Krypton era um planeta orbitando a estrela vermelha Rao, lar dos Kryptonianos. Foi destruído em uma explosão, com o Superman sendo um dos poucos sobreviventes. Fragmentos radioativos do planeta são conhecidos como Kryptonita.
Existem muitas versões e retcons, mas a oficial é a de que Krypton, teve recursos naturais exauridos e passou muitos anos em guerra civil, contra um grupo chamado o Zero Negro. Durante as guerras, o terrorista Jax-Ur causou a explosão da Lua de Krypton afetando a gravidade do planeta.
Superman é vulnerável a kryptonita verde, resíduos minerais de Krypton transformado em material radioactivo pelas mesmas forças que destruíram o planeta.
A destruição do planeta se dá por vários motivos, mas o principal é justamente a arrogância que os líderes tinham contra o cientista Jor-El. Ao ver que não conseguiria salvar a si mesmo, com esposa e filho, ele manda o pequeno Kal-El em uma nave, que cai na Terra.
ISSO MUDA TUDO! DESTRUIÇÃO DE KRYPTON E O FUTURO DO SUPERMAN!
Quem matou os kryptonianos?
Ademais, a visão de imaginar os 3 kryptonianos recuperando seus poderes e tornando o mundo um inferno assustava Superman. O homem de aço juntou então numa caixa as kryptonitas verde, dourada, branca e vermelha do Mundo Compacto, e matou os 3 kryptonianos.
Quando o planeta estava em caos, Kal-El foi enviado para a Terra junto com sua prima, Kara Zor-El , para cuidar dele. Logo após a sua partida, o planeta explodiu, destruindo-o e enviando peças radioativas do mineral, a kryptonita , voando para o espaço, particularmente para a Terra.
Apocalypse é finalmente derrotado quando um gravemente ferido Superman voa até o espaço exterior e o traz de volta, batendo-o no chão, e matando-o. A explosão também resulta no ferimento mortal para Superman, que morre em seguida.
Inicialmente, Kara, Kal-El e Jonathan Kent (filho híbrido de Kal) foram os únicos kryptonianos a sobreviver à destruição de seu universo, mas Kal e Jonathan morreram quando a Terra-1 também foi destruída.
1. Metallo. John Corben, mais conhecido como Metallo, é uma enorme ameaça para o Superman devido à estrutura de seu corpo: ele é uma espécie de ciborgue carregado de kriptonita, o maior ponto fraco de Kal-El.
Longevidade: Kryptonianos podem viver indefinidamente se eles residem sob exposição contínua da luz solar da Terra. Resistência Sobre-Humana: Eles tem a capacidade de manter ações físicas contínuas por um período indefinido.
De acordo com a história da origem do Apocalypse da DC Comics, o vilão icônico é o fruto de diversos experimentos realizados em uma Krypton pré-histórica por um cientista chamado Bertron. Isso aconteceu milhares de anos antes dos humanoides kryptonianos se tornarem a espécie dominante do planeta.
Krypton, na Era Moderna, é retratado como um planeta de civilização antiga, de avançada tecnologia, que se extinguiu devido a sua estrela ter atingido o nível de "gigante vermelha". Jor-El era um dos poucos cientistas que defendia a teoria da explosão da estrela.
Na quinta temporada, no episódio "Hidden" (5 - 03), Clark, sem poderes, morre após ser baleado por um antigo amigo de Chloe que planejava destruir Smallville lançando um míssil. Jor-El possui o corpo de Lionel e rouba o corpo de Clark para levá-lo até a Fortaleza da Solidão, assim ressuscitando o futuro Superman.
Batman acredita que ele precisa matar o Superman porque ele representa uma ameaça existencial para a humanidade, enquanto Superman pensa que Batman é um vigilante extrajudicial que aterroriza Gotham City.
Depois de descobrir seu esconderijo secreto, Batman se perde em um labirinto, sendo caçado por Talon, um assassino muito mortal da corte. Depois de ser torturado tanto física quanto mentalmente, Talon dá o golpe final, matando Batman de uma maneira muito violenta e sangrenta.
Geralmente, a razão pela qual o machuca é porque quando o planeta explodiu, as rochas foram irradiadas enquanto voavam pelo espaço e acontece que a radiação particular é capaz de machucar o Superman.
A Terra possui algo que torna os kryptonianos mais fortes, chamado sol. Os poderes do Superman não vêm do nada, ele precisa de uma fonte de energia, que é a radiação solar, mas precisava ser radiação de luz solar amarela; a estrela de Krypton era um sol vermelho, que tinha efeitos opostos, drenando seus poderes.
Rao era uma poderosa divindade cósmica associada ao sol. Ele era considerado a divindade suprema do panteão kryptoniano. Nos tempos antigos, Krypton foi assolado por um inverno sem fim criado por Cythonna.
Superman pode ser resistente, mas não é imortal. Ele tem uma vida útil prolongada e seu envelhecimento é desacelerado, mas chegará um momento em que o tempo em si causará sua morte.