Maria Escolástica da Conceição Nazaré foi o nome de batismo de Mãe Menininha do Gantois, a mãe de santo mais antiga e reconhecida do candomblé. Descendente de povos originários da Nigéria, foi iniciada na religião ainda criança por sua bisavó, no terreiro do Gantois, fundado em 1849, em Salvador (BA).
Mestra Nininha, também conhecida como Mãe Nininha de Oyá, é Ialorixá e mestra coquista da cidade de Goiana-PE (Zona da Mata Norte). Há aproximadamente 4 décadas, reside no Bairro Nova Goiana, periferia rural da cidade. Na mesma localidade, formou-se como coquista, através do contato com mestres e mestras da região.
Zenilsa do Nascimento Cavalcanti, "Mãe Nininha de Oya Onira", nasceu na cidade de Caaporã/PB. Iniciou-se no Candomblé Nação Ketu em 1973, sendo filha do Babalorixa João de Opara e da Yalorixa Izouda de Oxum Opandá, pertencentes à Rama do Babalorixa Mercival de Yemanjá Sabá e Beto de Oxum.
Artista folclórica e funcionária pública aposentada, Mãe Nininha mantém, há mais de 30 anos, um terreiro de candomblé da Nação Ketu na cidade e performa coco de roda em eventos. Ela se surpreendeu ao ver o sucesso repentino da música, que ganhou remixes em diversos gêneros, como piseiro, funk e pagode.
A referência ao menino como 'lindo, muito lindo' e 'lindo por natureza' sugere uma admiração pela pureza e beleza inerente à juventude. A beleza 'de tanta riqueza' pode ser interpretada como uma riqueza espiritual ou emocional, indicando que o menino possui qualidades que vão além do material.
Iansã (Oyá) Também conhecida como Oyá, Iansã é uma orixá guerreira muito associada aos ventos, às tempestades e aos rituais funerários. Iansã é a orixá dos ventos, das tempestades e dos rituais funerários.
Maria Escolástica da Conceição Nazaré foi o nome de batismo de Mãe Menininha do Gantois, a mãe de santo mais antiga e reconhecida do candomblé. Descendente de povos originários da Nigéria, foi iniciada na religião ainda criança por sua bisavó, no terreiro do Gantois, fundado em 1849, em Salvador (BA).
O que significa a música Menino de vó vai deixar vovó?
A repetição do verso 'Vai deixar vovó' pode sugerir uma transição na vida do menino, talvez o momento de deixar a casa da avó e enfrentar o mundo por conta própria. O cenário descrito na música é um típico ambiente familiar, onde o fim de semana é sinônimo de celebração e descontração.
A Iaquequerê ou mãe-pequena, é seu correlato feminino, é a substituta da mãe ou do pai de santo, seu sucessor eventual, lhe está imediatamente abaixo na escala da hierarquia, como administradora civil e religiosa do candomblé.
Características do Orixá: Oyá Oníra é das denominações de Yánsàn. Para os yorubás, Oníra é representada pela Àfòpinà dàra mimo (Linda borboleta sagrada), pois segundo um Ìtàn (mito) yorùbá , Oyá Oníra transformou-se em uma linda borboleta com ajuda de Exu, para encantar seu marido Xangô.
É uma divindade do fogo, como Xangô, mas também é relacionada ao elemento ar, regendo os raios. É uma das divindades que, ao lado de Airá e Afefê Icu, (o vento da morte), domina os ventos. Costuma ser reverenciada antes de Xangô, como o vento personificado que precede a tempestade.
Maria Escolástica da Conceição Nazaré, conhecida como Mãe Menininha do Gantois (Salvador, Bahia, 10 de fevereiro de 1894 – 13 de agosto de 1986), foi uma ialorixá (mãe-de-santo) brasileira, filha de Oxum. É a mais famosa ialorixá da Bahia e uma das mais admiradas mães-de-santo do país.
Eugênia Ana dos Santos, Mãe Aninha, Ọbá Bii, (Salvador, 13 de julho de 1869 — Salvador, 3 de janeiro de 1938) Ialorixá, fundadora do terreiro de candomblé Ilê Axé Opô Afonjá em Salvador e no Rio de Janeiro.
Na novela Prova de Amor, Nininha é fruto de um amor entre Daniel e Clarice, mas que é vigiado por Vitor Lopo Júnior (Leonardo Vieira), ex-namorado da mãe da personagem.
Qual é a história do menino de vó vai deixar vovó?
o intrigante mistério por trás da música. o menino de vó vai deixar a vovó. na vila do candomblé, vovó Isadora liderava rituais ao oeste orixás. seu neto, Mateus, possuía uma conexão especial com o sobrenatural. após ter visões preocupantes sobre o futuro, Mateus compartilhou suas premonições com vovó Isadora.
Iemanjá é uma orixá que faz parte das religiões de matriz africana no Brasil — como o candomblé e a umbanda —, além de ser originalmente ligada à religiosidade dos iorubás, um povo que habitava a África Ocidental, nos territórios atuais de Togo e Nigéria.
Com o falecimento de Mãe Cleuza em 1998, a irmã caçula, Carmen, se tornou a quarta ialorixá, cargo que ocupa até hoje. 2 Apesar do reconhecido prestígio etnográfico do Gantois e da fama mais ampla que o terreiro alcançou nos tempos de Mãe Menininha, pouco se sabe sobre seus primeiros tempos.
Algumas Pombagiras de Iansã: Pombagira dos Ventos, Pombagira Ventania, Pombagira Fogueteira (de Egunitá e Yansã), Pombagira das 7 Giras (de Oxalá e Yansã), Pombagira Gira-mundo (de Oxalá e Yansã), Pombagira da Rosa Amarela. Ogum, na Linha da Lei, formando um par puro no elemento Ar.
É cultuada tanto na umbanda como no candomblé, considerada como a mãe de quase todos os orixás. Ela é sincretizada no catolicismo como Nossa Senhora do Navegantes, Nossa Senhora de Candeias, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.
Saúde: Iansã, por estar ligada aos elementos fogo e ar, de grande intensidade mental, pode “causar” em seus filhos, quando vibrando no negativo do Orixá por muito tempo, processos psíquicos de crises de identidade, perda de memória, bipolaridade, transtornos de personalidade, conjugados com crises psicológicas, de ira, ...