É uma entidade do candomblé e da umbanda, representada por uma mulher sensual, independente e dominadora, incorporada por um ou uma médium. Em geral, faz trabalhos espirituais dá conselhos ligados ao amor.
A Pomba Gira Menina trabalha pela caridade. Dizem que ela sempre traz consigo a sua legião de meninas. Ela também trabalha com os Exús mirins que, junto com suas falanges, entram onde poucos conhecem.
Quais as características de quem tem a pomba gira menina?
São pessoas com espíritos joviais, gostam sempre de estar vivendo, estar em 1 momento bom, dificilmente estão cabisbaixo. OU passando 1 energia ruim. para outra Pessoa. Os médiuns da pombo gira menina são muito determinados, tudo que querem, vou correr muito atrás.
São pessoas muito seguras de SI, cuidam bastante da sua aparência, tem autoestima elevada e chamam atenção por onde passam. Não aceitam s r feitos de bobos, não suportam de forma alguma. traições e mentiras. São pessoas sinceras e que não perdoam quando enganados.
Ela atua como mensageira dos Orixás, cumprindo sua tarefa de evoluir através da ajuda aos outros. Suas cores são o vermelho e o preto, e ela é representada com saias rodadas, blusas rendadas, colares, flores e muitos enfeites. Suas oferendas são o champanhe, o vinho, as bijuterias e os batons.
Há diversas falanges de Pombajira, como por exemplo: Rainha, Sete Saias, Maria Padilha (ligada a Nanã Buruquê), Maria Molambo, da Calunga, do Cruzeiro, Cigana dos Sete Cruzeiros, Cigana (ligada a Oxum), das Almas, 13, Maria Quitéria, Dama da Noite, Menina, Mirongueira, Menina da Praia (ligada a Iemanjá).
"Pomba Gira Menina, poderosa entidade da umbanda, escuto o teu chamado com humildade. Peço tua intercessão para afastar as energias negativas, abrir caminhos e atrair amor e prosperidade. Com tua graça, guia-me pelas encruzilhadas da vida, protege-me das influências negativas e concede-me tua força e sabedoria.
Ao borrifar seu perfume na rosa, caso queira colocar o nome da pessoa dentro da rosa fica a seu critério. Ofereça a bebida na taça e um cigarro a Pombagira Menina pedindo o seu amor de volta. No dia seguinte despache a oferenda no jardim ou numa árvore frondosa e reutilize o prato ou alguidar.
Pomba gira é uma entidade espiritual da Umbanda e do Candomblé, considerada um Exu feminino e a mensageira entre o mundo dos orixás e a Terra. Os sinais de que uma pessoa tem Pombagira Os primeiros indícios da manifestação da entidade podem ser um forte desejo de consumir tabaco ou álcool.
Exu é representado pela liberdade, força e, principalmente, pelo trabalho. Pomba-Gira é representada através de atributos considerados típicos do sexo feminino, como beleza e sensualidade, e também pelo trabalho.
Num entardecer de inverno, ele esperou pela Cigana na porta do puteiro e, na penumbra, lhe deu sete facadas. Assustado, olhou o corpo ensangüentado da morta estirado no chão e reconheceu, no piscar do néon do cabaré, o rosto desvelado de Elisa. Um enfarto o matou ali mesmo.
A figura de Pomba Gira Sete Facadas, com sua coroa e suas facas, é um símbolo de resistência, justiça e transformação, lembrando-nos da força que pode ser encontrada mesmo nas situações mais difíceis. Enviada por Kauan.
Médiuns desta pomba gira. são pessoas e muito independentes, sempre lutam e batalham para ter o que é seu, detestam depender de alguém para alguma coisa.
“A fala fala em mim” e é assim que o corpo media sua abertura. A fala do corpo sugere mais do que sentencia. A Pomba-gira alude o feminino fluídico, sinuoso, curvo, líquido.
De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”
Atualmente existem um grande número de Exus e Pomba-giras. A Pomba- gira Menina da Praia está na linha, ou subdivisão da Quimbanda, relacionada ao mar. Junto com a Pomba-gira da Praia e Exu Maré.
A rosa menina é uma das rosas mais cultivadas ao redor do mundo, com inúmeras variedades e cultivares. As plantas selvagens da espécie possuem cinco pétalas e cinco sépalas, vermelhas, e inúmeros estames.