Além delas, as ponteiras Ana Cristina e Julia Bergmann e a oposta Tainara são as que ultrapassam o 1,90m. O posto de mais baixa fica com a líbero Natinha, de 1,62m, suplente entre as convocadas. A estatura menor do que a média é comum na posição.
As menores não são conhecidas pelo público, elas medem 1,58 - Salima Hamouche, líbero da Seleção da Argélia e Stephanie Enright, ponteira da Seleção de Porto Rico. Pensando nisso, o Esportudo escolheu dez jogadoras de vôlei mais baixas da história deste, que é um dos esportes olímpicos, que se deram bem nas quadras.
Ele vem roubando a cena no Ginásio Divino Braga, em Betim (onde é disputada a competição), nem tanto pelo desempenho em quadra e sim por ser o mais baixo entre todos os participantes. Com apenas 1,65m, Tung se tornou o xodó da torcida e após os jogos de sua equipe é o mais requisitado para fotos.
Com apenas 1,70m de altura, Hermison é notório por ser até hoje o jogador mais baixo a disputar a Superliga Brasileira de Voleibol, a principal competição interclubes no país. Atualmente trabalha como preparador físico.
24 ATLETAS E JOGADORAS GAYS E LÉSBICAS DO BRASIL NAS OLIMPIADAS DE PARIS 2024
Quem é a jogadora de vôlei mais baixa do Brasil?
Além delas, as ponteiras Ana Cristina e Julia Bergmann e a oposta Tainara são as que ultrapassam o 1,90m. O posto de mais baixa fica com a líbero Natinha, de 1,62m, suplente entre as convocadas. A estatura menor do que a média é comum na posição.
Mas Morteza joga vôlei sentado. Destaque do Irã nos últimos três Jogos Paralímpicos, Morteza tem 2,46m, é o segundo homem mais alto do mundo e fica bem maior do que a rede, de 1,15m, mesmo sentado.
Essa função é caracterizada por ter atletas de baixa estatura. No feminino, as líberos apresentam no mínimo 1,65 m, como é o caso da ex-jogadora brasileira, Fabi, eleita diversas vezes a melhor do mundo na sua função. No masculino, outro caso de atleta reconhecido como líbero, o também ex-jogador Serginho, com 1,84 m.
A medida oficial da rede para partidas profissionais de vôlei difere entre as partidas masculinas e femininas. Para os homens, o ponto mais alto da rede é posicionado a 2,45 metros do chão, enquanto na modalidade feminina, a parte superior da rede fica a 2,24 metros de altura.
Com 1,75m, parece a metros de distância da gigante Gamova, oposto da Rússia, por exemplo. Mas, ao insistir que seu futuro estava nas quadras, a ponteira italiana deixou as barreiras para trás e se transformou em um dos pilares de sua seleção.
Japonesa chama atenção no Mundial com menos de 1,60 m. Conhecido por ser um esporte recheado por atletas gigantes, o vôlei tem espaço também para suas “baixinhas”. A maior prova disso é a seleção japonesa que conta com as duas menores atletas do Mundial. O grande destaque fica por conta da líbero Sayaka Tsutsui.
Cada equipe pode ter dois líberos inscritos nas competições, mas apenas um pode estar em quadra. Em alguns casos, os times ficam sem líbero em ação, o que é permitido. Por ser uma posição exclusivamente defensiva, os líberos costumam ser mais baixos que o restante dos jogadores.
Entre todas as posições do vôlei, o líbero é aquele que tem função exclusivamente defensiva. Não pode atacar, bloquear ou sacar. Em contrapartida, quando a bola não está em jogo, pode trocar de posição com outro jogador do time sem precisar de autorização do árbitro.
Devido às suas restrições específicas, é essencial que os árbitros, técnicos e jogadores possam identificar rapidamente o líbero em quadra. Um uniforme de cor diferente proporciona essa identificação imediata, evitando confusões sobre quem pode ou não realizar certas ações (como sacar ou atacar).
Qual a altura da Libero do Brasil no vôlei feminino?
Por outro lado, Natinha e Nyeme têm a menor estatura do elenco atual da seleção de vôlei: 1,75m. As duas atuam na posição de líbero na Seleção Brasileira e, como trabalham no fundo da quadra, precisam ser mais baixinhas. Veja a altura das jogadores de vôlei do Brasil em 2023.
Assim como ocorreu nos Jogos de Tóquio, o ponteiro Earvin Ngapeth foi eleito pela Federação Internacional da modalidade o MVP da competição. Essa é apenas a segunda vez que um jogador é escolhido o principal atleta do torneio masculino de vôlei por duas olimpíadas em sequência, desde que o prêmio foi criado, em 1984.
Do outro lado do mundo, na vida real, Vitor Yudi, ponteiro titular do Rede Cuca Vôlei tem inspiração semelhante. Com 1,86m de altura, é considerado 'baixinho' para o vôlei.