A Noiva de Cristo, ou a Esposa do Cordeiro, é uma metáfora usada em referência a um grupo de versículos relacionados na Bíblia cristã, especificamente no Novo Testamento - nos Evangelhos, no Livro do Apocalipse, nas Epístolas, com versículos relacionados no Antigo Testamento.
Há um perfil para a Noiva do Cordeiro. Ela precisa ser santa, ter caráter, ter fidelidade e honrar ao Noivo. Um marido que encontra uma noiva santa, fiel e que o honra, será feliz, bem-aventurado. Assim é Jesus, o Noivo perfeito: levanta-se diante de todos e honra Sua Noiva, como está em Provérbios 31.
Sendo o corpo de cristo, não pode ao mesmo tempo ser a sua NOIVA. A Noiva de Cristo é nada mais e nada menos que A NOVA JERUSALÉM que, segundo o livro de Apocalipse, descerá do céu tal qual noiva ataviada para o SEU MARIDO.
Quem é a noiva do cordeiro, a Igreja ou a nova Jerusalém?
Ora, Jesus é o Cordeiro, a Igreja são os convidados. Então, surge a grande pergunta: “quem é a noiva ou a esposa de Cristo?” Quando lemos o capítulo 19 e o capítulo 21 de Apocalipse, verificamos, preto no branco, que a noiva do Cordeiro ou a Esposa do Cordeiro é a cidade NOVA Jerusalém.
No Novo Testamento, Cristo é o noivo e a Igreja, a noiva. Portanto, toda pessoa que recebe a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador passa a fazer parte da Noiva (1Co 6.17; Rm 12.4-5). A Igreja é um grande corpo composto de vários membros (1Co 12.1-31). A noiva é a Igreja.
Por outros passos do Novo Testa- mento sabemos que a Igreja é designada com o título de Esposa (cf. Ef 5, 24-32; Ap 19, 7-9). Este símbolo dos desposórios exprime a união pela qual Cristo incorpora a si a Igreja, e a comunhão de vida pela qual a Igreja é santificada e participa da própria vida divina24.
A Noiva de Cristo, ou a Esposa do Cordeiro, é uma metáfora usada em referência a um grupo de versículos relacionados na Bíblia cristã, especificamente no Novo Testamento - nos Evangelhos, no Livro do Apocalipse, nas Epístolas, com versículos relacionados no Antigo Testamento.
É próprio de quem ama querer unir-se ao seu amado. Por isso Jesus diz, no Evangelho de hoje, ser o noivo de nossa alma; unindo em si o humano e o divino, Ele deseja fazer-nos participantes de sua vida de comunhão amorosa com o Pai e membros, pois, da família de Deus.
É mais do que uma analogia casual; é um convite divino para mergulharmos em uma relação de intimidade, compromisso e amor, semelhante à união matrimonial.
A repetição da frase 'O Espírito e a Noiva dizem: Vem' é uma citação direta de Apocalipse 22:17, que expressa o desejo ardente da Igreja (a Noiva) e do Espírito Santo pelo retorno de Cristo. Essa frase encapsula a essência da música, que é um clamor coletivo pela vinda de Jesus.
Apocalipse 19:7-9 Almeida Revista e Corrigida (ARC)
Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.
Assim, Cristo é denominado o Noivo que convida os seus para a festa de casamento (Mateus 9.15; Apocalipse 19.17), que aguarda as virgens que prepararam óleo para suas lâmpadas (Mateus 25.1) e que voltará para recepcionar a igreja, a Jerusalém celestial como “uma noiva adornada para o seu marido” (Apocalipse 21.2).
Segundo a Bíblia, a noiva representa a igreja ou o povo de Deus, enquanto o noivo representa Jesus Cristo. Essa relação é vista como uma aliança sagrada e eterna, na qual a igreja é chamada de noiva de Cristo.
O cordeiro era o animal que o povo sacrificava como oferta a Deus, para que seus pecados fossem perdoados. Da mesma maneira, naquela noite, quando imolaram o cordeiro, foi uma simbologia de que eles reconheciam seus pecados, se arrependiam e reconheciam a grandeza e o senhorio de Deus.
A ovelha (Ovis aries) é um mamífero ruminante bovídeo da sub-família Caprinae. O carneiro é o macho da ovelha e os juvenis são cordeiros, anhos ou borregos.
9 Eveioumdosseteanjosquetinhamassetetaçascheiasdasseteúltimaspragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro. 10 E conduziu-me em espírito a uma grande e alta montanha, e mostrou-me a santa cidade Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, 11 tendo a glória de Deus.
A Noiva de Cristo. Afigura do casamento é usada freqüentemente nas Escrituras para representar a relação entre Deus e seu povo. No Velho Testamento, Deus é o marido e o povo de Israel, a mulher. No Novo Testamento, Cristo é o noivo e a igreja, a noiva.
“Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro” (Ap 21:9). Logo vem a pergunta Quem é a esposa, a mulher do Cordeiro? Em Apocalipse 22:17 são mencionados dois – “o Espírito e a esposa”. Sem dúvida, tanto o servo de Abraão como Rebeca aguardavam pelo fim da jornada que empreendiam juntos.
Segundo a tradição Católica, esta mulher é identificada como a Santíssima Virgem Mãe de Deus e, assim sendo, a nova Arca da Aliança: "Apocalipse 11,19 - Abriu-se o templo de Deus no céu e apareceu, no seu templo, a arca do seu testamento.
A mulher vestida de sol está integrada com a criação, tem relação com as comunidades que sofre dores de parto. Ainda que o poder do mal queira devorar o seu filho, ele nasce e vai para junto de Deus. A mulher foge para o deserto, lugar que simboliza a presença da força de Deus na terra. A mulher é terrena.