Alguns estudiosos falam que a data foi oficializada como o nascimento de Cristo por meio do papa Júlio I, em 350. A primeira menção escrita ao Natal que se tem registro é o Cronógrafo de 354, calendário escrito por Fúrio Dionísio Filócalo.
No ano 350, o Papa Júlio I levou a efeito uma investigação pormenorizada e proclamou o dia 25 de Dezembro como data oficial e o Imperador Justiniano, em 529, declarou-o feriado nacional.
Acredita-se que o 25 de dezembro foi convencionado como comemoração do nascimento de Cristo pelo papa Júlio I, que determinou a comemoração do Natal nesse dia em 350. O primeiro documento escrito que consta o Natal em 25 de dezembro é de 354.
As cerimônias antecessoras ao Natal datam de 320 d.C. a 353 d.C. Coube ao papa Júlio 1 estabelecer a solenidade da comemoração em 25 de dezembro, "apesar da crença de que Jesus Cristo nasceu durante a primavera, talvez com a intenção de converter os pagãos romanos ao cristianismo", observa um artigo da National ...
O primeiro registro histórico é de 336, durante o reinado do imperador Constantino. Alguns anos depois o papa Júlio 1º proclamou 25 de dezembro a data oficial do Natal. Escritos da época sugerem que a essa altura ninguém sabia mais o dia exato do aniversário, logo a escolha foi por outras razões.
Devocional de Natal da Primeira Presidência – 2019
Quem inventou o Natal no dia 25 de dezembro?
Alguns estudiosos falam que a data foi oficializada como o nascimento de Cristo por meio do papa Júlio I, em 350. A primeira menção escrita ao Natal que se tem registro é o Cronógrafo de 354, calendário escrito por Fúrio Dionísio Filócalo.
Ao examinar os Evangelhos, especialmente os relatos de São Mateus e São Lucas, que detalham o nascimento de Jesus, não encontramos uma referência direta ao dia 25 de dezembro. Os evangelistas concentram-se em aspectos mais essenciais, como a genealogia, o anúncio a Maria, a visita dos magos e a adoração dos pastores.
É impossível determinar com certeza data do nascimento de Jesus, embora historiadores concordem que poderia ter ocorrido por volta do ano 4 a.C. Poderia ter sido 13 de abril. Ou em 14 de outubro.
Porque 25 de dezembro foi escolhido para comemorar o Natal?
Assim, o dia 25 de dezembro foi escolhido para que a data do nascimento de Jesus coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol", que comemorava o solstício de inverno.
O Natal teve origem em festas pagãs que eram realizadas na antiguidade. Nessa data, os romanos celebravam a chegada do inverno (solstício de inverno). Eles cultuavam o Deus Sol (natalis invicti Solis), e ainda realizavam dias de festividades com o intuito de renovação.
Eles “prostrando-se, o adoraram” e ofertaram a Ele dádivas de ouro, incenso e mirra (ver Mateus 2:1–12). Hoje em dia é comum darmos presentes de Natal, mas a parte mais importante do Natal é lembrar-nos de Jesus Cristo, que nasceu há muito tempo para nos salvar (ver Mateus 1:21).
Segundo a história, São Bonifácio encontrou alguns germânicos realizando sacrifícios em um carvalho. Para convertê-los, São Bonifácio derrubou a árvore e mostrou às pessoas que nada havia acontecido com ele. Assim, aproveitou a oportunidade para convertê-las ao cristianismo.
O que os romanos comemoravam no dia 25 de dezembro?
A Saturnália era um festival realizado pelos romanos antigos para celebrar o que chamavam de "renascimento" do ano, para marcar o solstício de inverno no calendário juliano (prevalente no império romano e na Europa durante séculos) que, curiosamente, era celebrado em 25 de dezembro.
O mais provável, segundo os estudiosos do tema, é que 25 de dezembro tenha sido a data escolhida para “aniversário” de Jesus por motivos simbólicos, não por corresponder ao dia de seu nascimento.
Jesus era judeu, nascido de mãe judia. Foi circuncidado no oitavo dia, de acordo com a lei judaica (Lucas 2,21), e se considerava um judeu fiel às suas origens. Seus ensinamentos derivam das leis e das tradições judaicas com as quais Jesus se criou e que jamais negou.
Qual é a verdadeira história do dia 25 de dezembro?
O dia 25 de dezembro é uma data especial, sobretudo na cultura ocidental, por ser o dia conhecido por abrigar o Natal, uma das festas mais importantes do cristianismo. Essa festa celebra o nascimento de Jesus Cristo, evento que aconteceu no ano 1 d.C., em Belém, cidade localizada na atual Palestina.
Marcos afirma que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande, pouco antes de sua morte. "Como agora sabemos que Herodes morreu em 4 a.C., conforme o Evangelho de Mateus, Jesus deve ter nascido em 4, 5, 6 ou 7 a.C."
Onde está escrito na Bíblia que Jesus nasceu no dia 25 de dezembro?
É impossível afirmar que Cristo nasceu, mesmo, no dia 25 de dezembro. Para Fernando Ripoli e Marcelo Carneiro, professores na Universidade Metodista de São Paulo, é importante enfatizar que Jesus não veio ao mundo nesta data e que na Bíblia não há nenhuma menção ao dia.
É impossível determinar com certeza data do nascimento de Jesus, embora historiadores concordem que poderia ter ocorrido por volta do ano 4 a.C. Poderia ter sido 13 de abril. Ou em 14 de outubro.
Durante boa parte do Império Romano, o povo celebrava a Saturnália para comemorar o inverno, também na mesma época. Posteriormente, os cristãos — por não saberem a data exata do nascimento de Jesus — adotaram as festividades do solstício para esta celebração.
O nascimento de Jesus de Nazaré é celebrado pelos cristãos no dia de Natal, que cai em 25 de dezembro. Para a Igreja Russa e as antigas Igrejas do Oriente que ainda usam o calendário juliano, 25 de dezembro juliano corresponde a 7 de janeiro do calendário gregoriano . Em princípio, ele marca o início da era cristã .
Para esse último, no ano de 273, o imperador Aureliano instituiu exatamente no dia 25 de dezembro o Natalis Solis Invicti, “Nascimento do Sol Invencível”, um culto associado à origem mitológica desse deus.