O produto ideal para uma limpeza simples de revestimentos cerâmicos é o detergente neutro. No entanto, ele também deve ser diluído em água antes da aplicação. Passe essa solução com um pano umedecido. Depois, use somente água limpa (de preferência quente ou morna, que limpa melhor o porcelanato) para enxaguar e seque.
O que tirar manchas esbranquiçadas do porcelanato?
Para tirar mancha de tinta de porcelanato, você irá precisar de um produto solvente, como o thinner. Aplique algumas gotas do produto em um pano limpo e seco a passe sobre a mancha até que ela saia. Em seguida, passe um pano úmido e depois seque bem.
Isso geralmente ocorre devido ao acúmulo de resíduos de cimento, argamassa e outros materiais de construção. Esses resíduos podem se infiltrar nos poros do piso e causar a aparência esbranquiçada. A primeira etapa para limpar o piso é remover qualquer sujeira solta ou detritos.
Quando o piso antiderrapante apresenta manchas esbranquiçadas causadas pelo uso de produtos contra indicados para o tipo do material aplicado, é necessário fazer uma limpeza mais profunda, removendo esses resquícios de material com detergente neutro e água.
Vinagre: Aplique vinagre branco (de álcool) no rejunte. Deixe agir entre 5 minutos e 15 minutos. Esfregue um pano limpo e macio para remover a sujeira.
Se você acaba de instalar o porcelanato polido em seu imóvel e agora notou que o piso está embaçado com aspecto engordurado, diferente da peça que você escolheu no mostruário da loja, saiba que seu porcelanato pode estar com cera protetora ou impregnado por excesso de impermeabilizante.
Se você quer saber como clarear piso encardido, prepare uma solução de 1 litro de água, 200 ml de vinagre branco, 1 colher de bicarbonato de sódio 1 colher de sopa de detergente neutro, balance a mistura, despeje no local encardido, esfregue uma vassoura com cerdas firmes e depois finalize com um pano úmido.
Ao escolher produtos de limpeza para o porcelanato polido, evite produtos químicos agressivos, como ácidos ou alvejantes, que podem danificar o acabamento e o brilho.
Para isso, basta usar um pó para polimento de porcelanato umedecido em água e esfregá-lo no piso com uma enceradeira ou esfregão fazendo movimentos circulares. Mas saiba que, após esse polimento, o porcelanato perde sua característica fosca permanentemente.
Aplique no porcelanato um pouco de vinagre diluído em água. Deixe agir cerca de 5 minutos e em seguida passe um pano para espalhar o produto de forma homogênea. Depois umedeça um pano limpo com água para retirar o vinagre do porcelanato.
O processo de limpeza do porcelanato polido embaçado é bem semelhante à limpeza de porcelana, feita com CIF Cremoso. A principal dica é não usar materiais abrasivos ou deixar produtos de limpeza descansando tempo demais no porcelanato, para que não surjam manchas indesejadas.
Além disso, a limpeza com o vinagre é uma ótima opção de manutenção no dia a dia para deixar o seu piso sempre brilhante e com aspecto de novo. E, se quiser deixar o ambiente perfumado depois da limpeza, você também pode passar um pano com essa solução: 1 copinho do amaciante de que você mais gosta em 1 litro de água.
Tratamento artificial: esse processo consiste no uso de uma cera acrílica (uma espécie de resina) destinada a dar brilho à cerâmica. São necessárias entre 2 ou 3 aplicações, além de manutenção constante. É uma alternativa considerada de baixo custo e que oferece bons resultados.
Revestimentos polidos, com os poros mais fechados, tem cor mais acentuada do que o que tenham os poros mais abertos (todo esmalte também). É exatamente por isso que o porcelanato com manchas esbranquiçadas acontece. O efeito "quando molha desaparece" se dá por esta razão.
misture uma colher de sopa de detergente neutro em um litro de água morna; molhe o pano ou esponja na solução e passe no piso, fazendo movimentos circulares; se necessário, você pode esfregar com mais força em áreas mais sujas; em seguida, enxágue o piso com água limpa e em temperatura ambiente.
Além disso, dá pra usar bicarbonato de sódio pra limpezas mais profundas ou pra remover manchas específicas. É só fazer uma pasta com bicarbonato e água, aplicar na área que precisa ser limpa e esfregar de um jeito leve com um pano macio. Em seguida, basta enxaguar com água limpa.
A regra de ouro nesse caso é: por mais sujo que esteja o porcelanato, não use produtos abrasivos! Materiais como tíner, ácidos, querosene, cloro, cera, aguarrás, álcool, água sanitária, vinagre, amoníaco, palha de aço, escovas e esponjas duras podem danificar a superfície de maneira irreversível.
Sendo assim, faça uma mistura de uma parte de vinagre para quatro de água e aplique a mistura em cima das manchas. Na sequência, deixe agir por 10 minutos e, caso a mancha persista, esfregue com uma escova de cerdas duras até retirar a mancha. Após isso, limpe com água e detergente.
Paredes e pisos com manchas esbranquiçadas e persistentes, mesmo após a limpeza, podem ser sinal de eflorescência. Essa é uma reação química que evidencia a presença de umidade ou infiltração na obra. Por isso, é importante ficar de olho nesse sinal.
Utilizar a dica da água quente facilita a remoção de manchas e encardidos no porcelanato. Para manchas, o indicado é usar uma mistura de vinagre e água (ou um limpador comercial diluído até pela metade) e com limpador escolhido, esfregar novamente com água quente.
Saponáceo comum líquido – evite a versão em pó, que, por ser áspera, pode riscar o porcelanato – e esponja macia devem resolver o problema, pois, como explica Gilmara Vieira, coordenadora de atendimento da Cerâmica Portinari (tel. 0800-7017801), marcas superficiais são facilmente removíveis.
Entretanto, pelo menos uma vez por mês, é interessante usar um produto para limpar porcelanato fosco, para evitar que o seu piso fique amarelado. Para fazer isso, dilua o produto específico para esse tipo de piso em um balde de água, seguindo as proporções indicadas pelo fabricante.
CIF cremoso tem ação intensa e sua textura ajuda a branquear os rejuntes, comece aplicando o produto e esfregando gentilmente com pano limpo. Se a mancha não sair com algumas aplicações, a recomendação é não esfregar demais e procurar uma empresa especializada para evitar danos ao acabamento polido do porcelanato.