Os cenários montados pela equipe de Walt Disney nos anos 60 foram tão convincentes que passam a idéia de que a Lua é enorme, mas as dimensões reais de nosso satélite são bem menos espetaculares, se comparados com o planeta. São 6.371Km de raio da Terra, contra meros 1.737Km da Lua.
O diâmetro da Lua é de 3.474 km, enquanto da Terra é 12.742 km. Isso significa que a Lua tem aproximadamente 27% do tamanho da Terra. Embora a área do satélite seja de 38 milhões de quilômetros quadrados, maior que a área brasileira de 8 milhões quadrados, o Brasil ganha no comprimento e largura.
2. A Lua está a 30 Terras de distância da Terra. A distância da Lua para a Terra difere porque nosso satélite não orbita em um círculo perfeito. Mas, em média, daria para encaixar 30 Terras entre a Terra real e a Lua.
A Lua do planeta Terra tem diâmetro de aproximadamente 3.476 quilômetros, sendo 80 vezes menor que o nosso planeta. Sua distância para a Terra pode variar de 356.800 quilômetros a 406.400 quilômetros.
Relação com a Terra. A Lua é pequena em relação à Terra, com cerca de um quarto do diâmetro do planeta e 1/81 da sua massa. É a maior lua do Sistema Solar proporcionalmente ao tamanho do seu planeta, embora Caronte seja maior em relação ao planeta anão Plutão, com cerca de 1/9 da sua massa.
Pontes — o primeiro brasileiro a ir à lua, quanto tripulou na nave espacial russa Soyuz TMA-8 à Estação Espacial Internacional, em 2006 — ainda não pisou na lua, mas poderá ter uma nova chance já na terceira idade, caso seja selecionado.
No dia 20 de julho de 1969, há 51 anos, o homem pisou na Lua pela primeira vez, durante a Missão Apollo 11. Após Neil Armstrong e Buzz Aldrin terem realizado esse feito inédito, apenas outros dez astronautas exploraram o solo lunar, sendo Eugene Cernan e Harrison Schmitt os últimos, em 1972, na Missão Apollo 17.
1 -LUNÁTICOS E SELENITAS: Na Lua, não existem seres vivos (pelo menos, jamais foi detectada qualquer espécie). Mas, ao longo de milênios, muitos acreditaram que poderia haver pessoas ali. Se tivessem existido, eles seriam denominados “selenitas”, já que é o gentilício dos fictícios habitantes da Lua.
A lua, diferente de mim e do sol, não tem luz própria. A luz que vemos da lua é na verdade a luz refletida do sol. Essa luz refletida é o que nos permite enxergar a lua.
Ademais, a Lua serve como uma proteção extra ao planeta Terra, já que funciona como um escudo protetivo contra a queda de asteroides e cometas. Ela também tem influência na inclinação do eixo terrestre, assim como no movimento de rotação, que permite a sucessão entre os dias e as noites terrestres.
A Lua não tem atmosfera. Isto faz com que a sua temperatura varie entre os -200ºC (noite lunar) e os 120ºC (dia lunar). A superfície da Lua está coberta por inúmeras crateras resultantes do impacto de meteoritos. Dada a ausência de processos erosivos na Lua (vento, àgua corrente,...)
Com o passar dos anos, a Lua sincronizou o seu movimento de rotação e de translação com a Terra, ou seja: enquanto completa uma volta em torno da Terra (translação), a Lua também completa uma volta em torno de si mesma (rotação). Isso faz com que ela tenha sempre a mesma face voltada para o nosso belo planeta azul.
Buraco lunar tem ao menos cem metros de profundidade e poderia proteger astronautas da radiação, das temperaturas extremas e do clima espacial. Os cientistas descobriram, pela primeira vez, uma caverna na Lua.
O cabo de guerra político sobre a missão e o orçamento da NASA não é a única razão pela qual as pessoas não regressaram à Lua. Há também dificuldades por conta da poeira lunar, além de um problema com a luz solar e a radiação solar mortal.
Essas foram as últimas palavras proferidas por um ser humano na superfície da Lua, em 14 de dezembro de 1972, em tradução livre. Quem as disse foi o último terráqueo a deixar uma pegada no solo lunar, Eugene Cernan, o comandante da Apollo 17.
A distância média entre a Terra e a Lua é de cerca de 384.400 km. As missões Apollo da NASA levaram cerca de 3 dias para chegar ao nosso satélite natural.
se a gente abrisse a terra e colocasse luas dentro dela? Caberia um equivalente a vinte, quase vinte e uma luas, considerando que tem um espaço vazio entre elas.
Eclipse lunar parcial é o nome dado ao fenômeno astronômico em que Terra, o Sol e a Lua se encontram alinhados de forma que nosso satélite se interpõe ao Sol e gera uma sombra que tampa a lua progressivamente. Existem três tipos de eclipses lunares: os penumbrais, os parciais e os totais.
Pode não parecer, mas a Lua, além de ser o maior e mais brilhante objeto do céu noturno, é também a responsável por tornar nosso planeta mais habitável. É ela que ajuda a manter a estabilidade do clima, contribui para os movimentos das marés e para outros aspectos importantes para a vida por aqui.