Ártemis era a deusa grega da caça, da natureza e da castidade, também considerada protetora das mulheres, das crianças e dos nascimentos. Era filha de Leto e Zeus e também era irmã gêmea de Apolo. O arco e flecha eram seus grandes símbolos. Ártemis era venerada em toda a Grécia.
Deusa da Terra, Mãe geradora de todos os deuses e criadora do planeta, Gaia é também conhecida por Geia, Gaea ou Gê. Nascida do Caos, foi a ordenadora do Cosmos, acabando assim com a desordem e a destruição em que aquele se encontrava, criando a harmonia.
Neste livro, você vai conhecer as sete principais Deusas Gregas que habitam a nossa psique: Afrodite – a deusa do amor; Perséfone – a menina; Hera – a esposa; Deméter – a mãe; Atena – a profissional; Ártemis – a capaz; Héstia – a sábia.
Hera era uma das deusas mais importantes da religiosidade dos gregos antigos, venerada em diversos locais da Grécia. Ela era conhecida como a rainha dos deuses, pois era casada com Zeus, o deus mais poderoso do panteão grego.
A Deusa Gaia e sua Mitologia - Mãe Terra / Mãe Natureza
Qual é a deusa mais bela?
Afrodite era considerada a mais bela das deusas gregas. Afrodite foi uma das principais deusas da religiosidade dos gregos antigos e representava o amor, a beleza, a fertilidade, o desejo. Tinha forte relação com a sexualidade humana e era considerada a deusa mais bela entre todas as divindades gregas.
Selene, ou Selena (em grego: Σελήνη, Selíní, "lua"), no mito grego, era a personificação da lua. Ela é filha do titã Hiperião com a titânida Téa, e irmã de Hélio, personificação do sol, e de Éos, personificação do alvorecer. O equivalente de Selena no mito romano era Luna.
Um cristão chamado Gaio é mencionado na Macedônia como sendo companheiro de Paulo em sua terceira viagem missionária juntamente com Aristarco (Atos 19:29). No capítulo seguinte, um Gaio de Derbe é listado como um dos sete companheiros de viagem de Paulo que esperaram por ele na Trôade (Atos 20:4).
Eos era filha dos titãs Hipérion e Téa, irmã de Selene (Lua) e Hélios (Sol). Eos representava a aurora, o amanhecer, sendo normalmente representada na forma de uma mulher com longos cabelos louros e unhas tingidas de rosa, para colorir o amanhecer, além de ter uma carruagem puxada por cavalos alados.
As abelhas são fundamentais para o equilíbrio da vida no planeta e conhecê-las representa um importante passo em direção à preservação e à conexão com a natureza.
Perséfone foi uma deusa presente nas religiosidades grega e romana durante a Antiguidade. Era filha de Deméter e de Zeus, sendo conhecida como deusa da agricultura e da vegetação e considerada a responsável pelo florescimento dos grãos plantados no solo. Ela compartilhava esses atributos com sua mãe.
Diana, na mitologia romana, é a deusa da lua e da caça, muito poderosa e forte. Mais conhecida como deusa pura, filha de Júpiter e de Latona, e irmã gêmea de Febo. Ela é o equivalente romano da deusa grega Ártemis.
Ártemis é a deusa da caça, da Lua, da castidade, do parto e dos animais selvagens. É uma das mais veneradas divindades da mitologia grega e na mitologia romana ela é chamada de Diana.
Ísis, a mais antiga deusa do Egito, tinha dado a luz ao Sol. Na Índia, Aditi era a deusa-mãe de tudo que existe no céu. Na Mesopotâmia, Astarte, uma das mais cultuadas deusas do Oriente Médio, era a verdadeira soberana do mundo, que eliminava o velho e gerava o novo.
Hera: conhecida como a deusa rainha do Olimpo, era irmã e esposa de Zeus. Ela é descrita como austera e reservada, mas também era vingativa em relação aos parceiros fora do casamento que eram concedidos a Zeus.
Amaterasu é uma deusa shinto do sol; ela é a ancestral mítica da família real do Japão. Seu nome completo é Amaterasu-o-mi-kami, que significa "Gloriosa Deusa que Brilha no Céu”. Amaterasu também é considerada a criadora do cultivo de arroz e da farinha, do uso do bicho-da-seda e de tecer com um tear.
Bia (em grego: Βία, transl.: Bía, "força"), na mitologia grega, é uma titânide, que representa a força. Responsável pela emoção de violência nos mortais. Seu nome na mitologia romana é propriamente Força (em latim Vis).
Afrodite era considerada pelos gregos antigos a deusa do amor, da beleza, do desejo e da fertilidade. Era vista como o padrão de beleza grego e considerada capaz de seduzir homens e deuses. Havia dois mitos que explicavam o seu nascimento, um trazido por Homero e outro, por Hesíodo.
A deusa grega Atena, conhecida como Minerva pelos povos romanos, é a divindade da sabedoria, inteligência, do senso de justiça e das artes. Filha de Zeus, um dos principais deuses da mitologia grega, era a protetora dos heróis, arquitetos, tecelões, poetas e filósofos.