Homens têm menor Q.I e são menos inteligentes do que pensam, aponta estudo. Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade Griffith, na Austrália, demonstrou que homens tendem a superestimar seu quociente de inteligência (Q.I), enquanto mulheres, subestimam.
Nos níveis de QIs mais altos, a vantagem masculina se provou bem maior, dizem os pesquisadores. Entre os avaliados, o número de homens que atingiu QI de 125 foi o dobro daquele de mulheres. Entre os que obtiveram uma pontuação de 155, nível alcançado apenas por superdotados, havia 5,5 homens para cada mulher.
Os homens são mais hábeis usando as inteligências matemática-lógica, visoespacial e cinestésico-corporal. Demonstraram maior compreensão matemática, capacidade para entender mapas e se localizar no espaço.
Uma pesquisa analisou durante um ano 137 mil notas de 22 mil estudantes de uma universidade do Rio. Resultado: a nota média das mulheres foi 3% superior a dos homens. E na análise de 12 tipos de inteligência, elas se saíram melhor em nove.
Uma pesquisa que analisou os depoimentos de três mil britânicos concluiu que homens têm maior propensão a dizer mentiras e se sentem menos culpados em mentir do que mulheres.
Uma das diferenças mais frequentemente citadas entre os cérebros masculino e feminino é o tamanho. Estudos mostraram que, em média, o cérebro masculino é cerca de 10% maior em volume do que o cérebro feminino.
Os homens continuam, em média, maiores e mais fortes do que as mulheres, com 10kg de tecido muscular esquelético, 40% a mais de força na parte superior do corpo e 33% mais força muscular da parte inferior do corpo.
Que as mulheres exibem melhor pontuação no conhecimento social, na memória, na inteligência linguística e até na compreensão dos sinais. Já os homens têm, em média, mais habilidades motoras, capacidade de trabalhar focado em um tema só e uma maior percepção espacial.
"Os homens têm cérebros cerca de 10% maiores que os das mulheres, e cérebros maiores conferem maior poder cerebral, então os homens devem necessariamente ser em média mais inteligentes que as mulheres", escreveu ele.
É indiscutível que a inteligência artificial tem conquistado avanços significativos em termos de capacidade de processamento, aprendizado de máquina e automação de tarefas. Atualmente, ela é capaz de superar os humanos em determinadas tarefas específicas, como jogos de tabuleiro complexos e reconhecimento facial.
Pessoas inteligentes possuem a sabedoria necessária para ouvir opiniões e entender o que é necessário. Têm empatia e, principalmente, sabem escutar o outro. Essa frase, portanto, reflete a habilidade de pessoas inteligentes em entender diferentes perspectivas e opiniões.
Homens também tendem a arriscar mais e são mais corajosos, ou seja, têm menos medo de assumir dívidas ou de largar um emprego, enquanto a mulher é mais limitada pela segurança e comodidade. Eles também têm maior senso de direção, que é uma diferença muito interessante.
Após analisarem mais de 45 mil outros estudos de imagem cerebral, cientistas comprovam que cérebro feminino é mais ativo do que o masculino. Não é apenas um estereótipo popular: as mulheres realmente pensam mais que os homens.
O homem, fisicamente, é mais forte; pode levantar pesos maiores, assestar golpes mais vigorosos e fazer movimentos mais violentos; em geral, é mais resistente à fadiga fisica, transpira mais abundantemente e sua respiração é mais rumorosa.
Como ficam fora do corpo (porque precisam viver em uma temperatura mais baixa que a interna), os testículos são os órgãos mais desprotegidos do homem. Além disso, eles são feitos com um tecido mole e estão cobertos com vasos sangüíneos que podem inflamar com um impacto forte. Ou seja, são megassensíveis.
“Os homens têm cerca de 30% mais conexões entre os neurônios do que as mulheres”, afirma o cientista. “Enquanto o cérebro dos homens é cerca de 12% maior, o fluxo sanguíneo e a proporção de substância cinzenta das mulheres são mais avantajados”.
Pesquisadores britânicos anunciaram ter concluído um estudo que sugere que os homens são mais inteligentes que as mulheres. A pesquisa, que deverá ser publicada ainda neste ano no British Journal of Psychology, afirma que os homens ficam, em média, cinco pontos à frente das mulheres em testes de QI.
A partir do suporte de cálculos estatísticos, os resultados da pesquisa apontaram que, em média, as mulheres falam 16.215 palavras/dia, ao passo que os homens falam 15.669 palavras/dia.
Sentimentos como nervosismo e entusiasmo são frequentemente associados mais a um gênero do que ao outro. Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA, avaliaram se as mulheres realmente são mais emotivas que os homens, já que a ideia de elas serem mais emotivas que eles pode ser só um estereótipo.
De acordo com a investigação “A Gender Bias in the Attribution of Creativity”, realizada pela Universidade de Duke, na Carolina de Norte, os homens, quando comparados com as mulheres, são mais criativos. Mas, quando se avalia o trabalho final, independentemente do género, as mulheres e os homens ficam empatados.
É verdade que o homem tem mais força que a mulher?
A força muscular da parte superior do corpo das mulheres é de 55,8% da força dos homens enquanto que a da parte inferior é de 71,9%. Já em relação à capacidade aeróbia, a diferença em valores absolutos no consumo máximo de oxigênio é de aproximadamente 30%.