Estimula o potencial saudável do paciente; Promove novas vivências e experiências; Possibilita a superação de dificuldades e desafios; Favorece a percepção de comportamentos, atitudes e hábitos, para desenvolver a iniciativa, a autonomia e ampliar a integração social.
Redução da velocidade de progressão da doença. Melhor qualidade de vida (por exemplo, ser mais capaz de realizar as atividades diárias) Alívio de sintomas. Prevenção de complicações.
Seu objetivo principal é proporcionar uma transformação profunda na vida do paciente, promovendo autoconhecimento, ressignificação de experiências e desenvolvimento de habilidades emocionais e comportamentais.
De acordo com o CFP, o objetivo da psicoterapia é promover a saúde mental e propiciar condições para o enfrentamento de conflitos e transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos.
Fazer psicoterapia possibilita o autoconhecimento, a solução de conflitos e a melhora da saúde mental. É nela que o paciente tem a oportunidade de olhar para si mesmo e pensar nas razões que levam a determinados pensamentos ou atitudes em relação a uma área de sua vida.
Como Estabelecer Os Objetivos Terapêuticos Em Terapia Cognitivo Comportamental - Parte 01
Como definir objetivos na terapia?
Estabelecer objetivos na clínica exige uma boa interpretação dos processos comportamentais envolvidos, orienta o terapeuta no processo de intervenção, favorece a motivação do cliente para mudanças, fornece maior segurança ao terapeuta e cliente, e oferece melhores parâmetros de avaliação da terapia.
O que é terapia? A psicoterapia, também chamada apenas “terapia”, é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins.
Quais são os principais objetivos da psicoterapia?
Segundo o autor, toda psicoterapia se orienta para promover uma personalidade em desenvolvimento, uma crescente unicidade, ou seja, ruma em direção à integração e à autoestima. A atuação do profissional, completa Whitaker (1998), é deliberada e estruturada segundo tais objetivos.
A terapia consiste no tratamento de questões emocionais, comportamentais ou psicológicas. Ou seja, trata-se de um processo para se trabalhar questões como ansiedade, depressão, estresse, luto e uma série de outros transtornos que podem acometer as pessoas em determinados momentos da vida.
Terapêutica visando a melhoria do estado geral e o aumento das resistências, sem atuar sobre o agente etiológico da doença. Utilização de atividades lúdicas e/ou recreativas, para além de trabalhos manuais e profissionais (pintura, carpintaria, etc.) visando uma recuperação física e mental do doente.
A função do terapeuta é fornecer apoio e tratamento aos indivíduos, auxiliando-os a superar desafios de saúde mental, por meio de avaliações, diagnósticos e desenvolvendo planos de tratamento personalizados. Eles criam um ambiente seguro e confidencial para facilitar a análise e o crescimento pessoal.
O grupo terapêutico potencializa as trocas dialógicas, o compartilhamento de experiências e a melhoria na adaptação ao modo de vida individual e coletivo.
É um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, sendo este conjunto um produto da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar. Um de seus objetivos principais é aprofundar as possibilidades de intervenção sobre determinado caso.
Quais são os objetivos dos exercícios terapêuticos?
Exercício terapêutico é qualquer atividade que seja feita de forma passiva ou ativa com um determinado objetivo. É possível reduzir dores, melhorar a forma física ou diminuir um quadro inflamatório. Diferente de outros exercícios, eles têm muito mais a ver com o objetivo do que com o exercício em si.
Quais são os objetivos da comunicação terapêutica?
A comunicação terapêutica é a habilidade de um profissional em ajudar as pessoas a enfrentarem seus problemas, relacionarem-se com os demais, ajustarem o que não pode ser mudado e enfrentarem os bloqueios à auto-realização (SILVA, 1996).
Terapêutica é uma tradução do grego therapeutiké, que não é o mesmo que therapeía e, sim, a arte, a ciência de escolher as terapias adequadas às diversas doenças. É uma parte da medicina, como a anamnese, o diagnóstico e o prognóstico.
O objetivo da terapia é tratar problemas emocionais, comportamentais e psicológicos. No tratamento, o psicólogo ajuda o paciente a refletir sobre seus problemas, encontrando novos meios de lidar com eles.
"A terapia promove o autoconhecimento, melhora os relacionamentos interpessoais, auxilia na tomada de decisões, ajuda a lidar com traumas e eventos difíceis e contribui para o bem-estar geral.
A terapia é o processo correto para trabalhar a ansiedade, depressão, estresse, luto, conflitos nos relacionamentos, autoestima baixa, desespero, e uma infinidade de problemas que, aos olhos do paciente, podem parecer não ter solução.
Nesse sentido, a psicoterapia tem o objetivo de promover a saúde mental e ajudar as pessoas a enfrentarem seus conflitos e sofrimentos. Ou seja, essa terapia não é somente para pessoas que têm o diagnóstico de transtornos mentais.
A palavra psicoterapia tem origem grega. Psyche significa mente e therapeuein curar. Trata-se de uma terapia cuja finalidade é tratar questões relacionadas à mente e problemas psicológicos como depressão, ansiedade, dificuldades no relacionamento, problemas com filhos, no trabalho, entre outros.
É um processo que tem como objetivo cuidar da saúde mental, auxiliando o cliente no seu processo de autoconhecimento, a fim de aliviar dores emocionais e aprender a lidar com as questões da vida de maneira mais saudável e equilibrada.
Terapia é um processo cientificamente comprovado que ensina como sua mente funciona. Ele ajuda você a navegar em seus sentimentos, construir comportamentos melhores e se relacionar com seus pensamentos de maneira diferente, para que possa viver a vida que deseja.