A esse fenômeno damos o nome de cultura. O antropólogo britânico Edward Tylor (1832-1917) definiu cultura desta maneira: \”A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
Tylor, que definiu a cultura como sendo o complexo que inclui o conhecimento, a moral, a lei, os costumes, as crenças e todo e qualquer hábito adquirido pelos membros de uma sociedade. Na Antiguidade romana, o termo cultura adotava o significado de cultivar, podendo significar o cultivo de plantas ou de conhecimento.
De acordo com o historiador Alfredo Bosi, a palavra cultura advém da palavra Colo, que significa em latim “eu moro, eu cultivo”. Inicialmente, a palavra designava as culturas agrícolas (de beterraba, de cenoura) e, posteriormente, o verbete passou a se referir ao conjunto de ideias e tradições de um povo.
Desde 1877, quando Edward Burnett Tylor empregou pela primeira vez o termo "cultura" para referir-se a todos os produtos comportamentais, espirituais e materiais da vida social humana, os sentidos mais antigos e restritos desse termo foram perdendo terreno.
O termo “cultura” surgiu no século XIII e tem origem latina. Inicialmente, o seu primeiro uso era para designar uma parcela de terra a ser cultivada pelas pessoas que viviam no campo. Esses agricultores utilizavam técnicas como “rotação de cultura” em suas terras.
Na sociologia, antropologia e filosofia culturalismo é a corrente que defende a importância central da cultura como uma força organizadora nos assuntos humanos. O termo foi originalmente cunhado pelo filósofo e sociólogo polonês-americano Florian Znaniecki em seu livro Cultural Reality (1919).
Cultura é um termo com sentido amplo que pode indicar tanto a produção artística quanto o modo de vida, o conjunto de saberes, a religião e outras expressões de um povo. A cultura é um dos elementos de análise da Antropologia e foi desenvolvida de diferentes maneiras, de acordo com o seu local e seu povo originário.
Segundo Geertz, a cultura é a própria condição de existência dos seres humanos, produto das ações por um processo contínuo, através do qual, os indivíduos dão sentido à suas ações. Ela ocorre na mediação das relações dos indivíduos entre si, na produção de sentidos e significados.
A cultura de uma organização é criada por meio dos costumes, tradições e maneira geral de proceder existentes nela. Esses elementos são influenciados, em grande parte, pelo que a organização fez anteriormente e pelo grau de sucesso que alcançou com seus esforços.
Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.
A noção moderna de cultura foi sintetizada pela primeira vez pelo inglês Edward Tylor, conceituando-a como um complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos por uma pessoa como membro de uma sociedade.
A Teoria Histórico-Cultural, desenvolvida por Vygotsky (2001), leva em consideração aspectos relacionados à interação, à linguagem, ao contexto histórico do indivíduo, às particularidades individuais, às vivências, às experiências, aos aspectos biológicos e às condições materiais.
A teoria da cultura é um ramo da antropologia e de outras ciências sociais relacionadas que busca definir uma concepção heurística da cultura tanto em termos operacionais quanto científicos. No século XIX cultura era definida como uma gama de atividades humanas. Para outros era um sinônimo de civilização.
A cultura é parte do que somos, nela está o que regula nossa convivência e nossa comunicação em sociedade. Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência.
O termo cultura foi definido pela primeira vez por Edward Tylor, em 1817, como um conjunto complexo, interdependente e interatuante de conhecimentos, crenças, leis, tradições, artes, costumes e hábitos de um determinado conjunto de seres humanos constituídos em sociedade.
Para Tylor, a cultura é caracterizada por sua dimensão coletiva e expressa a totalidade da vida social do homem (CUCHE, 1999). Enquanto a palavra civilização refere-se a sociedades primitivas, a palavra cultura rompe com essa idéia.
O termo “cultura” tem origem latina em cultura, surgindo no século XIII para designar uma parcela de terra cultivada. No século XVI representa a acção de cultivar e a partir de meados adquire um significado abstracto para designar o aperfeiçoamento de uma competência, capacidade ou vertente intelectual.
A cultura é o resultado dos modos como os diversos grupos humanos foram resolvendo os seus problemas ao longo da história. Cultura é criação. O homem não só recebe a cultura dos seus antepassados como também cria elementos que a renovam.
A cultura representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. A cultura tem o objetivo de analisar as sociedades humanas a partir da produção cultural, e é repassada através da comunicação ou imitação às gerações seguintes.
Para o autor, cultura é tudo que faz parte da existência da pessoa e asseguram sua existência e permanência na sociedade. Como podemos notar há uma infinidade de definições da palavra cultura, onde os autores discordância em alguns pontos.
Para ele a cultura é uma totalidade em funcionamento que integra hábitos, costumes, técnicas e crenças. Todo elemento cultural deve ser estudado em seu contexto. Também estabeleceu a pesquisa de campo como elemento fundamental do estudo antropológico. Palavras-chave: funcionalismo, cultura, crença, antropologia.
No campo da psicologia, o culturalismo atribui à cultura o papel determinante no desenvolvimento do carácter e da personalidade, enquanto que nas ciências sociais em geral o culturalismo se traduz no destaque do papel da cultura na organização das condutas e dos fenómenos coletivos.