Quem criou o PEI?

O Plano Educacional Individualizado, mais conhecido pela sigla PEI, é um documento elaborado pelo professor a partir de uma avaliação de um aluno com necessidade educacional específica.
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Quem criou o programa PEI?

Ele foi implementado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo pela Lei Complementar nº 1.164, de 04 de janeiro de 2012, alterada pela Lei Complementar nº 1.191, de 28 de dezembro de 2012 e, desde então, vem passando por um processo de expansão no número de escolas participantes.
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Como surgiu o PEI?

O Programa de Ensino Integral Paulista (PEI) foi lançado em 2012 com um discurso de valorização da profissão docente e da promoção de uma nova forma de organização escolar na rede de ensino público paulista.
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Quem é o responsável por elaborar o PEI?

§7° A elaboração do PEI deverá ser feita por equipe multidisciplinar de atendimento especializado, devidamente habilitada e qualificada, com base em protocolos cientificamente validados, com a participação do educando, sempre que possível, e de seus pais ou responsáveis.
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Quem criou o plano de ensino individualizado?

Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB Nº2/2001. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. 2001.
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APRENDA COMO ELABORAR O PEI (PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO) NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Quem elabora o PEI na escola?

O Plano Educacional Individualizado, mais conhecido pela sigla PEI, é um documento elaborado pelo professor a partir de uma avaliação de um aluno com necessidade educacional específica.
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Quem tem TDAH tem direito ao PEI?

Sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI), é um direito do seu filho, especialmente pelo diagnóstico formal de TDAH.
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É obrigatório fazer o PEI?

Sim. Usar o Plano Educacional Individualizado (PEI) na sala de aula regular não só recomendável como necessário. Primeiro porque, considerando seus objetivos, o trabalho do Atendimento Educacional Individualizado (AEE) perde o sentido se não for diretamente articulado com o realizado em sala de aula.
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O que diz a LDB sobre o PEI?

§2° O PEI não poderá ser posto em execução sem a anuência dos pais ou responsáveis e do próprio educando, sempre que possível. Art. 7º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Sem dúvida, a constitucionalização do modelo inclusivo abriu caminho para a superação de barreiras semânticas e culturais.
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Qual a Lei que regula o PEI?

O PEI é amparado pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que determina que toda pessoa com deficiência tem direito à educação inclusiva, devendo o poder público adotar medidas para garantir o acesso ao ensino regular com recursos de acessibilidade e, quando necessário, oferecer ...
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Quem lançou a PEI?

Resumo: A Política Externa Independente (PEI), desenvolvida por Jânio Quadros (janeiro/1961- agosto/1961) e mantida por João Goulart (1961-1964), norteou as relações internacionais do Brasil no contexto da Guerra Fria.
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Quem faz parte da PEI no Brasil?

Já a PEI refere-se às pessoas que se encontram inseridas no mercado informal, os desempregados a mais de um ano, aposentados, donas de casa e os jovens (crianças e adolescentes com idades impróprias para o trabalho).
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Qual é o principal objetivo do PEI?

O PEI contribui para a criação de um ambiente escolar que valoriza e celebra as diferenças. O Plano Educacional Individualizado é uma ferramenta valiosa para promover uma educação adaptada às necessidades de cada aluno.
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Quais são os 4 pilares do PEI?

Essa ampliação possibilita a efetivação de novas atitudes, tanto no que se refere à cognição como a convivência social, privilegiando os quatro pilares da Educação adotados pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
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Quais são as 5 premissas do PEI?

Ser um núcleo formador de jovens primando pela excelência na formação acadêmica; no apoio integral aos seus projetos de vida; seu aprimoramento como pessoa humana; formação ética; o desenvolvimento da intelectualidade e do pensamento crítico.
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O que é o PDCA no PEI?

A sigla significa planejar (plan), fazer (do), verificar (check) e agir (act). São quatro etapas a serem seguidas para identificar seus objetivos e ações, implementá-las, checar se obteve sucesso e agir em função desses resultados. Quer saber mais?
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Quem é responsável pela elaboração do PEI?

Um PEI para ser efetivo é necessário que seja elaborado de forma colaborativa com professores, coordenadores pedagógicos, pais e profissionais de educação que fazem o acompanhamento da criança na escola. O aluno também pode opinar sobre o processo de aprendizagem.
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De quem é a obrigação do PEI?

As escolas têm a responsabilidade de elaborar e implementar o PEI, assegurando que cada aluno receba a atenção e os recursos necessários para seu pleno desenvolvimento acadêmico e social.
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Qual a diferença do PDI para o PEI?

👨‍🏫 Plano Educacional Individualizado (PEI) é documento próprio da educação e foi regulamentado pelo Parecer CNE/CEB nº 5/2019. 👨‍⚕️O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é documento da saúde, relacionada ao tratamento multidisciplinar do autista.
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Quais crianças têm direito ao PEI?

PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO (PEI): PARA QUE SERVE E COMO APLICÁ-LO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Conforme Artigo 53 da Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente, 1990), é direito de toda criança e adolescente sendo pessoa com deficiência ou não, frequentar o ensino regular.
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Qual a diferença entre PEI e paee?

Assim, o PEI quebra a barreira do padrão, auxiliando o currículo oficial, especificando e estruturando o tipo de atividade e apontando qual apoio profissional é conveniente para um estudante PAEE, de modo que, com isso, não haja limite, ao contrário, haja estímulo no processo de ensino-aprendizagem.
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O que é o parecer 50 de autismo?

O parecer 50, aprovado pelo CNE em 2023, é entendido pela comunidade autista como um “guia essencial”, baseado em evidências científicas, para assegurar um atendimento adequado aos estudantes com transtorno do espectro do autismo no ambiente educacional.
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Quem tem tod tem direito a professor de apoio?

Com a edição da Lei nº 14.254 /2021 resta patente a obrigação do Estado em fornecer ao menor portador de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade- TDAH o acompanhamento escolar por professor de apoio.
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O que é o AEE na escola?

O que é o atendimento educacional especializado (AEE)?

Tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos.
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Porque TDAH é considerado PCD 2024?

O entendimento de que o TDAH não é Deficiência se baseia no fato do transtorno ser uma disfunção, não podendo ser contemplado pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência. Isso porque não é uma condição que impossibilita seu portador de exercer uma função específica, mas sim somente dificulta a realização da mesma.
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