· A mãe do meu irmão é minha: · Meu irmão é filho do meu: Depois do quem é quem, podemos dar nomes a alguns desses “personagens” do seu livro como: o seu tio é o João, a sua avó é a Moema, assim por diante.
Primo em segundo grau : a) primo do pai ou da mãe de um indivíduo em relação a este; b) filho de primo ou prima do pai ou da mãe de um indivíduo, em relação a este. Primo em terceiro grau : filho de um primo em segundo grau de um indivíduo em relação a este.
A partir daí, todos os outros primos são chamados de segundo grau, terceiro, quarto, etc. Por exemplo, os filhos dos primos e os primos dos pais são chamados de "primeiros primos uma vez removidos".
“Quem ama seu pai ou sua mãe mais que a mim não é digno de mim; e quem ama seu filho ou sua filha mais que a mim não é digno de mim. Quem se recusa a tomar sua cruz e me seguir não é digno de mim. Quem se apegar à própria vida a perderá; mas quem abrir mão de sua vida por minha causa a encontrará.
A mãe da sogra da mulher do seu irmão é sua avó, haja vista que é a mãe da sogra da sua cunhada. Portanto, tendo em vista que a sogra da sua cunhada é sua mãe, a questão faz referencia a avó do seu irmão. Dessa forma, é correto afirmar que ela também a sua avó.
dupla-meia-tia: meia-irmã materna da mãe e meia-irmã paterna do pai ao mesmo tempo ou meia-irmã paterna da mãe e meia-irmã materna do pai ao mesmo tempo. duplo-meio-tio: meio-irmão materno da mãe e meio-irmão paterno do pai ao mesmo tempo ou meio-irmão paterno da mãe e meio-irmão materno do pai ao mesmo tempo.
➡️ Os parentes em linha colateral são aqueles que compartilham um mesmo tronco genealógico, mas não têm uma relação direta de descendência ou ascendência, como irmãos, primos, tios, sobrinhos, e assim por diante.