Quem tem que provar o dano moral?
Como regra geral de reparação de danos, em nosso ordenamento jurídico, quem ajuiza ação solicitando indenização ou reparação deve provar o prejuízo que sofreu. Todavia, em algumas situações o dano moral pode ser presumido, ou “in re ipsa”, expressão em latim utilizada pela linguagem jurídica.Como provar que sofri danos morais?
Como comprovar um dano moral no trabalho?
- ter testemunhas que tenham presenciado algum caso de conduta indevida por parte do agressor;
- reunir documentos, como e-mails, ligações, mensagens, fotografias e tudo mais que ajudar a comprovar o dano;
- buscar ajuda psicológica, em casos de danos a saúde mental;
O que diz a Súmula 385 do STJ?
Súmula. Enunciado 385 do STJ: "Da anotação irregular em cadastro de proteção ao crédito, não cabe indenização por dano moral, quando preexistente legítima inscrição, ressalvado o direito ao cancelamento."O que diz a Súmula 227 do STJ?
Súmula: 227 A pessoa jurídica pode sofrer dano moral. Súmula: 228 É inadmissível o interdito proibitório para a proteção do direito autoral.Indenização por DANOS MORAIS: quem tem direito? Precisa comprovar? O que é um dano moral?
O que diz a Súmula 479 do STJ?
Além disso, nos termos da Súmula 479/STJ, "as instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias".O que diz a Súmula 284 do STF?
É inadmissível o recurso extraordinário, quando a deficiência na sua fundamentação não permitir a exata compreensão da controvérsia.O que diz a Súmula 444 do STJ?
SÚMULA N. 444-STJ. É vedada a utilização de inquéritos policiais e ações penais em curso para agravar a pena-base.O que diz a Súmula 608 do STJ?
608 pelo STJ reforça a tese de que a ANS, no exercício de seu poder normativo e regulamentar acerca dos planos e seguros de saúde coletivos - ressalvados, apenas, os de autogestão -, deve observar os ditames do CDC.O que diz a Súmula 362 do STJ?
Súmula 362 do STJ: "A correção monetária do valor da indenização do dano moral incide desde a data do arbitramento."Precisa de testemunha para danos morais?
Quem tem direito a receber por danos moraisPara comprovar o dano moral, é preciso reunir documentos, testemunhas, dentre outros recursos que comprovem a situação de agressão.
É preciso declarar indenização por danos morais?
Resposta: Os auditores da Receita Federal Luiz Marcelo Turazza e Júlio Reijii Kasai informam que tanto a indenização por danos patrimoniais como a indenização por danos morais são rendimentos isentos e devem ser declarados na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis.Qual o prazo para pedir indenização por danos morais?
Para a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), os direitos morais do autor são imprescritíveis e não se extinguem pelo não exercício ao longo do tempo. No entanto, a indenização por danos morais decorrentes da violação daqueles direitos está sujeita ao prazo de prescrição de três anos.O que é necessário para caracterizar o dano moral?
Os danos morais são aqueles que ferem o interior da pessoa, seu psicológico, bem como os direitos da personalidade, como o nome, a honra e a intimidade. Pois bem. Todos os dias milhares de ações são ajuizadas no Judiciário com base neste tema, nas mais diversas situações.O que é necessário para configurar o dano moral?
É preciso que a pessoa prove o prejuízo sofrido e o nexo causal com a conduta do agressor. Por isso, é fundamental que as pessoas estejam atentas aos seus direitos e busquem sempre a justiça quando se sentirem prejudicadas. Referências: - Código Civil Brasileiro, artigo 186.Como justificar dano moral?
Em geral, a indenização por danos morais é justificada pelos seguintes motivos: Violação de direitos fundamentais: A indenização por danos morais é justificada quando há violação de direitos fundamentais de uma pessoa, como o direito à vida, à integridade física, à liberdade, à igualdade, à honra, entre outros.O que diz a Súmula 241 do STJ?
A reincidência penal não pode ser considerada como circunstância agravante e, simultaneamente, como circunstância judicial.O que diz a Súmula 211 do STJ?
Se não examinada matéria que o deveria ter sido, a despeito de apre- sentados embargos declaratórios, poderá ter ocorrido contrariedade da lei processual (CPC, art. 535), mas será inadmissível o recurso especial quanto à questão não versada pelo tribunal a quo. Referência: - CPC, art. 535, lI.O que diz a Súmula 160 do STJ?
Aplicação da Súmula 160⁄STJ: "É defeso, ao município, atualizar o IPTU, mediante decreto, em percentual superior ao índice oficial de correção monetária."O que diz a súmula 718 do STF?
Súmula 718 do STF ("A opinião do julgador sobre a gravidade em abstrato do crime não constitui motivação idônea para a imposição de regime mais severo do que o permitido segundo a pena aplicada").O que diz a súmula 511 STJ?
SÚMULA n. 511É possível o reconhecimento do privilégio previsto no § 2º do art. 155 do CP nos casos de crime de furto qualificado, se estiverem presentes a primariedade do agente, o pequeno valor da coisa e a qualificadora for de ordem objetiva.
O que diz a súmula 17 do STJ?
Inexistindo justa causa para a condenação pelo estelionato, meta a ser atingida pelo agente, em ação dirigida para esse fim, nenhum empe- cilho pode ocorrer à absolvição do réu pelo crime-meio.O que diz a Súmula 710 do STF?
SÚMULA 710No processo penal, contam-se os prazos da data da intimação, e não da juntada aos autos do mandado ou da carta precatória ou de ordem.
O que diz a Súmula 608 do STF?
SÚMULA 608No crime de estupro, praticado mediante violência real, a ação penal é pública incondicionada.