É a romena Rifca Stanescu, que tinha 23 anos quando viu sua filha, Maria, de apenas 11, dar à luz o garoto Ion, em 2009. Cigana e moradora da vila de Investi, Rifca desafiou sua família para fugir com o vendedor de joias Ionel Stanescu, quando tinha 11 anos.
Andréa Sunshine, 54 anos, conta o segredo por trás da aparência jovem. Andréa Sunshine, 54 anos, respondeu em uma entrevista ao tabloide britânico The Sun sobre o segredo para parecer mais jovem do que realmente é. À primeira vista, ninguém imaginaria que ela é avó de Henrico, de 11 anos, e de Raica, de 10 anos.
Atendente de caixa, Luciana Pereira se enquadra no time das avós mais novas, com 43 anos e dois netos: Brayan, 1 ano, e Dafne, 3. Durante a quarentena, ela só os visitou uma vez, numa das folgas do trabalho.
Nascida em 27 de Setembro de 1933, no Peru, Lina Medina entrou para a história da medicina após se tornar a mãe mais nova do mundo: ela teve um filho aos cinco anos de idade. Ela teve um desenvolvimento sexual precoce e, com apenas oito meses de idade, teve sua primeira menstruação.
Teve um filho aos cinco anos de idade, sete meses e 21 dias. Além disso, a menina ficou conhecida por também nunca revelar o nome do pai da criança e também por passar sua vida em pobreza, sem qualquer assistência do governo peruano. Casou-se em 1972 e chegou a ter outro filho aos 38 anos de idade.
Pai aos 11 anos, o mais novo do mundo, é do Triângulo Mineiro
Quem é o pai mais jovem do mundo?
Mateus Teotônio veio ao mundo quando seu pai, José Henrique Prudêncio, tinha apenas 11 anos de idade. O morador de Minas Gerais se considera o pai mais novo do mundo.
Com apenas 12 anos, Tatiana teve o filho em junho, fruto de uma relação dela com o primo. A gravidez foi de risco e o bebê nasceu aos sete meses de gestação. Um exemplo das novas famílias, formadas por mães adolescentes aqui no estado da Bahia.
Foram 40 anos de tentativa até conseguir engravidar.
Em 2019, a indiana Erramatti Mangayamma deu à luz a gêmeos aos 74 anos, também por meio de fertilização in vitro, tornando-se a mãe mais velha do mundo.
Fetos são bebês? A especialista esclarece que uma gestação que ocorre entre 10 e 18 anos é de risco. "Quanto mais nova for, maior é o risco. Uma menina de 11 anos ainda está em fase de desenvolvimento, sem nenhum preparo físico ou mental para cultivar uma gravidez", explica a médica.
É a romena Rifca Stanescu, que tinha 23 anos quando viu sua filha, Maria, de apenas 11, dar à luz o garoto Ion, em 2009. Cigana e moradora da vila de Investi, Rifca desafiou sua família para fugir com o vendedor de joias Ionel Stanescu, quando tinha 11 anos.
A francesa Yazemeenah Rossi é considerada a avó mais bonita do mundo. Yazemeenah Rossi, com mais de 60 anos, é a prova viva de que há avós lindas de morrer neste mundo. Ser avó de duas crianças não foi impedimento para Yazemeenah iniciar uma carreira de modelo.
Quando se trata de gravidez natural, não existe uma idade máxima para engravidar. No Guinness Book, esse recorde pertence a uma chinesa, que deu à luz aos 67 anos, em 2019.
Abraão circuncidou o seu filho Isaque, quando ele tinha oito dias, segundo Deus lhe havia ordenado. Abraão tinha cem anos quando lhe nasceu Isaque, seu filho.
Do ponto de vista biológico, recomenda-se que a gestação ocorra entre 20 e 30 anos de idade, quando a fertilidade feminina está no ápice. Nesse período, além das células reprodutoras estarem propícias à fecundação, são menores os riscos da mulher desenvolver complicações na gestação.
“A chance de gravidez natural em uma mulher nessa idade é muito pequena, menos de 1%”, afirma o especialista. Ele lembra ainda que, como o corpo da mulher já está além da sua capacidade reprodutiva com a idade avançada, as chances de abortamento também são grandes. “O risco é alto, pode chegar a mais de 90%”, avalia.
O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.
É no pequeno município de Estrela do Sul que nasceu o Mateus Teotônio Prudêncio, que hoje aos 26 anos, mora em Uberlândia e trabalha na TV Vitoriosa. E com esta idade quem o vê ao lado do pai José Henrique Prudêncio, nem imagina que são pai e filho. José Henrique tinha apenas 11 anos quando o Mateus foi gerado.