Ao longo do tempo, a expectativa de vida na Itália passou por uma notável evolução, passando de cerca de 45 anos em 1920 para mais de 80 anos em 2020, tanto para homens quanto para mulheres.
Qual é a nacionalidade da pessoa mais velha do mundo?
María Branyas era a decana do mundo, segundo o Grupo de Investigação Gerontológica (GRG), com sede nos Estados Unidos, e o Livro dos Recordes Guinness, tendo sucedido à francesa Lucile Randon, que morreu em janeiro de 2023 aos 118 anos.
Homem indonésio quer provar que tem 145 anos e é o mais velho do mundo
Quem viveu mais de 120 anos?
As pessoas que constam nesta lista tiveram a sua longevidade reconhecida pelo Guinness World Records ou pelo Gerontology Research Group (GRG). O título de pessoa mais velha da história é atribuído à francesa Jeanne Calment, que morreu em 4 de agosto de 1997, aos 122 anos e 164 dias.
“Isso levou a Itália a mudar oficialmente o conceito de idoso para 75 anos”, ressaltou. “Ainda que o Brasil não tenha o nível de saúde encontrado em algumas nações mais desenvolvidas, temos que admitir que houve avanços significativos para a população idosa no País.
Os italianos são uma etnia da Europa Ocidental, primariamente associados à língua italiana. São um grupo étnico que vive predominantemente na Itália e, através da emigração italiana, em países como Brasil, Argentina, Estados Unidos, Venezuela, Colômbia, Paraguai, Chile, Alemanha, França, Uruguai, Canadá e Austrália.
O indonésio que dizia ter 146 anos - o que faria dele o homem mais longevo do mundo - morreu em seu vilarejo em Java Central. De acordo com seus documentos, Sodimedjo, também conhecido como Mbah Ghoto (avô Ghoto), nascera em 1870.
Na Itália, a aposentadoria por velhice pode ser requisitada aos 67 anos de idade e contanto que o solicitante tenha no mínimo 20 anos de contribuição, tanto para homens como mulheres.
– Cidadãos italianos e estrangeiros têm o direito de se casar na Itália. – Os casais do mesmo sexo podem entrar em uma união civil. – Os noivos devem ter pelo menos 18 anos de idade. Exceções podem ser feitas para indivíduos com 16 anos, mas requerem autorização judicial.
A Itália contemporânea nasceu como um Estado unitário quando, em 17 de março de 1861, a maioria dos estados da península e as duas principais ilhas foram unidas sob o governo do rei da Sardenha Vítor Emanuel II da Casa de Saboia.
O ideal de beleza entre as italianas é ter bastante seio, pouco bumbum, pernas bem torneadas e cabelos compridos, de preferência com mechas loiras. Os homens preferem curvas, mas as italianas querem ser bem magras.
Os ancestrais dos italianos são pré-indo-europeus (etruscos, réticos, etc.) e indo-europeus (principalmente povos itálicos, mas também gregos e celtas).
Apesar de não estar presente na Copa do Mundo de 2022, a Itália é outro país a adotar a pigmentação azul. A cor da camisa da famosa Squadra Azzurra — Esquadra Azul, é uma homenagem aos Savóias, família real que protagonizou a unificação da Itália no século 19. Mas o azul não foi a única cor do time italiano.
A expectativa de vida das mulheres é de 86 anos, comparada a 81 anos para os homens. O nível de PM2,5 atmosféricas – minúsculas partículas de poluentes do ar pequenas o suficiente para entrar e causar danos aos pulmões – é de 15,9 microgramas por metro cúbico, acima da média da OCDE, de 14 microgramas por metro cúbico.
De acordo com os últimos dados do Eurostat, a Itália é o país mais envelhecido da União Europeia, com metade da população com uma idade média superior a 48 anos. Juntamente com Portugal, a Itália tem a maior percentagem de residentes com mais de 65 anos, 24%, ou seja, cerca de um em cada quatro.
A idade mínima para tirar carteira de motorista na Itália e dirigir carros comuns é 18 anos. No entanto, para outros tipos de veículos há diferentes idades.
O homem mais velho que já viveu no mundo pode ser brasileiro. José Paulino Gomes teria nascido em 4 de agosto de 1895, segundo registros do cartório Silva, o único da cidade de Pedra Bonita, na Zona da Mata, em Minas Gerais. Ele morreu nesta sexta-feira, 28, o que o faria ter 127 anos, segundo informou G1.
A idosa Deolira Gliceria Pedro da Silva de Porciúncula, do RJ, pode ser em breve considerada a pessoa mais velha do mundo, com 119 anos. Ela ainda precisa ser avaliada pelo Guinness World Records para ganhar o título.
Foi um personagem bíblico do Antigo Testando que, segundo o livro, teria vivido 969 anos. Ele era filho de Enoch, que teria morrido aos 365 anos. Matusalém foi pai pela primeira vez aos 187 anos.