Adonai é um termo com origem no hebreu que significa "meu Senhor". Este era o nome de Deus usado no antigo testamento em vez do nome divino de Javé (Yahweh), uma vez que este, por respeito, não se devia pronunciar. Adonai reflete a superioridade de Deus, substituindo o Tetragrama YHWH, ou Javé.
A segunda palavra, Adonai, significa "meu senhor". Era o nome usado no Antigo Testamento, quando se fazia referência a Deus, em vez do nome divino de Javé (Jahweh), uma vez que, por respeito, esse não podia se pronunciado.
Na tradução literal, a palavra yeshua significa "salvar". Ela é muito parecida com Yeshuah, com H no final, que quer dizer "salvação'' e também é uma redução de Yehoshua que significa "Deus salva". Em algumas religiões, eles consideram a palavra como o nome original de Jesus Cristo.
Este nome é vocalizado com sinais massoréticos pelos estudiosos, geralmente, como Yahweh ou Yehowah. Em português é comum usar as formas Iavé, Javé ou Jeová. Embora originalmente a primeira letra tenha o som de "i", a letra "J" apareceu com seu uso em meados do século XVI por Petrus Ramus.
A palavra Adonai vem do hebraico אֲדֹנָי, Adon (senhor) + sufixo "ai" ("meu"); o nome do deus grego Adônis é derivado da mesma raiz semítica adon, "Senhor". Esta palavra era utilizada pelos fenícios para o deus pagão Tamuz.
O nome hebraico Yeshua (ישוע/ יֵשׁוּעַ) é uma forma abreviada de Yehoshua (יְהוֹשֻׁעַ) (Josué) e é o nome de Jesus em hebraico: Yeshua Hamashiach (יֵשׁוּעַ הַמָּשִׁיחַ) transliterado em grego fica: Ἰησοῦς Χριστός, ["Iesus Khristos"].
Mas qual era o verdadeiro nome de Jesus? Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século I da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José.
El Shaddai, também escrito El Shadday (hebraico: אל שדי, / el ʃaˈdːaj /), é um dos nomes de Deus no judaísmo. É tradicionalmente traduzido como "Deus Todo-Poderoso".
O que significa Yahweh Rafa Elohim Shaddai Jireh Adonai?
Por exemplo, 'Yahweh' é o nome pessoal de Deus no Antigo Testamento, enquanto 'Rafa' (Jehovah Rapha) significa 'O Senhor que cura', 'Elohim' é um nome que enfatiza o poder de Deus como criador, 'Shaddai' (El Shaddai) sugere a todo-poderosidade de Deus, 'Jireh' (Jehovah Jireh) se refere a Deus como provedor, e 'Adonai' ...
A forma YHWH é considerada um resumo dessa frase e é geralmente traduzida como “Ele é” ou “Ele é Aquele que é”. A substituição do nome de Deus pela palavra SENHOR (do hebraico ADONAI) contradiz a principal regra de exegese que requer um cuidadoso estudo sobre o significado original da palavra que se pretende traduzir.
Adonai, El Shadai, Elohim Shabaot, Adonai Shabaot, Elohá, El, Ehieh, Iah: existem, de acordo com as tradições místicas judaicas, diversos nomes para Deus. As combinações de letras, palavras, e sons totalizam 72 nomes que compõe uma curiosíssima estrutura numérica e linguística que perpassa toda Torah.
O nome Jeová, em hebraico, é derivado do verbo HWH que significa "vir a ser; tornar-se". Muitos eruditos creem que esse nome reflete a forma causativa desse verbo. Na Bíblia, em Êxodo 3:14 o próprio Jeová descreve a essência do seu nome.