Nasce a Nike e nasce o Swoosh Então, só faltava o símbolo da Nike — e é aí que Carolyn entra em cena, com a missão de criar o logo da marca. A designer disse que o objetivo principal do empresário era que o desenho passasse a sensação de movimento. Com essa instrução, ela criou o Swoosh e o apresentou a Knight.
A Nike dispensa comentários neste caso. Seu famoso símbolo chamado Swoosh, possui uma simplicidade que inspira até hoje inúmeras outras marcas. Foi criado em 1971 pelo designer Carolyn Davidson. Uma curiosidade é que o criador recebeu apenas 35 dólares pelo trabalho.
O logotipo foi um pedido do seu professor de contabilidade, Phil Knight, que pediu que a estudante de design criasse um desenho que incentivasse as pessoas a se movimentarem. Carolyn Davidson recebeu US$ 35,00 pela criação do logotipo da marca.
Quem é o design da Nike? Mark Parker, Tinker Hatfield e Hiroshi Fujiwara são os três top designers da Nike que levam os tênis da marca a novos patamares de design esportivo, inovação e tecnologia.
O logotipo se chama Swoosh. Quem o criou, em 1971, foi a designer Carolyn Davidson, que recebeu apenas 35 dólares pelo serviço. Por mais que pareça um sinal de “correto”, é a representação da asa na estátua da deusa grega da vitória, cujo nome é Nike.
Origem, significado e quanto custou o logotipo da Nike ✔️
Como foi criada a marca Nike?
A história da Nike começou por um ex-atleta Phil Knight e seu treinador de atletismo Bill Bowerman, em 1964 nos Estados Unidos, enquanto Phil vendia os tênis em seu carro, Bill ficava por conta do desenvolvimento e design de modelos novos. O primeiro lançamento da marca ocorreu em 1971.
Niké é a Deusa Grega da Vitória e está vinculada ao Triunfo e à Glória. Todos os Deuses, atletas e guerreiros desejavam Niké ao seu lado, pois assim, a vitória estaria garantida. Premiava aqueles que tinham a melhor estratégia, foco, disciplina e controle emocional.
Posteriormente é que o nome foi mudado para Nike, fazendo referência à deusa grega da vitória Nice, bastante apropriado para uma marca de calçados de corrida esportiva, à qual estão associadas, previamente, ideias como a de vitória, velocidade, leveza.
Pode parecer até piada, mas a verdade é que, o logo da Nike, custou nada mais que 35 dólares. Talvez você já conheça essa história, que a estudante de design Carolyn Davidson recebeu apenas 2 dólares por hora de trabalho para desenvolver o Nike Swoosh.
A Nike é conhecida por suas campanhas publicitárias impactantes que abordam questões sociais e culturais relevantes. A marca não tem medo de se posicionar em relação a temas polêmicos, o que gera engajamento e repercussão em escala global.
Em 1984, um executivo chamado Sonny Vaccaro convenceu a Nike a assinar um contrato milionário de cinco anos com Michael Jordan, ainda um jovem estreante na NBA, mesmo tendo Larry Bird e Magic Johnson como grandes ícones.
Os sapatos foram desenhados para a Nike por Peter Moore, Tinker Hatfield e Bruce Kilgore. O logotipo, conhecido como "Jumpman", originou-se de uma fotografia de Jacobus Rentmeester, tirada antes de Jordan jogar pela equipe dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Verão de 1984.
Essa informação se confirma tendo em vista que a Nike é a 17ª maior marca do mundo e a Adidas, que é a segunda colocada do mesmo ramo, está na 79ª colocação. A norte-americana é avaliada em US$ 83,709 bilhões e a alemã em US$ 22,344 bilhões.
Para efeito de comparação, os ganhos reportados pelo CEO da Nike, Mark Parker, para 2018 foram de US $ 9.467.460, ou cerca de 379 vezes maior do que a média da empresa.
No acumulado de 12 meses, a Nike lucrou US$ 5 bilhões, queda anual de 16%. Já a receita da companhia cresceu 5% no comparativo com igual intervalo do ano anterior e atingiu US$ 12,8 bilhões.
Você sabe o que significa o famoso slogan da Nike, "JUST DO IT"? faça”, ou seja, a Nike disse ao mundo: é simples, levante, mexa-se, você pode, todos podem.
Qual o símbolo original da Nike? O Swooth é tão representativo da Nike que, há alguns anos, a empresa deixou de imprimir o seu próprio nome como parte da marca, optando por deixar apenas o Swoosh como símbolo absoluto da empresa!
A ascensão global veio quando a Adidas conseguiu fechar um contrato com a seleção alemã de futebol, campeã do mundo em 1954, ostentando nos uniformes e chuteiras dos jogadores as três listras da marca, que se tornaram sua marca registrada. Quando a Nike chegou ao mercado, em 1972, a Adidas era a dona do jogo.
A Nike, fundada por Bill Bowerman e Phil Knight, tem sede em Beaverton, Oregon, Estados Unidos. A empresa recebeu primeiramente, em 1964, o nome de Blue Ribbon Sports. Porém, em 1971, foi renomeada para Nike, Inc.
O que a deusa Nike segura? A simbologia diz que Deusa Nikki desce dos céus e toca seu pé esquerdo sobre a cabeça do ser humano que conquista uma vitória.
Nike, Inc. é uma empresa estadunidense de calçados, roupas, e acessórios fundada em 1972 por Bill Bowerman e Philip Knight. A sua sede fica em Beaverton, no estado de Oregon, nos Estados Unidos.
Em 1980, a Nike, Inc. abriu o seu capital na bolsa de valores. O patrimônio de Knight em ações na estreia da companhia era de US$ 178 milhões. A empresa seguiu investindo no próprio crescimento, ampliando a sua cartela de produtos e fazendo aquisições de novas marcas.
A Nike nasceu em 25 de janeiro de 1964 como Blue Ribbon Sports e tinha como atividade base importar tênis de corrida japoneses para os EUA, em especial os Tiger.