O "o que" – O proprietário do produto descreve o objetivo (ou a meta) do sprint e quais itens do backlog contribuem para essa meta. A equipe Scrum decide o que pode ser feito no próximo sprint e o que eles vão fazer durante o sprint para colocar em prática.
O proprietário do produto discute o objetivo que o sprint deve alcançar e os itens do backlog do produto que, após a conclusão, alcançariam o objetivo do sprint. A equipe então cria um plano de como elaborar os itens da lista do backlog e para que sejam levados à coluna "Concluído" antes do final do sprint.
Meta da sprint é uma breve explicação do que a equipe planeja realizar durante o curso de uma sprint tipo Ágil. É uma meta tangível, criada em conjunto pela equipe e pelo proprietário do produto, e cujo prazo é condicionado à duração da sprint.
A Reunião de Planejamento da Sprint é realizada com a presença do Product Owner, Scrum Master e de todo Time de Desenvolvimento. No formato tradicional, a reunião é dividida em duas atividades.
Você sabe quem define a Meta de uma Sprint no Scrum?
Quem define o backlog da sprint?
Enquanto o backlog da sprint é de propriedade e gerenciado pela equipe ágil, o backlog do produto é de propriedade do Product Owner. Ambos os backlogs servem a propósitos diferentes, surgindo em diferentes estágios do processo Scrum.
No inicio de cada Sprint é feita uma Reunião de Planejamento da Sprint (Sprint Planning Meeting), na qual o Proprietário do Produto (Product Owner) prioriza o Backlog do Produto e o Time Scrum (Scrum Team) seleciona as tarefas que ele pode completar durante a próxima Sprint.
Quem é responsável por todas as estimativas no sprint?
Planejamento e estimativa no Scrum
O Product Owner e a equipe de desenvolvimento trabalham juntos para selecionar os itens de backlog que serão trabalhados durante a sprint, garantindo que o escopo do trabalho seja claro e viável.
Quem é responsável por gerenciar o progresso do trabalho durante uma sprint?
Execução: Durante o sprint, a equipe trabalha de forma colaborativa nas tarefas definidas. O progresso é monitorado regularmente e ajustes são feitos conforme necessário. Revisão: Ao final do sprint, a equipe realiza uma revisão das tarefas concluídas e do incremento do produto desenvolvido.
A definição da meta ocorre durante a cerimônia de planning logo após a definição do sprint backlog e deve ser aceita e compreendida por todos (Time + Product Owner).
A sprint é cada um dos períodos utilizados para a conclusão de uma parte de um projeto desenvolvido por meio da metodologia ágil conhecida como Scrum. Mais utilizado na área de tecnologia, pelos desenvolvedores de softwares, também pode ser aplicado em empresas de outros segmentos.
Muitas equipes acreditam que apenas o Product Owner é responsável pela meta da Sprint; o que não é verdade. Durante a Planning, o Product Owner apresenta o objetivo explicando o valor dos itens, mas o Time de Desenvolvimento é o responsável por limitar a capacidade de sua entrega.
Scrum é um framework leve que ajuda pessoas, times e organizações a gerar valor por meio de soluções adaptativas para problemas complexos. Scrum é simples. Experimente como está e determine se sua filosofia, teoria e estrutura ajudam a atingir objetivos e criar valor.
Todo o Time Scrum colabora com o entendimento do trabalho da Sprint. A entrada da reunião de planejamento da Sprint é o Backlog do Produto, o mais recente incremento do produto, a capacidade projetada do Time de Desenvolvimento durante a Sprint e o desempenho passado do Time de Desenvolvimento.
Quem é responsável por criar o objetivo da Sprint?
A equipe Scrum decide o que pode ser feito no próximo sprint e o que eles vão fazer durante o sprint para colocar em prática. O "como" –A equipe de desenvolvimento planeja o trabalho necessário para entregar as metas do sprint.
O Dono do Produto (Product Owner) discute o objetivo desse ciclo com a equipe e com o Scrum Master. Eles então colaboram para alcançar um entendimento mútuo entre as duas partes do objetivo da Sprint e do trabalho necessário para alcançá-lo.
Quem é responsável por atualizar as estimativas de trabalho durante uma sprint?
O Backlog da Sprint pertence ao Time de Desenvolvimento, que é responsável por seu uso e manutenção através do Quadro de Tarefas e é uma importante ferramenta utilizada por seus membros para organizarem o trabalho durante a Sprint.
A Sprint é geralmente realizada no sábado que antecede a corrida principal no domingo e conta com uma distribuição de pontos do primeiro colocado ao oitavo, sendo 8 pontos ao primeiro colocado e 1 ponto para o oitavo. O modelo de corrida Sprint também não precisa de trocas obrigatórias.
A duração da Sprint é time-boxed, isto é, limitada a um tempo, e pode variar de uma a quatro semanas, dependendo da produtividade do time para entregar uma funcionalidade completa (no caso dos projetos de TI) ou uma parte funcional do produto (em projetos de outras áreas).
Somente o Product Owner tem a autoridade para cancelar a Sprint, embora ele (ou ela) possa fazer isso sob influência das partes interessadas, do Time de Desenvolvimento ou do Scrum Master. A Sprint poderá ser cancelada se o objetivo da Sprint se tornar obsoleto.
Quem é responsável pela definição de pronto no Scrum?
A Definição de Pronto é criada, compreendida e compartilhada por todos os membros do Time Scrum. Dessa forma, mantê-la visível para eles é essencial. A Definição de Pronto é criada antes do início do desenvolvimento do produto.
A realização de um Sprint deve durar no máximo 30 dias; porém, esse tempo pode variar de acordo com a experiência da equipe responsável pelo desenvolvimento do método.