Após anos em guerra com os Estados Unidos, o Japão oficialmente se rendeu em 14 de agosto de 1945 após os Estados Unidos lançarem bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.
As forças blindadas soviéticas eram muito superiores aos blindados japoneses, e isso foi crucial para a derrota japonesa. A cultura militar japonesa não aceitava recuos ou derrotas, o que levou os japoneses a enfrentarem abertamente o ataque, fato que, ao longo dos dias, dizimou suas forças.
Os bombardeamentos atômicos ou atómicos das cidades de Hiroshima e Nagasaki foram dois bombardeios realizados pelos Estados Unidos contra o Império do Japão durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945.
Em 7 de agosto de 1937, Mao Tsé-tung e Chiang Kai-chek decidiram cooperar, na chamada "segunda frente unida", para expulsar os japoneses. No começo dos anos 1930, a China era sacudida por guerras.
Quem acabou com a "farra" dos portugueses foi Toyotomi Hideyoshi, um poderoso senhor de guerra, conhecido por unificar o Japão. Foi em 1587 que ele soube, através de um subordinado, que os portugueses escravizavam milhares de japoneses na região de Kyushu e os enviavam para fora do país.
Centenas de milhares de civis e soldados chineses foram submetidos a torturas, estupros e mortes violentas pelo Exército Imperial Japonês. Estima-se que 20 mil mulheres e crianças teriam sido feitas de escravas sexuais - ao ponto de a ação também ser chamada de O Estupro de Nanquim.
Mas por que os Estados Unidos escolheram Hiroshima como alvo para o ataque em 6 de agosto de 1945? Primeiramente, por ser uma cidade querida para os japoneses. Também pesaram na decisão a importância militar do local e o fato de a cidade ser bastante populosa.
Quem derrotou os japoneses na Segunda Guerra Mundial?
Com a negativa do Japão de se render, os Estados Unidos utilizaram suas bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki nos dias 6 e 9 de agosto de 1945. Os ataques ocasionaram a rendição japonesa em 14 de agosto de 1945.
O desenvolvimento da bomba atômica fez com que o cientista americano Robert Oppenheimer se tornasse um 'destruidor de mundos'. Eram as primeiras horas do dia 16 de julho de 1945.
Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes parceiros tinham dois interesses em comum: a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial.
E o ataque a Pearl Harbour? Por que o Japão atacou os americanos? Os Estados Unidos representavam um obstáculo para a expansão japonesa no Oceano Pacífico. Por isso, os militares japoneses decidiram atacar Pearl Harbour, que era a principal base naval norte-americana no Pacífico.
Porque os japoneses não se renderam na Segunda Guerra Mundial?
Durante a ocupação americana, o Japão ficou proibido de possuir forças armadas (posteriormente os Estados Unidos permitiram que o Japão possuísse até 350 mil homens para garantir a segurança interna da nação). A infraestrutura e economia japonesas estavam completamente destruídas em 1945.
A presença dos portugueses, nos séculos XVI e XVII, deixou muitas contribuições, inclusive uma receita de pão de ló No mesmo século em que iniciaram a colonização do Brasil, os portugueses “descobriram” o Japão – um arquipélago composto por 6.852 ilhas, na Ásia.
Musashi Miyamoto: é considerado o mais famoso dos samurais e diversas lendas rondam sua pessoa. Ele teria participado do seu primeiro duelo aos 13 anos, e, durante toda a sua vida, nunca teria perdido um desses embates. Seu duelo contra Sasaki Kojiro é considerado o maior da história do Japão. Viveu entre 1584 e 1645.
A vitória japonesa concretizou-se após a batalha de Tsushima, na qual a Marinha japonesa conseguiu destruir a frota russa. Esse fato e as grandes dificuldades financeiras enfrentadas pela Rússia forçaram o Czar (imperador) Nicolau II a aceitar a rendição a partir do Tratado de Portsmouth.
O conflito entre o Japão e os Estados Unidos ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial e teve início após o ataque japonês contra a base naval americana de Pearl Harbor, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941. A bomba de Hiroshima foi lançada no dia 6 de agosto, de 1945.
Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, o Japão não tem capacidade militar para atingir alvos inimigos de longa distância devido à sua Constituição pacifista e ao seu acordo bilateral de segurança com os Estados Unidos, país que garante a defesa do arquipélago contra qualquer ameaça contra o seu território.
A partir de 1933, o Japão invadiu a China com a intenção de anexar a Manchúria oficialmente ao Império do Japão. A invasão japonesa na China resultou na Segunda Guerra sino-japonesa (1937-1945), na qual o Japão cometeu inúmeras atrocidades contra a população civil chinesa.
Por que Hiroshima e Nagasaki são habitáveis e Chernobyl não?
Em Chernobyl, o acidente aconteceu no chão, e acabou tornando a terra radioativa. É por causa disso que Chernobyl continua inóspita e Hiroshima e Nagasaki já voltaram a se tornar habitáveis há muito tempo.
Às 2h27 da madrugada do dia 6 de agosto, o coronel Paul Tibbets aciona os motores da superfortaleza B-29, batizada por ele de Enola Gay, nome de solteira de sua mãe. O alvo era Hiroshima, cidade japonesa de 256 mil habitantes.
Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos fizeram uso, pela primeira vez na história da humanidade, de armas atômicas contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Essas bombas foram utilizadas para forçar a rendição japonesa e evitar que as tropas americanas precisassem invadir o Japão por terra.
O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.
Por que o Japão era aliado da Alemanha nazista? Porque, devido às circunstâncias, ambos tinham inimigos comuns naquele momento. Do ponto de vista do Eixo, a aliança entre Japão e Alemanha tinha a vantagem de obrigar os Estados Unidos a dividirem suas forças.
Os japoneses são descendentes de povos jomon, yayoi e ainus que se estabeleceram no arquipélago nipônico durante milhares de anos. Os Jomons foram os primeiros a desenvolver civilização no arquipélago, o povo nômade Yayoi se estabeleceu na região Central do Japão, e os Ainus ao Norte do país.