O Ministério da Cultura (MinC) é responsável pelo planejamento e pela execução das políticas nacionais de cultura e de artes. Rebaixado à secretaria em 2019, recuperou o status ministerial por meio do Decreto nº 11.336, de 1º de janeiro de 2023.
Um produtor cultural é responsável por planejar, organizar e executar eventos e projetos relacionados à cultura, como espetáculos, exposições, festivais, shows, entre outros.
A Constituição Federal prevê que “o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”.
Quem Cuida da Cultura em Taubaté? - Almanaque Explica#01
Quem produz cultura na sociedade?
Vimos que a cultura é eminentemente uma atividade humana, ou seja, o homem e a mulher são os responsáveis pelos usos e costumes que o grupo, ao qual pertencem, produz. Neste processo nasceram diversas culturas que são expressões dos grupos que as conceberam.
Regina Célia da Silveira Santana, é Secretária Municipal de Cultura da cidade de São Paulo. Mulher preta, casada, sem filhos, advogada de profissão desde 1993, graduada em Direito, pós-graduada em Direito Empresarial e Administrativo e cursou por dois anos a Escola de Líderes.
Missão. Promover o crescimento cultural, ampliar o acesso à cultura e fortalecer a economia criativa em todas as regiões do país, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil.
Margareth Menezes e Fernando Haddad discutem prioridades culturais. Nesta terça-feira (9), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, reuniu-se com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para definir as prioridades para o setor cultural no próximo período de 2024.
Produtor cultural é o profissional responsável pela elaboração e execução de projetos, programas, eventos e atividades culturais, sociais, esportivas, políticas e comemorativas.
Por meio de estudos sobre as características físicas, a cultura, a linguagem e as construções do ser humano, o antropólogo vai buscar determinar, com base em grupos sociais específicos, como se formaram os seres humanos a ponto de tornarem-se o que são em suas comunidades.
O agente cultural enquanto fomentador da cultura é concebido como um colaborador da difusão da cultura, incentivador de atividades, articulador das ações direcionadas, promotor cultural, uma pessoa que desenvolve a cultura.
O Ministério da Cultura (MinC) é responsável pelo planejamento e pela execução das políticas nacionais de cultura e de artes. Rebaixado à secretaria em 2019, recuperou o status ministerial por meio do Decreto nº 11.336, de 1º de janeiro de 2023.
Em outras palavras, o Ministério da Cultura é responsável pelas formas de expressão da cultura nacional e pelo patrimônio histórico, arqueológico, artístico e cultural do Brasil.
Na hierarquia da Administração Pública, os Ministérios são as principais repartições dos governos nacionais. As Secretarias, por outro lado, são subseções dos Ministérios. Por essa razão, as Secretarias, via de regra, não tem interlocução com outros Ministros.
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas (SCEIC-SP) é o órgão do Governo do Estado de São Paulo responsável por elaborar e executar políticas públicas, visando garantir os direitos culturais da população no território paulista.
A ela compete estabelecer as diretrizes de ação para respaldo aos grupos artísticos, aos estabelecimentos públicos de caráter cultural, promover programas e eventos diversos e velar pelo patrimônio cultural material e imaterial do município.
Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.
Podemos considerar como elementos da cultura o idioma, a religiosidade, as festas populares, as artes, a culinária, a maneira de se vestir, entre outras coisas.