Wang Chuanfu coordena um negócio centrado nos veículos EV que em 2023 superou a Tesla, de Elon Musk, em volume de entregas. Os compactos veículos híbridos e movidos à bateria da fabricante chinesa BYD se tornaram comuns nas ruas de algumas das principais capitais do país.
Três letras que significam Build Your Dreams ou “Construa Seus Sonhos” na tradução. Ela foi cofundada em 1995 por Wang Chuanfu, hoje CEO da BYD Company. O denominado “Elon Musk chinês” nasceu em um vilarejo agrícola e ficou órfão na adolescência. Ele chegou à faculdade e se destacou no campo de tecnologia de baterias.
A “Build Your Dreams” (BYD) foi fundada em 1995 por Wang Chuanfu, que é popularmente conhecido como o “Elon Musk chinês”. Chuanfu, que é o atual CEO da montadora, ficou órfão muito cedo e se destacou no segmento de tecnologia ainda na faculdade, onde foi se tornando especialista em sistemas de armazenamento de energia.
À revista Veja, o vice-presidente da BYD, Alexandre Baldy, falou sobre missão de impulsionar as vendas da empresa, conduzindo também sua visão estratégica e as iniciativas de inovação.
QUEM É A BYD - MAIOR FABRICANTE DE CARROS ELÉTRICOS DA CHINA
Quem é maior, BYD ou Tesla?
Tesla lidera o ranking mundial
A chinesa BYD ocupou a segunda posição, mas registrou um aumento de participação maior ao vender 1,57 milhão de carros elétricos, ou 80% a mais do que em 2022.
É oficial: a BYD deu, nesta segunda-feira (9), o pontapé inicial de sua futura fábrica no Brasil. A empresa chinesa assumiu o complexo industrial que pertenceu à Ford entre 2001 e 2021 em Camaçari (BA). A unidade fabril estava parada desde que a montadora norte-americana anunciou sua saída do Brasil como fabricante.
A transação é um acordo para a Hedin vender sua subsidiária Hedin Electric Mobility GmbH para a BYD. Também entra como parte do acordo a transferência de duas lojas em Stuttgart e Frankfurt, que são atualmente operadas pela divisão de varejo do Hedin Mobility Group, para o controle da BYD.
A sigla BYD, que significa Build Your Dreams ou Construa seus Sonhos, na tradução para o português, traduz o que é a greentech chinesa que revolucionou o mercado dos veículos elétricos em todo mundo e que é um caso de sucesso absoluto no Brasil, aclamada pela imprensa e pela opinião pública.
Wey é o sobrenome do dono da GWM, Jack Wey, que fundou a empresa há 40 anos. A Great Wall Motor tem ações na Bolsa de Hong Kong e Jack Wey é seu principal acionista. Presentes no Salão de Pequim, dirigentes da GWM Brasil confirmaram que a marca Wey vai entrar no mercado beasileiro.
Tyler Li, que é CEO da BYD no Brasil, afirmou que “muito do que a BYD conquistou até aqui já tem participação ativa de Alexandre Baldy. Tenho certeza de que sua nova posição vai acelerar o nosso projeto de liderar a revolução rumo a uma mobilidade mais sustentável.
Apesar de ser comum a pronúncia de siglas no Brasil ser adaptada, a BYD usa oficialmente a pronúncia em inglês em todos os mercados. Ou seja, o correto é falar “bi-uai-dee”. Isso ainda gera confusões, com pessoas chamando os carros de “Bid” ou “bê-ipsilon-dê”.
Segundo site oficial da BYD, “Os módulos de baterias BYD possuem vida útil de 30 anos, sendo seu primeiro uso nos veículos elétricos, por um período aproximado de 15 anos, e uma segunda vida em sistemas de armazenamento de energia off-grid por mais 15 anos.
Fábrica de Camaçari (BA) terá capacidade inicial para 150.000 veículos/ano. A BYD anunciou em um evento oficial com o governo da Bahia o início das obras de sua primeira fábrica de carros elétricos no Brasil.
Em relação aos seus rivais diretos, o BYD Dolphin Mini é o segundo carro elétrico mais barato do Brasil. O subcompacto chinês perde apenas para o Renault Kwid E-Tech, que passou a ser vendido R$ 99.990 após uma significativa redução de preço.
Já GWM é Great Wall Motors, uma homenagem à grande muralha da China. A maior diferença é que a BYD resolveu divulgar seu nome no Brasil usando a sigla em inglês (“bí-uai-dí”), enquanto a GWM optou por usar o português mesmo (“gê-dábliu-ême” em vez de “dji-dâbliu-êmn”).
A BYD ultrapassou a Tesla como líder em vendas de veículos elétricos em todo o mundo nos últimos três meses do ano passado, coroando um aumento extraordinário para a montadora chinesa apoiada por Warren Buffett.
O valor de marca da BYD ultrapassa US$ 10 bilhões (aproximadamente R$ 54,2 bilhões). Em 2023, a BYD registrou vendas superiores a 3,02 milhões de unidades, com as exportações aumentando 334% em relação a 2022.
A Tesla é uma referência para apaixonados por carros elétricos e muita gente logo associa o nome da empresa ao bilionário Elon Musk, que há tempos figura entre as pessoas mais ricas do mundo. Fundada em 2003 na Califórnia, a Tesla é uma empresa especializada em Carros Elétricos.
Em seu país de origem, a BYD já é maior que a Volkswagen. Wang Chuanfu, bilionário por trás do negócio, é também dono de uma trajetória particular. Chuanfu nasceu em 1966 na província de Anhui, na porção leste da China, uma das regiões mais pobres do país.
Outra negociação em andamento com o governo baiano é que a BYD pode assumir ao operação do Porto de Aratu, ligado ao complexo, por questões logísticas. Em um primeiro momento, até o último trimestre de 2024, os carros serão apenas montados no Brasil com peças oriundas da China.
Fundada em 1995, a BYD é uma empresa líder em tecnologia dedicada a alavancar inovações para uma vida melhor. Com mais de 28 anos de experiência, a BYD se estabeleceu como líder do setor de eletrônicos, automotivo, energia renovável e transporte ferroviário.