“Entrando em agonia, Jesus orava com mais insistência. Seu suor tornou-se como gotas de sangue que caíam no chão” (Lc 22, 44). A passagem bíblica de São Lucas evidencia relatos de um distúrbio raro que acometeu Jesus Cristo no momento de sua Paixão, recordada nesta Sexta-Feira Santa, 7: a hematidrose.
Segundo a Bíblia foi neste local que Jesus ficou profundamente angustiado e o seu suor se tornou em grandes gotas de sangue. Segundo a medicina esse Evento é chamado de Hematidrose ou Suar Sangue! é um fenômeno raríssimo causada por uma profunda emoção, por um grande medo.
Em vez disso, Jesus chorou pela dor que Maria, Marta e outras pessoas estavam sentindo, uma dor que Ele sabia que desapareceria em questão de minutos, mas que ainda era real para eles naquele momento. Jesus chorou, pelo menos em parte, por empatia.
Estando Jesus já morto e ainda pregado na cruz, diz o evangelista, um soldado aproximou-se, feriu-lhe o lado com a lança, e imediatamente saiu sangue e água: a água, como símbolo do batismo; o sangue, como símbolo da eucaristia.
Jesus derramou o Seu sangue para tirar os pecados do mundo. No dia seguinte João a ver Jesus vindo a ele, e disse, Veja o Cordeiro de Deus qual tira o pecado do mundo (João 1:29). Quando o sangue é deixado fora, o pecado fica dentro. Usando o sangue de Jesus é o único jeito de livrar do pecado.
ORAÇÃO DA MANHÃ DE HOJE - 20/08 - Faça seu Pedido de Oração
O que significa Corpo e sangue de Jesus?
No Evangelho – Jo 6,51-58 – Jesus se apresenta como o pão vivo vindo do Pai. Ele se tornou carne, pão descido do céu, que alimenta a vida da humanidade. Alimentar-se da carne e do sangue de Jesus significa acolher o dom total de sua vida. A carne é a existência humana, e o sangue é a vida doada por amor.
“Entrando em agonia, Jesus orava com mais insistência. Seu suor tornou-se como gotas de sangue que caíam no chão” (Lc 22, 44). A passagem bíblica de São Lucas evidencia relatos de um distúrbio raro que acometeu Jesus Cristo no momento de sua Paixão, recordada nesta Sexta-Feira Santa, 7: a hematidrose.
E o que dirão de nós após nossa morte? Será que sentirão nossa falta ou vão chorar por nós? Segundo o Evangelho de João, ao ver o choro de Maria e Marta, Jesus também chorou pela morte de Lázaro. Essa atitude de Jesus mostra que Ele se comove com a dor alheia, que se importa, que sofre junto.
Contudo, o que o Senhor Jesus pede é que “sejamos diferentes”. Inclusive, foi para isso que o Senhor Jesus escolheu o povo de Israel, explica a apresentadora. “Para que fosse um povo separado, diferente, que não se igualasse a esse mundo. Mas, eles não faziam isso, por isso Jesus chorou”.
Os evangelhos jamais mostram Jesus rindo ou sorrindo. Uma coisa, porém, eles atestam: Jesus chorou, e duas vezes — por sua cidade, Jerusalém, e por seu amigo, Lázaro.
No horto das Oliveiras, perante a proximidade da Paixão, que se desencadeará com a traição de Judas, o Senhor sente a necessidade de rezar: Sentai-vos aqui, enquanto eu vou orar. Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a sentir pavor e angústia. Jesus, então, lhes disse: “Sinto uma tristeza mortal!
Agonia de Jesus no Horto: 1° mistério doloroso. «Retirou-se Jesus com eles para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: "Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar". E, tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes, então: "Minha alma está triste até a morte.
Os cristãos tradicionalmente entendem a morte de Jesus na cruz como sendo um sacrifício proposital e consciente (dado que Jesus não tentou se defender em seus julgamentos), realizado por ele na figura de "agente de Deus" para redimir os pecados da humanidade e tornar a salvação possível.
Jesus conheceu grandes alegrias, mas também enfrentou a cólera e a tristeza. No Novo Testamento, há três episódios em que Jesus derrama lágrimas. Provavelmente, não são os únicos momentos em que ele chorou, mas são estas as ocasiões em que ficam evidentes as coisas que tocam o coração dele.
Jesus chegou quatro dias após a morte de Lázaro. Os judeus acreditavam que a alma partia do corpo no quarto dia, então, da perspectiva de Marta e Maria, o caso estava encerrado. A morte levou Lázaro e não havia nada que alguém pudesse fazer a respeito.
Jesus chorou por saber que o amor venceu a morte e, sobretudo, chorou por ver os amigos impotentes diante da morte. Nesse sentido, alguns confir- mam o amor de Jesus por Lázaro e outros asseguram que ele estava morto: “Não podia este, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que ele não morresse?” (11,37; cf.
Hemolacria é o ato de chorar sangue. Ela é uma doença rara que pode ter diferentes causas. As causas comuns de hemolacria incluem inflamação, trauma, lesões, tumores, hipertensão, doenças como icterícia e anemia e distúrbios vasculares.
E as suas orações foram atendidas porque ele era dedicado a Deus” (Hb 5.7). Só no último dia de vida (a sexta-feira começava na noite de quinta-feira), Jesus orou três vezes: no Cenáculo, no [...] - Edição Atual exclusiva para assinantes. - Receba a revista Ultimato em sua casa e leia primeiro também a edição online.
É graças a estas investigações que se pode determinar que o tipo de sangue de Jesus teria sido AB positivo. Disso falam as investigações realizadas em vários dos milagres Eucarísticos mais conhecidos: o de Lanciano, e o de Orvieto.
O sangue de Cristo é precioso porque foi o preço que Deus se permitiu pagar para nos resgatar da escravidão do pecado e da morte eterna. O sangue derramado por Jesus é o sinal claro da nossa salvação.
Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, derramou seu sangue na cruz por nós para selar uma nova aliança com Deus, uma aliança de graça e de vida! O apóstolo João diz: “O sangue de Jesus, seu Filho, nos limpa de todo pecado” (1Jo 1.7).