Quem deixou a arca da aliança na casa de Abinadabe?
31:2;I Crônicas 8:33; 9:39; 10:2). Nome de um levita de Quiriate-Jearim, em cuja casa foi depositada a arca da aliança que fora devolvida pelos filisteus. A arca foi entregue aos cuidados de seu filho Eleazar permanecendo ali por vinte anos, até que Davi a removeu dali em cerca de 1030 A.C.(I Sam. 7:1,2; II Sam.
Então Davi ficou com medo de Deus, o SENHOR, e disse: — E agora como é que poderei levar comigo a arca da aliança? Assim Davi resolveu não levar a arca para a sua cidade de Jerusalém; em vez disso, ele mudou de direção e a levou para a casa de Obede-Edom, que era da cidade de Gate.
A arca da aliança ficou ali três meses, e o SENHOR abençoou Obede-Edom e a sua família. O rei Davi soube que, por causa da arca, o SENHOR havia abençoado a família de Obede-Edom e tudo o que ele tinha. Então tirou a arca da casa de Obede-Edom e, com uma grande festa, a levou para a Cidade de Davi.
Onde está escrito que a arca ficou na casa de Abinadabe por 20 anos?
Então os homens de Quiriate-Jearim vieram e levaram a arca do SENHOR à casa de Abinadabe, que ficava na colina. E consagraram Eleazar, filho de Abinadabe, para que guardasse a arca do SENHOR. Desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram, que chegaram a vinte anos.
A diferença entre a casa de Obede-Edom e a de Abinadabe, onde a arca havia ficado anteriormente, foi a maneira como cada um deles recebeu e tratou a presença de Deus. Enquanto Abinadabe parece ter tratado a arca de forma descuidada, Obede-Edom a honrou e a colocou em um lugar de destaque em sua casa.
Obede Edom se aliançou com as primícias proféticas que estavam na Arca: O Maná, o suprimento de Deus no deserto; A vara de Arão, o símbolo do sacerdócio que deu flor e frutos milagrosamente, e a Lei, as primícias da aliança e direção de Deus para um povo escolhido. A sua prosperidade foi notória e a tua será também!
Foi durante o transporte da Arca da Aliança da casa de Obede-Edom para a cidade de Davi, na festa para comemoração, que Davi dançou e tocou, e foi desprezado por Mical, sua esposa e filha de Saul. Obede Edom se tornou guarda do Templo [I Crônicas 15:21; 16:38].
O termo "geteu", é também aplicado a Obede-Edom, em cujo lar ficou temporariamente a arca do pacto. Alguns peritos acreditam que ele também era da Gate filisteia. No entanto, parece mais provável que Obede-Edom era levita, e talvez fosse chamado de geteu por ser da cidade levita de Gate-Rimom.
Em dado momento, a arca da aliança foi tomada pelos filisteus, um povo que habitava Canaã e estava em guerra contra os hebreus pelo domínio daquela terra. Isso porque os hebreus foram derrotados em uma batalha, decidindo, então, levar a arca para a batalha com eles.
(II Reis 25:8–9). Depois desse grande incêndio que teria destruído todo o templo e a cidade de Judá, a Arca da Aliança desapareceu completamente da narrativa Bíblica e não há mais menção dela a partir desse ponto, pois o próprio relato se torna vago quanto ao seu destino.
Depois que Davi conquista Jerusalém, ele decide trazer a Arca da Aliança para a nova capital. Antes disso, ela estava na casa de Abinadabe, em Quiriate-Jearim.
Davi e o povo foram até a cidade de Baalá, isto é, Quiriate-Jearim, no território da tribo de Judá, para tirar dali a arca da aliança de Deus, a qual tem o nome do SENHOR, que se assenta no seu trono, acima dos querubins. Colocaram a arca num carro de bois, novo, e a levaram embora da casa de Abinadabe.
Quando os bois tropeçaram, Uzá, em violação direta da lei divina, encostou na arca com a mão, e foi imediatamente morto. O local de seu falecimento foi chamado de Perez-Uzá. Por conta do acontecido Davi temia prosseguir, então deixou a arca na casa de Obede-Edom, o giteu por três meses.
Porque a Arca da Aliança foi parar na casa de Abinadabe?
Então, por que a arca saiu do tabernáculo e foi parar primeiro na casa de Abinadabe e depois na de Obede-Edom, se ela era o símbolo máximo da presença de Deus no meio de seu povo, e deveria estar no tabernáculo.
Quantos anos a Arca da Aliança ficou na casa de Abinadabe?
A Arca da Aliança ficou 20 anos na casa de Abinadabe e nada de bom lhe aconteceu, na casa de Obede-Edom ficou apenas 3 meses e Deus abençoou toda sua casa.
Abinadabe era pai de Eleazar, Uzá e Aiô. A arca ficou muito tempo na casa de Abinadabe. Se quando Davi foi retirar a arca os filhos de Abinadabe eram jovens, isso significa que quando a arca chegou a casa deles eles ainda eram crianças. Isso nos faz crer que eles cresceram vendo a arca.
Então Davi, com grande festa, foi à casa de Obede-Edom e ordenou que levassem a arca de Deus para a cidade de Davi - (2 Samuel 6:11,12). Existem lugares onde Deus deseja manifestar sua presença. A presença de Deus era perceptível, tangível, de forma que o povo pudesse ser tocado pela presença extraordinária de Deus.
História. No século XII a.C., a Arca da Aliança (ou Pacto), algum tempo depois de ser devolvida pelos filisteus, foi levada para Quiriate-Jearim a pedido dos homens da vizinha Bete-Semes. Parece ter permanecido ali até ser levada pelo Rei Davi para Jerusalém, uns 70 anos depois.
Quantos quilômetros tinha da casa de Obede-Edom para Jerusalém?
Crê-se que da casa de Obede-Edon para Jerusalém haviam cerca de 25 km de distância, uma longa viagem para uma caminhada a pé. Quem programa uma longa viagem a pé, de carro e até mesmo de avião precisa programar as paradas estratégicas para reabastecer, se alimentar ou descansar.
Uzá morreu por causa dos erros cometidos no transporte da arca. Como conhecedores da Palavra do Altíssimo, os representantes de Israel não se atentaram ao fato de que ela só podia ser carregada nos ombros dos levitas, e não em um carro de bois (Dt 10.8; 1Cr 15.15).