mas Rainha de todas elas! Maria Padilha veio com as bruxas e os adivinhos condenados ao degredo pela Inquisição. Era invocada para encontrar pessoas e recuperar bens perdidos, descobrir tesouros e denunciar ladrões, realizar curas e conquistar amantes, destruir inimigos e fazer casamentos.
Dama da madrugada, rainha da encruzilhada, senhora da magia. Que mistérios esconde uma pombagira, a entidade mais controvertida dos cultos afro-brasileiros?
Maria Padilha, Cigana, Sete Saias, Maria Mulambo, Maria da Praia, Princesa Malvada e Rosa Vermelha são as mais conhecidas e marcam presença na Festa da Moça.
Maria Padilha, também conhecida por dama da madrugada, rainha da encruzilhada, senhora da magia, é uma falange ou agrupamento de Pombajira ou inzilas (em quimbundo: pambu ia-njila; lit. "encruzilhada") pertencente ao sincretismo das religiões afro-brasileiras Umbanda e Quimbanda.
Entre dezenas, as Pombagiras mais conhecidas são: Pombagira Rainha, Maria Padilha, Pombagira Sete Saias, Maria Molambo, Pomba Gira da Calunga, Pombagira Cigana, Pombagira do Cruzeiro, Pombagira Cigana dos Sete Cruzeiros, Pombagira das Almas, Pombagira Maria Quitéria, Pombagira Dama da Noite, Pombagira Menina, Pombagira ...
Porém, todo ser humano possui uma Pomba Gira, inclusive os homens. Isso não depende de religião, crença ou orientação sexual. Se aproximar dela traz mais sensibilidade e força interior para lidar com as situações da vida.
A dama da noite tem gostos e características. que adferem das demais pombas giras. Enquanto a maioria destas entidades demonstram a preço. por roupas chamativas e vermelhas, a dama da noite prefere o preto e o dourado.
Num entardecer de inverno, ele esperou pela Cigana na porta do puteiro e, na penumbra, lhe deu sete facadas. Assustado, olhou o corpo ensangüentado da morta estirado no chão e reconheceu, no piscar do néon do cabaré, o rosto desvelado de Elisa. Um enfarto o matou ali mesmo.
Quando é incorporada, a Pomba Gira assume personalidades e nomes como a espanhola Maria Padilha, Sete Encruzilhadas, Sete Saias, Rosa Caveira, Rosa Negra, Maria Mulambo, Dama da Noite e Maria Quitéria.
As Pombas-giras como Maria Farrapo e Maria Molambo são aludidas como mulheres negras que foram escravizadas no Brasil Colônia e que resistiram às agressões e humilhações coloniais e lograram suas liberdades com conhecimentos de feitiçaria, usados contra seus opressores, e que, libertas, conseguiram “sair pela vida, ...
Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.
🎩O REINO DAS ALMAS. 👑Governado por Exu Rei das Almas – também chamado Exu Omulu - e Pombagira Rainha das Almas, tem seu ponto de energia em todos os lugares altos, nos montes e colinas onde antigamente se sepultavam os falecidos, nos hospitais, capelas funerárias, igrejas e necrotérios.
Pombagira Rosa Caveira é uma entidade venerada na Umbanda e no Candomblé, trazendo consigo uma história intrigante e poderosa. Ela é conhecida por sua força e determinação, além de sua habilidade em lidar com questões amorosas e de proteção espiritual.