A tecnologia USB tipo C surgiu em 2014, criada pelo USB Implementers Forum (USB-IF), grupo que reúne fabricantes de softwares líderes do mercado. Juntas, essas empresas desenvolvem os padrões a serem adotados nas especificações técnicas do Universal Serial Bus (USB).
O USB-C foi criado por um consórcio de empresas, incluindo Apple, Hewlett-Packard, Intel, Dell, HP, Samsung e Microsoft. O grupo USB-IF (Fórum USB Implementers) é responsável por promover o recurso, garantindo sua presença em inúmeros dispositivos.
“O USB-C é comprovadamente a melhor tecnologia, mais rápida para transferência. Não tinha nenhum motivo técnico para a Apple não adotar essa tecnologia, a não ser uma reserva de mercado, de ter uma tecnologia da qual ela tinha propriedade”, disse. “Isso é uma bênção para todos os consumidores.
O USB Type-C é um novo tipo de conector. Um único tipo de cabo é tudo de que você precisa para alimentação, reprodução de vídeos e transferências de dados entre vários dispositivos, contanto que os dispositivos sejam compatíveis com USB Type-C e com os vários recursos que ele tem a oferecer.
O USB-C tem suporte para carregamento rápido para aparelhos Android e iOS. Enquanto modelos antigos têm uma potência em média de 2,5 watts, o carregamento por USB-C pode chegar até 100 watts de potência. Seu celular carrega muito mais rápido porque é capaz de transmitir uma potência maior para a sua bateria.
COMO funciona o USB C. Entenda o USB4 e Por Que usb tipo C é melhor.
Qual é mais rápido, USB 3.0 ou USB-C?
O USB-C pode fornecer resolução de vídeo Ultra-HD 4K e transportar áudio também. Isto significa que pode carregar produtos de tamanho normal e transferir dados até 20 vezes mais rápido do que o USB 2.0 3, enquanto desfruta de uma experiência Ultra-HD 4K.
A primeira versão do USB Type-C foi publicada em agosto de 2014, um ano depois do lançamento do USB 3.1. O conector não está diretamente relacionado a uma versão específica do padrão USB, por isso, é possível encontrar cabos tipo C que suportam apenas USB 2.0, com velocidade máxima de 480 Mb/s.
O Cabo Micro USB V8 Kaidi 2 Metros também é conhecido como Cabo Micro USB, ele é muito conhecido principalmente por ser o modelo de carregador de celular samsung dos modelos de smartphones mais antigos. O Cabo V8 pode ser usado para outras finalidades e não se limita a um carregador samsung.
USB-C é um padrão aceito no mundo todo, sendo possível carregar, sincronizar dados e reproduzir áudio e vídeo. O iPhone 15 e modelos posteriores têm um conector USB-C, que permite carregar e conectar vários dispositivos, incluindo Mac, iPad, AirPods Pro (2ª geração), dispositivos de armazenamento externo e telas.
A Apple apresentou a mudança como uma forma de aderir a um “padrão universalmente aceito”. Mas, na verdade, ela não teve escolha: a União Europeia aprovou uma lei que exige plugues iguais até 2024 para reduzir o lixo eletrônico e facilitar a vida dos consumidores.
O USB-C é mais versátil e rápido, oferecendo uma melhor experiência de carregamento e transferência de dados. Além disso, ao adotar um padrão mais universal, a Apple facilita a vida dos usuários que agora podem usar o mesmo cabo para diferentes dispositivos.
Tanto Thunderbolt quanto USB-C também têm o mesmo conector de 24 pinos, portanto, a única maneira de distinguir visualmente o Thunderbolt do USB-C é identificando o símbolo do raio de marca registrada próximo à porta ou ao conector do cabo.
O adaptador de energia USB-C de 20W Apple oferece recarga rápida e eficiente. É ideal para usar em casa, no trabalho ou onde você estiver. Use-o com o iPhone 8 ou posterior para ter 50% de bateria em aproximadamente 30 minutos¹. Ou use com o iPad Pro e o iPad Air para obter o melhor desempenho de recarga.
A proposta do USB Tipo C foi melhorar os conectores do padrão USB 3.1 para algo compacto que poderia ser utilizado em equipamentos com pouco espaço para os conectores USB-A ou USB-B, amplamente utilizados na indústria de eletrônicos e informática, como laptops e smartphones.
1. USB Tipo C com função de saída de vídeo. (1) Monitor USB3. 1 Gen1 tipo C +, com função de exibição de vídeo e largura de banda teórica com uma taxa de transferência máxima de até 5 Gb / s.
A ideia inicial da conexão USB foi proposta em 1994 pela Intel, que desenvolveu a tecnologia em conjunto com outras empresas, como a Microsoft, Compaq e IBM. A primeira versão da USB foi lançada em 1996, com uma velocidade de transferência de dados de 1,5 Mbps.
Como parte dos nossos esforços para neutralizar as emissões de carbono até 2030, o iPhone 14 e o iPhone 14 Plus não vêm com adaptador de energia nem EarPods. O conteúdo da caixa inclui um cabo de USB‑C para Lightning compatível com recarga rápida e com adaptadores de energia USB-C e portas de computador.
Os produtos originais possuem as pontas dos conectores bem acabadas, enquanto os cabos não certificados tendem a ter um acabamento mais irregular e, em alguns casos, variação no tamanho dos conectores. Detalhes do conector USB também devem ser observados.
O conector Micro USB, frequentemente referido como "V8", era um padrão amplamente utilizado antes do advento do USB Type-C. Aqui estão algumas das características do Micro USB: Unidirecional: O conector Micro USB possui uma direção específica de encaixe, o que pode ser menos conveniente do que o Type-C.