Dona Deolira Glicéria Pedro da Silva nasceu em 1905 em Porciúncula, também no Noroeste do estado, mas há quase dois anos mora em Itaperuna. Ela completou 119 anos em 10 de março e é considerada uma das mulheres mais velhas do mundo.
Lina Medina, natural do Peru, entrou para a história mundial ao se tornar a mãe mais jovem do mundo. Nascida em 27 de setembro de 1933, ela teve um filho aos cinco anos de idade, conforme informações Aventuras na História.
Mateus Teotônio veio ao mundo quando seu pai, José Henrique Prudêncio, tinha apenas 11 anos de idade. O morador de Minas Gerais se considera o pai mais novo do mundo.
Comparação: Pessoas mais velhas da história. Casos não verificados
Quem engravidou mais velha?
Foram 40 anos de tentativa até conseguir engravidar.
Em 2019, a indiana Erramatti Mangayamma deu à luz a gêmeos aos 74 anos, também por meio de fertilização in vitro, tornando-se a mãe mais velha do mundo.
O título de pessoa mais velha da história é atribuído à francesa Jeanne Calment, que morreu em 4 de agosto de 1997, aos 122 anos e 164 dias. Atualmente, a pessoa mais velha do mundo é a espanhola Maria Branyas, com 117 anos e 164 dias.
Lina Marcela Medina de Jurado (Ticrapo, 27 de setembro de 1933) é uma peruana e a mãe mais jovem já confirmada na história da medicina. Teve um filho aos cinco anos de idade, sete meses e 21 dias.
Do ponto de vista biológico, recomenda-se que a gestação ocorra entre 20 e 30 anos de idade, quando a fertilidade feminina está no ápice. Nesse período, além das células reprodutoras estarem propícias à fecundação, são menores os riscos da mulher desenvolver complicações na gestação.
Smith alegava ter nascido em 1849, mas outros registros mostram que, possivelmente, ele era 15 anos mais novo. O possível segundo homem com a paternidade mais tardia é Ramjit Raghav. O morador da Índia tinha 94 anos quando teve seu primeiro filho, em 2010. Em 2012, aos 96 anos, ele foi pai novamente.
A partir dos 19 até os 26 anos de idade, a fertilidade da mulher atinge o seu pico com as maiores chances para engravidar naturalmente, que chega a quase 30% se a relação sexual ocorrer sem proteção no período da ovulação.
É a romena Rifca Stanescu, que tinha 23 anos quando viu sua filha, Maria, de apenas 11, dar à luz o garoto Ion, em 2009. Cigana e moradora da vila de Investi, Rifca desafiou sua família para fugir com o vendedor de joias Ionel Stanescu, quando tinha 11 anos.
Fetos são bebês? A especialista esclarece que uma gestação que ocorre entre 10 e 18 anos é de risco. "Quanto mais nova for, maior é o risco. Uma menina de 11 anos ainda está em fase de desenvolvimento, sem nenhum preparo físico ou mental para cultivar uma gravidez", explica a médica.
Com apenas 12 anos, Tatiana teve o filho em junho, fruto de uma relação dela com o primo. A gravidez foi de risco e o bebê nasceu aos sete meses de gestação. Um exemplo das novas famílias, formadas por mães adolescentes aqui no estado da Bahia.
Foi um personagem bíblico do Antigo Testando que, segundo o livro, teria vivido 969 anos. Ele era filho de Enoch, que teria morrido aos 365 anos. Matusalém foi pai pela primeira vez aos 187 anos.
Roque José Florêncio, morto em 1958, era o “escravo reprodutor” de fazenda do interior de São Paulo. (Foto: Marc Ferrez/Domínio Público) Escravos com seus filhos em uma plantação de café do sudeste em 1885.
Este integrante do processo evolutivo humano teria vivido entre 230 e 30 mil anos atrás. De acordo com os estudos a seu respeito, o neanderthalensis produzia armas e utensílios com maior sofisticação e realizavam rituais funerários simples. Durante algum tempo, teria vivido juntamente como o Homo sapiens moderno.
Vilma de Fátima Alves Di Raimo engravidou em procedimento de fertilização in vitro, quando ainda tinha 59 anos, mais de 30 anos depois do nascimento da primeira filha. Professora aposentada fez 60 anos em setembro e a caçula, Rebeca, nasceu no dia 8 de outubro na Santa Casa de Assis.
Lina Medina, uma peruana nascida em 27 de Setembro de 1933, é conhecida mundialmente por ter dado a luz a um filho precocemente, com apenas cinco anos de idade. Por este fato, Lina Medina é a mãe mais jovem já confirmada na história da medicina.
A partir dos 37 os níveis da reserva ovariana já estão mais baixos e fica mais difícil engravidar. O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência.
Cada indivíduo tem dois pais, quatro avós, oito bisavós, 16 trisavós e assim sucessivamente. No estudo da genealogia existe um fenômeno bastante interessante chamado implexo, relacionado à disparidade entre o número real e o teórico de antepassados (ascendentes) que uma pessoa possui.