Criado pelo Ministério da Economia, em parceria com o Serpro, empresa de tecnologia da informação do Governo Federal, a Política de Governo Digital com enfoque no cidadão concebeu o conceito da Plataforma de Autenticação Digital do Cidadão, o projeto Conta gov.br.
Criada após um projeto lançado em dezembro de 2016, a plataforma gov.br determinou as regras para prestação de serviços públicos digitais. Para garantir a segurança do acesso, são utilizados recursos de empresas de reconhecimento global.
O Programa de Governo Eletrônico do Estado brasileiro surgiu no ano 2000, quando foi criado um Grupo de Trabalho Interministerial com a finalidade de examinar e propor políticas, diretrizes e normas relacionadas às novas formas eletrônicas de interação, através do Decreto Presidencial de 3 de abril de 2000.
O SouGov.br, solução digital desenvolvida pelo Serpro para o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e que atende a mais de 1,27 milhão de pessoas fez aniversário no último mês.
O sistema SouGov, desenvolvido pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, disponibiliza serviços de gestão de pessoas, é gratuito e o acesso é permitido aos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal e do Governo do Distrito Federal – ...
Criado pelo Ministério da Economia, em parceria com o Serpro, empresa de tecnologia da informação do Governo Federal, a Política de Governo Digital com enfoque no cidadão concebeu o conceito da Plataforma de Autenticação Digital do Cidadão, o projeto Conta gov.br.
Para que ela serve? A conta GOV permite assinar documentos digitalmente e, para isso é necessário validar o reconhecimento facial, reconhecer os bancos credenciados pelo portal e Certificado Digital. Vale lembrar que esses recursos estão disponíveis no site Gov.br!
gov (governamental) é um domínio de topo patrocinado (sTLD) usado nos DNS's da internet relacionados à URL de entidades ligadas ao Governo dos Estados Unidos da América. Na língua inglesa é normalmente pronunciado como uma palavra, dot-gov, e entrou na linguagem comum dessa forma.
A Conta GOV.BR é uma identificação que comprova em meios digitais que você é você. Com ela, você se identifica com segurança na hora de acessar serviços digitais. Ela é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros.. Por que eu preciso de uma Conta GOV.BR?
Entre os serviços disponíveis na plataforma estão a prova de vida, aberturas de empresas, Meu SUS Digital, ENEM, Fies, Carteira Digital de Trânsito, Sougov (exclusivo para servidores públicos federais), eSocial e documentos militares.
Em junho de 2019 foi criada a conta única gov.br na loja de Google Play, que já conta com mais de 100 aplicativos migrados, entre eles, Meu INSS, Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp Cidadão) e o do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Com a finalidade de "dar favor e ajuda" aos donatários e centralizar administrativamente a organização da Colônia, o rei de Portugal resolveu criar, em 1548, o Governo Geral.
O maior empecilho para o governo-geral de Tomé de Sousa foi a dificuldade de comunicação existente com outras capitanias da colônia. Seu governo estendeu-se até 1553, quando foi substituído por Duarte da Costa.
O poder executivo federal é o poder da União responsável pela execução das políticas públicas em nível federal. Essa execução pode ser feita diretamente por ministérios (administração direta), por entidades públicas (administração indireta) ou por meio de parcerias com entidades da sociedade civil.
Aplicativo com serviços de gestão de pessoas exclusivos para servidores públicos federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados políticos do poder Executivo Federal civil.
Os apps estão disponíveis para qualquer pessoa, sendo que o GOV.BR (antigo Meu GOV.BR) é direcionado para cidadãos que não são servidores públicos ativos ou aposentados e pensionistas. Nesse último caso, o app a ser usado é o SouGOV.BR.
Com a conta gov.br você poderá acessar, por exemplo, os serviços digitais do INSS, a carteira de trabalho digital e o seguro desemprego. Com o cadastro da sua conta gov.br, o governo conseguirá te identificar quando solicitar algum serviço público digital. Cada serviço público exige um nível de segurança diferente.
Servidores, ativos e inativos, e também pensionistas, estão com dificuldades para validar o aplicativo SouGov no celular. Alguns por não conseguirem acessar por senha incorreta, outros sem conseguir validar a face e ainda há aqueles que não reconhecem o e-mail cadastrado no app.