Quem criou o cartaz? O cartaz como o conhecemos nasceu na França do século 19, onde se desenvolveu um novo estilo de propaganda de produtos, exposições e eventos. Muitas vezes chamado de pai do cartaz, Jules Chéret foi um dos primeiros mestres do novo processo de impressão litográfica de quatro cores.
O primeiro cartaz da era Gutenberg data de 1477 e é assinado por William Caxton - o primeiro impressor da Inglaterra -; se trata de um cartaz publicitário que enumera os benefícios das águas termais. Em 1482 apareceu na França o primeiro cartaz ilustrado, feito por Jean du Pré.
Cada cartaz foi colocado em postos estrategicamente visíveis, como postes, pontos de ônibus e paredes, de forma que qualquer pessoa que passasse pela região notasse a presença dos mesmos.
Os primeiros prospectos de cartazes foram desenvolvidos ainda no século X por meio de xilogravuras, obtidas através da impressão de matrizes de madeira pelos povos orientais.
Quais são os principais características de um cartaz?
O cartaz é gênero textual produzido de forma clara e objetiva, para facilitar a compreensão no momento da leitura. Entre as suas características, está: divulgar alguém, algum evento ou alguma coisa. Para melhor compreender sobre a estrutura e a função dos cartazes, vale a pena relembrar o que são os gêneros textuais.
O objetivo do cartaz é estabelecer uma interação com o receptor da mensagem, é comunicar algo a alguém, que pode ser simplesmente uma informação acerca de um evento - nesse caso é utilizada a função informativa.
Os cartazes são colocados em locais por onde passam muitas pessoas, para que sejam vistos, pois trata-se de um gênero textual do tipo informativo. Eles objetivam, também, instruir, persuadir e informar. Além disso, servem para divulgar, conscientizar e/ou sensibilizar o leitor.
Para saber como fazer um cartaz basta: definir o objetivo; Criar a mensagem a ser transmitida; Fazer um design; Garantir a presença de todos os elementos essenciais; Fazer a impressão e escolher o local onde será colocado.
A popularização dos cartazes foi consequência dos trabalhos de Jules Chéret (1836-1933), aclamado pai do cartaz moderno, Henri de Toulouse-Lautrec (1864- 1901) e Alphonse Mucha (1860-1930), que conseguiram aliar seus trabalhos ao comércio e ao entretenimento, em que ilustravam a divulgação de diversos eventos locais.
Então quando chegamos ao cartaz atingimos a ideia básica. Essa é a grande força do cartaz, a síntese”. Arte em Cartaz é uma exposição que traz cartazes como objetos de Arte, criados pelo Designer e Artista Visual Tim Oliveira nos últimos anos para espetáculos de Teatro e Dança em Fortaleza.
Texto principal – mensagem do cartaz. Texto secundário – complemento do texto principal. Slogan – frase de efeito. Crédito – identificação e endereço de quem emite a mensagem.
A diferença principal entre um cartaz e um anúncio publicitário é que no cartaz poderemos ter muito menos conteúdo do que um anúncio, além do que no cartaz não temos a promoção de nenhum produto ou mensagem mais detalhada.
Para construir um cartaz, seu produtor usa a linguagem verbal, aquela que utiliza a palavra, e a linguagem não verbal, aquela que é composta por imagens, desenhos e símbolos, por exemplo.
Qual a mensagem principal transmitida no cartaz? A função principal de um cartaz é chamar a atenção e despertar a curiosidade do público. Ele deve transmitir de forma clara e objetiva a mensagem desejada, seja para divulgar uma promoção, anunciar um evento ou criar uma identidade visual para uma marca.
O cartaz precisa ter uma boa imagem, que sintetize a comunicação e ao mesmo tempo, não passe desapercebido do público alvo. Não é funcional carregar o cartaz de textos e linhas. O conteúdo escrito é necessário, porém, deve ser sucinto e objetivo, indo direto ao ponto e não deve chamar mais a atenção do que a imagem.
Quais elementos visuais são comuns ao cartaz e ao banner? Os elementos visuais do cartaz são ilustrações, e cumprem a função de exercer a linguagem não-verbal para captar a atenção de quem lê.
Como as imagens e o texto do cartaz se relacionam?
Qual a relação entre texto e imagem de um cartaz? A parte verbal (escrita) tem uma relação com a imagem, pelo fato de a imagem representar o conteúdo dito. Dessa forma faz uma melhoria melhor para o entendimento e caracteriza o que está escrito.