De acordo com o Sistema Internacional de Unidades, independentemente de qual seja a sua natureza, a grandeza força é medida na unidade de kg. m/s², entretanto, costumamos utilizar a grandeza newton (N) para designar tal unidade, como uma forma de homenagem a um dos maiores físicos de todos os tempos: Isaac Newton.
A gênese do conceito de força pode ser encontrada na publicação dos Princípios matemáticos da filosofia natural, em 1687, pelo célebre físico Isaac Newton (1642-1727). Tal obra, também conhecido como Principia: "[...] foi um dos mais notáveis acontecimentos em toda a história da Física.
Essas leis foram publicadas pela primeira vez pelo físico inglês Isaac Newton, no ano de 1687, em sua obra de três volumes intitulada Princípios Matemáticos da Filosofia Natural.
Em 1687, Newton publicou sua tese no tratado chamado Philosophiae Naturalis Principia Mathematica. Neste trabalho, ele enunciou as três principais leis da dinâmica, que até hoje são a maneira como as forças são descritas na física, chamadas de Leis de Newton.
Nazistas vs Maçonaria: os segredos obscuros que nunca te contaram!
Quem criou a teoria da força?
No final do século XVIII e início do século XIX acreditava-se na teoria da força vital formulada por Jöns Jacob Berzelius, que dizia que os compostos orgânicos só poderiam ser produzidos por organismos vivos (animais e vegetais).
De acordo com a Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica), a força resultante é igual o produto da massa pela aceleração. Para haver aceleração e o corpo alterar sua velocidade é preciso que a soma das forças que atuam sobre ele, ou seja, a força resultante não seja nula.
A força é uma grandeza do tipo vetorial, ou seja, é definida a partir das informações de valor numérico (módulo), direção e sentido. A ideia de força está associada a ações como puxar, empurrar, arrastar, quebrar, etc.
Levando em consideração os estudos de Galileo e Kepler, como também os seus estudos sobre o assunto, foi que Newton formulou o seguinte princípio: " A velocidade da queda de um corpo é proporcional à força da gravidade e inversamente proporcional ao quadrado da distância até o centro da Terra ".
Lei de Murphy é uma lei informal e universal que, em tom de humor, fala da probabilidade e capacidade que as coisas têm de dar errado. Sendo assim, se alguma coisa tem a mais remota chance de dar errado, certamente dará errado. A lei estaria atrelada a leis de probabilidade, com uma pitada de negatividade.
A história da maçã caindo sobre a cabeça do físico inglês Isaac Newton (1643-1727) pode não passar de uma lenda. Mas é consenso que a lei da gravitação universal, o princípio que explica por que as coisas caem, foi formulado por ele na obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, em 1687.
A força peso e a força normal não são um par de ação e reação, pois atuam sobre o mesmo corpo, estando, portanto, em desacordo com a terceira lei de Newton. Um dos nomes mais conhecidos e citados da física certamente é o de Isaac Newton.
Sendo assim, uma boa definição para força seria como se segue: "força é qualquer tipo de interação que causa mudança no movimento de um objeto, mudando sua velocidade".
Força é uma grandeza vetorial física, representada em termos de módulo, sentido e direção. Na Física, o seu estudo é introduzido no princípio fundamental da Dinâmica, mais conhecido como segunda lei de Newton, na qual a força é resultado do produto da massa de um corpo pela sua aceleração.
Segundo Platão, a força é entendida como a capacidade da alma humana de se manter firme em seus princípios e de resistir às tentações e influências externas que possam levá-la ao mal.
Porém Aristóteles apresenta o seu conceito de força não mais como dissociada do elemento que a criou, e dessa forma, o que causa e o que move o movimento, devem estar em contato, pois para ele a ação a distância era intolerável.
Newton se deu conta de que esta força se estendia até a Lua e produzia a aceleração centrípeta necessária para manter a Lua em órbita. O mesmo acontece com o Sol e os planetas. Então Newton levantou a hipótese da existência de uma força de atração universal entre os corpos em qualquer parte do Universo.
Mas afinal, quais são as Três Leis de Newton? Princípio da Inércia ou Primeira Lei de Newton; A Força ou Segunda Lei de Newton; Princípio da Ação e Reação ou Terceira Lei de Newton.
A primeira lei de Newton, também conhecida como princípio da inércia, afirma que todo corpo permanece em seu estado de repouso ou em movimento retilíneo e uniforme caso as forças que atuem sobre ele se anulem.
Dunamis ou dynamis (em grego antigo, δυναμις, 'poder', 'força') tem o sentido de energia constante. É a raiz das palavras "dinâmica", "dinamite" e "dínamo", por exemplo. A palavra δυναμις aparece na Metafísica de Aristóteles com o sentido de potencialidade.
Como filósofo, Aristóteles conceituou força como sendo algo intrinsecamente ligado à cosmologia, onde se afirmava que o movimento se encontrava ligado à physis (natureza) e com estrutura hilemórfica (hile = matéria e morphé = forma). Segundo ele, a natureza era regida por quatro elementos: água, terra, fogo e ar.
Do ponto de vista mecânico e físico, força é definida como a medida do instante da interação entre dois corpos. A força manifesta‑se de duas maneiras: ou o corpo é movimentado/deslocado ou deformado. É possível reconhecer a força pela influência na aceleração de uma massa.