Quem deve investigar o acidente de trabalho?

De acordo com a NR 5, a investigação de acidente deve ser feita pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), envolvendo: Acidentado; Testemunhas; e. Supervisão direta.
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Quem é responsável pela investigação de acidentes de trabalho?

O profissional de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) tem a missão de evitar que acidentes e outras situações afetem negativamente a saúde do trabalhador. Para isso, é fundamental promover a investigação de acidentes de trabalho.
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Quem deve informar o acidente de trabalho?

A Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT - deve ser obrigatóriamente emitida pelo empregador na constatação, suspeita ou agravamento da LER/DORT, com o afastamento do trabalhador da atividade e encaminhamento ao INSS.
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Como deve ser feita a investigação de um acidente de trabalho?

O primeiro passo para fazer uma boa análise e investigação de acidente de trabalho é coletar todas as informações possíveis sobre o acidente. Isso inclui, por exemplo, ouvir testemunhas, anotar observações do local, tirar fotos, reunir relatórios e quaisquer outros documentos relevantes.
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De quem é a responsabilidade civil e criminal em caso de acidente de trabalho?

A responsabilidade civil do empregador por acidente de trabalho nas atividades de risco é contratual (tem o empregador a obrigação de proteger o empregado em face da ocorrência de acidente de trabalho), por ato próprio (causado pelo responsável pela reparação) e objetiva, ou seja, independe de culpa.
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Como fazer uma análise / investigação de acidente completa

Quem pode ser responsabilizado criminalmente pelo acidente de trabalho?

Qualquer pessoa poderá ser responsabilizada por um acidente de trabalho ou pela omissão ou ação que coloque em risco a saúde e vida dos trabalhadores. Pode ser o dono da empresa, o gerente, o supervisor ou qualquer pessoa que teria a obrigação de adotar medidas para prevenir a ocorrência de acidentes.
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Quem deve provar o acidente de trabalho?

ÔNUS DA PROVA. É ônus do autor comprovar a ocorrência do acidente de trabalho por ser fato constitutivo do direito alegado.
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Quem pode fazer o registro da CAT?

Em situações como essa, o profissional pode procurar o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). Ele tem autorização para emitir o documento, assim como o sindicato da categoria. Até mesmo o médico que fez o atendimento do trabalhador pode emitir a CAT, e ainda, autoridades públicas.
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Porque se deve fazer uma investigação do acidente?

Saiba que o ato de investigar se faz relevante porque possibilita à empresa identificar as causas e fazer as devidas correções, buscando evitar acidentes no futuro.
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Quando comunicar a cat?

O prazo para emissão da CAT é até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência, porém, em caso de óbito, a comunicação ao INSS deve ser imediata. A emissão da CAT é obrigatória nos casos de acidente de trabalho, ainda que o trabalhador não tenha sido afastado da sua atividade laboral.
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Quem registra o acidente de trabalho?

O fiscal de contrato é responsável por registrar o Acidente de Trabalho e relatar o ocorrido à DAST, informando se a empresa efetuou a emissão da CAT. Quando? O registro com o relato do Acidente de Trabalho deve ser elaborado pelo fiscal após verificar a sua ocorrência.
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Quem faz a notificação de acidente de trabalho?

A notificação pode ser realizada por qualquer profissional de saúde. Chegada do paciente para atendimento suspeita de relação com o trabalho?
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Quem é responsável pela abertura da CAT?

Quem é responsável pela abertura da CAT? A responsabilidade pela abertura da CAT cabe principalmente à empresa, que deve comunicar o ocorrido à Previdência Social.
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Quem informa acidente de trabalho?

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .
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Quem fiscaliza acidentes de trabalho?

A Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no âmbito do Ministério e do Trabalho e Emprego tem como principal objetivo melhorar os locais, processos e ambientes de trabalho para reduzir os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
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Quem é responsável pela inspeção do trabalho?

1o O Sistema Federal de Inspeção do Trabalho, a cargo do Ministério do Trabalho e Emprego, tem por finalidade assegurar, em todo o território nacional, a aplicação das disposições legais, incluindo as convenções internacionais ratificadas, os atos e decisões das autoridades competentes e as convenções, acordos e ...
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Quem deve investigar o acidente?

De acordo com a NR 5, a investigação de acidente deve ser feita pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), envolvendo: Acidentado; Testemunhas; e. Supervisão direta.
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Como é feita a investigação de um acidente de trabalho?

Investigação de Acidente de Trabalho: O Guia Completo
  1. Identifique as Evidências. ...
  2. Identificar os Fatores que contribuíram para o acidente. ...
  3. Fotografar ou Fazer um Esboço da Cena do Acidente. ...
  4. As Anotações para Investigação de Acidente de Trabalho. ...
  5. Entrevistas de Investigação de Acidente de Trabalho.
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Quem são os responsáveis pela investigação do acidente dentro da empresa?

Os responsáveis pela investigação de acidentes dentro da empresa são os profissionais da área de segurança do trabalho e da saúde ocupacional, juntamente com a equipe de gestão de riscos e a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
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Pode abrir CAT fora do prazo?

Pode abrir CAT fora do prazo? Sim! a CAT deve ser aberto imediatamente, inclusive fora do prazo de um dia útil após o evento lesivo (acidente de trabalho, a doença ocupacional eo acidente de trajeto).
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Qual médico assina o CAT?

CONSIDERANDO QUE O PREENCHIMENTO DA CAT É DE RESPONSABILIDADE DO MÉDICO DO TRABALHO, PROFISSIONAL PRESENTE NO HRMS, CONCURSADO E COM CARGA HORÁRIA COMPATÍVEL ÀS FUNÇÕES, MAS QUE SISTEMATICAMENTE TEM TRANSFERIDO A RESPONSABILIDADE AO MÉDICO PLANTONISTA DO PAM NO QUE TANGE AO PREENCHIMENTO DA CAT.
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É obrigatório assinar a CAT?

Sim. De acordo com o Manual do eSocial, a informação do código da Classificação Internacional de Doenças - CID é obrigatória na CAT, por se tratar de evento de notificação compulsória, conforme prevê o Art. 22 da Lei nº 8.213, de 1991 e no Art. 169 da CLT.
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Quem deve registrar um acidente de trabalho?

Se a empresa não o fizer, podem fazer a comunicação o próprio trabalhador e seus dependentes, o seu médico, o seu sindicato especialmente quando a empresa se recusa a fazê-lo ou qualquer autoridade pública também pode fazer a comunicação, (lei nº 8.213/91, artigo 22).
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O que diz a CLT sobre o acidente de trabalho?

Art. 3º Acidente do trabalho será aquêle que ocorrer pelo exercício do trabalho, a serviço da emprêsa, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Parágrafo único.
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De quem é a responsabilidade no acidente de trabalho?

Dever de indenizar: dolo ou culpa

O dever de indenizar surgiu da teoria do risco gerado, ou seja, se é o empregador quem cria o risco por meio de sua atividade econômica (empresa), a ele caberá responder pelos danos causados, independente de dolo ou culpa.
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