmente, o 15 de outubro é um feriado escolar, não sendo considerado um feriado nacional. Ficou estipulado como ponto facultativo. Na data, as escolas costumam fechar. Assim, tanto os alunos quanto os profissionais da educação têm o dia livre.