Os caiçaras são, originalmente, um povo de religião católica, herança esta gerada pela colonização portuguesa. Há várias festas relacionadas ao catolicismo, porém a mais famosa acontece no mês de maio em homenagem à Cruz (Santa Cruz).
Entende-se por Caiçaras as comunidades formadas pela mescla da contribuição étnico-cultural dos indígenas, colonizadores portugueses e, em menor grau, dos escravos africanos.
Se você costuma viajar para o litoral de São Paulo certamente já ouviu falar nos caiçaras. É como nos referimos aos habitantes das praias, principalmente do Sul e Sudeste. Uma população formada pela miscigenação de indígenas, negros e brancos, provocada pela colonização.
A comunidade caiçara foi formada pela mescla de populações indígenas, portugueses e negros, principalmente quilombolas. Esse povo litorâneo permaneceu por séculos isolados em uma estreita faixa de terra entre o oceano e a Serra do Mar, o que permitiu a preservação de sua cultura.
Em Santos e em muitas cidades do litoral paulista, como Iguape, Ilha Bela, Ubatuba, Guarujá, São Vicente, entre outras, há comunidades caiçaras que encontraram formas de se adaptar ao contexto atual e continuar conservando sua identidade e patrimônio cultural.
O homem caiçara passou de lavrador para pescador e, hoje, pode-se dizer que a pesca é a principal atividade do homem caiçara. O aparelhamento e as embarcações sobreviveram de processos indígenas, ao passo que, na captura, passou a predominar os elementos da cultura portuguesa.
Quem nasce no Guarujá é “caiçara”? Sim, é caiçara. Os habitantes tradicionais do litoral, das regiões Sudeste e Sul do Brasil são chamados de “caiçaras”.
Em sua maioria, vivem em pequenas vilas onde praticam a pesca, a agricultura e o artesanato de acordo com suas necessidades individuais. Por conta dessa perspectiva cultural, foi inserida na sociedade uma espécie de senso comum pelo qual os caiçaras são cidadãos preguiçosos.
Os caiçaras são, originalmente, um povo de religião católica, herança esta gerada pelo colono português. Há várias festas relacionadas ao catolicismo, porém a mais famosa acontece no mês de maio em homenagem à Cruz (Santa Cruz).
Revelamos que a Mulher caiçara é aquela que está presente no Litoral do Paraná, desenvolvendo atividades diversas, pesca, artesanato, agricultura, educação, política e várias outras profissões, desempenhando um papel fundamental na cultura e economia.
Um lugar em Santos, no litoral de São Paulo, mantém as origens e culturas caiçaras. Mas, para fazer parte da comunidade, só é possível se for filho de algum morador ou se casar com quem já mora no local.
Assim surgiu o caiçara: uma população ribeirinha, que vive principalmente da pesca artesanal e do plantio do que a terra lhe oferece, como a mandioca. Assim como o indígena, o caiçara possui respeito pela terra, agindo de maneira sustentável, sempre respeitando o tempo o impacto que o plantio causa a terra.
Segundo (Francisco Martins dos Santos 1996, apud Novo Milênio), a palavra Guarujá significa "abertura de um lado a outro" aludindo ao antigo aglomerado de rochas que separa a Praia de Pitangueiras da Praia de Guarujá, atual Praia das Astúrias.
O cenário caótico leva a uma profunda crise no turismo e na economia de Guarujá, que perde turistas e investimentos para o Litoral Norte e até mesmo para outras cidades da Baixada Santista. April 2022. Pontuação: 4.7/5 ( 39 avaliações ) Guarujá têm 58 favelas.