A pesquisa conduzida pelo Korn Ferry Hay Group, uma consultoria global de gestão de negócios, usou dados de mais de 55.000 profissionais espalhados por cerca de 90 diferentes países. A principal conclusão foi que em 11 das 12 competências de inteligência emocional, as mulheres superaram os homens.
Qual a diferença da mente masculina para mente feminina?
Que as mulheres exibem melhor pontuação no conhecimento social, na memória, na inteligência linguística e até na compreensão dos sinais. Já os homens têm, em média, mais habilidades motoras, capacidade de trabalhar focado em um tema só e uma maior percepção espacial.
Nos níveis de QIs mais altos, a vantagem masculina se provou bem maior, dizem os pesquisadores. Entre os avaliados, o número de homens que atingiu QI de 125 foi o dobro daquele de mulheres. Entre os que obtiveram uma pontuação de 155, nível alcançado apenas por superdotados, havia 5,5 homens para cada mulher.
Uma pesquisa que analisou os depoimentos de três mil britânicos concluiu que homens têm maior propensão a dizer mentiras e se sentem menos culpados em mentir do que mulheres.
Os homens continuam, em média, maiores e mais fortes do que as mulheres, com 10kg de tecido muscular esquelético, 40% a mais de força na parte superior do corpo e 33% mais força muscular da parte inferior do corpo.
NOVA YORK (Reuters Health) - Os músculos de homens podem ser maiores do que os de mulheres, mas quando o assunto é resistência, o músculo masculino aguenta muito menos tempo, revela um estudo.
Outra pesquisa, desta vez no Reino Unido, feita pelo Science Museum, analisou três mil britânicos, concluindo a mesma coisa: homens mentem mais do que as mulheres e com menos culpa. Mentem, em média, três vezes por dia.
Estudos mostraram que, em média, o cérebro masculino é cerca de 10% maior em volume do que o cérebro feminino. No entanto, essa diferença não se traduz necessariamente em diferenças significativas de habilidades cognitivas.
Pesquisas dos EUA e da Inglaterra tentam avaliar qual gênero mente mais - e por quais motivos. Uma pesquisa do Museu da Ciência de Londres concluiu que os homens mentem mais que as mulheres. Pelo menos na Inglaterra, eles contam três lorotas por dia, em média, contra duas delas.
Após analisarem mais de 45 mil outros estudos de imagem cerebral, cientistas comprovam que cérebro feminino é mais ativo do que o masculino. Não é apenas um estereótipo popular: as mulheres realmente pensam mais que os homens.
Homens também tendem a arriscar mais e são mais corajosos, ou seja, têm menos medo de assumir dívidas ou de largar um emprego, enquanto a mulher é mais limitada pela segurança e comodidade. Eles também têm maior senso de direção, que é uma diferença muito interessante.
Os homens são mais hábeis usando as inteligências matemática-lógica, visoespacial e cinestésico-corporal. Demonstraram maior compreensão matemática, capacidade para entender mapas e se localizar no espaço. Também se saíram melhor na inteligência corporal e nas atividades que exigem força – claro.
O teste usado pelos acadêmicos teria a capacidade de medir a "habilidade cognitiva geral" – a habilidade verbal e espacial. Nos níveis de QIs mais altos, a vantagem masculina se provou bem maior, dizem os pesquisadores. Entre os avaliados, o número de homens que atingiu QI de 125 foi o dobro daquele de mulheres.
“Os homens têm cerca de 30% mais conexões entre os neurônios do que as mulheres”, afirma o cientista. “Enquanto o cérebro dos homens é cerca de 12% maior, o fluxo sanguíneo e a proporção de substância cinzenta das mulheres são mais avantajados”.
Depois de analisados os dados, os cientistas descobriram que, em média, o cérebro dos homens é maior – porém, o das mulheres tem sub-regiões do córtex maiores. Esta parte maior está associada à memória, aos sentidos, à aprendizagem e à tomada de decisões.
Quem tem mais coordenação motora, homem ou mulher?
Os estudos psicológicos mostram de forma consistente certas diferenças no comportamento dos sexos: os homens têm, em média, mais habilidades motoras e de percepção espacial, e as mulheres exibem melhor pontuação no conhecimento social e na memória.
Segundo um estudo feito na Inglaterra, os homens contam cerca de três mentiras por dia, enquanto as mulheres contam apenas duas. Já nos EUA, uma psicóloga chamada Bella DePaula, da Universidade de Harvard, concluiu que homens e mulheres mentem com a mesma frequência, mas por motivos diferentes.
Eles também descobriram que os homens possuíam mais células neuronais no córtex occipital, área do cérebro responsável pelo processamento visual. As mulheres, por sua vez, tinham maior densidade neuronal no lobo frontal do cérebro, área responsável para a resolução de problemas, motivação, planejamento e atenção.
A neurociência explica: a estrutura que permite a comunicação entre os dois hemisférios do cérebro é maior nas mulheres, otimizando a capacidade do pensamento intuitivo e analítico; apresentando maior capacidade de dar soluções práticas e ações imediatas.
A força muscular da parte superior do corpo das mulheres é de quase 55,8% da força dos homens, e a força muscular da parte inferior do corpo das mulheres gira em torno de 71,9% da força dos homens, caracterizando, qual seja o parâmetro de força avaliado, uma desvantagem para as mulheres em relação aos homens.
A ideia de que as mulheres são mais resistentes à dor do que os homens é um mito e não tem base científica. Estudos recentes sugerem diferenças complexas entre os gêneros e que podem ser influenciadas por uma série de fatores, como biologia, cultura, idade, experiência pessoal e expectativas sociais.
O homem, fisicamente, é mais forte; pode levantar pesos maiores, assestar golpes mais vigorosos e fazer movimentos mais violentos; em geral, é mais resistente à fadiga fisica, transpira mais abundantemente e sua respiração é mais rumorosa.