Qual é o resultado de qualquer número que você multiplique por zero? A resposta é zero, certo? Exemplo: 3×0=0; 4×0=0. Por causa disto não é possível dividirmos nenhum número por zero, pois nunca vamos encontrar um valor para o quociente de forma que se aproxime do dividendo.
Analisando essa equação, percebemos que não importa qual seja o valor escolhido pra c, o produto 0. c será sempre igual a 0 e nunca igual a a. Então, é impossível dividir a por 0, pois se a é diferente de zero, então não existe c tal que 0.
Zero dividido por zero resulta em indeterminado, pois qualquer número (com exceção do infinito e do infinito negativo) multiplicado por zero, sempre irá resultar em zero e não é determinado o único valor de quociente para esta divisão.
Então qual é a explicação de adicionar zeros ao quociente? A explicação é que precisamos dividir um número por outro maior que ele, isso faz com que o valor da tabuada (do divisor) que mais se aproxima do número que queremos, sem ultrapassar, seja o zero. Então adicionamos zero ao quociente.
Isso ocorre porque zero elevado a zero é um caso indeterminado na matemática, mas para qualquer outro número, a lógica da potência zero se mantém. Independente da base que escolhemos, se o expoente é zero, o resultado sempre será 1.
A resposta é zero, certo? Exemplo: 3×0=0; 4×0=0. Por causa disto não é possível dividirmos nenhum número por zero, pois nunca vamos encontrar um valor para o quociente de forma que se aproxime do dividendo.
Contudo a divisão 0/0 traz embutida uma indeterminação, na medida que se definirmos 0/0 = 1 então seremos obrigados a concluir que 0/0 = 2, que 0/0 = 3 e que 0/0 = qualquer número que pensarmos.
Pelo que se sabe, o termo “zero” vem do sânscrito (que representava o vazio como shunya), posteriormente traduzido para o árabe como sifr. Depois, ele ingressou nas línguas latinas por meio do italiano, que o chama de “zero” assim como no português.
De acordo com Lima (1991, p. 155), a resposta mais informativa para a potência zero elevado a zero é: “ é uma operação indeterminada”. Isso significa que a potência , pode assumir diferentes valores, como: 5, -10, , 0, 1, ou ainda, não existir.
Sim, 0 é divisível por qualquer número natural, pois qualquer número natural multiplicado por 0 resulta em 0. Por exemplo, 0 dividido por 5 é igual a 0, pois 0 vezes 5 é igual a 0.
Sim, é possível dividir 0 por 2 e o resultado será 0. Essa questão versa sobre uma operação de divisão que é formada pelo dividendo, divisor, quociente e, quando necessário, o resto.
Vamos raciocinar da seguinte forma: se 2/0 = x, então 2 deveria ser igual a x*0. Mas, qualquer que seja o valor de x, se multiplicarmos por zero jamais iremos obter 2, pois o resultado será sempre zero. Portanto, não é possível dividir um número por zero.
Anulação: Qualquer número dividido por ∞ (infinito) ou -∞ (menos infinito) tende a zero, mas não é zero, pois se 1 divido por ∞ é 0, então 0 vezes infinito é 1, mas sabemos que zero vezes qualquer número é zero e 0 ≠ 1.
O zero não é divisor de nenhum número natural. Todo número natural diferente de zero tem como divisores o número 1 e ele mesmo. Para obter os múltiplos de um número natural, multiplicamos esse número pela seqüência de números naturais.
O zero foi o último número natural a ser criado. Sua origem deveu-se não à necessidade de marcar a inexistência de elementos num conjunto, mas uma concepção posicional da numeração.
Se dividendo e divisor terminam em zero, podemos “cortar” os zeros de cada um deles. A regra para que isso seja feito de maneira correta é eliminar sempre a mesma quantidade de zeros e somente excluir zeros ao final do número, não os do meio.