Quem é MEI têm inscrição municipal?

Microempreendedor precisa de Inscrição Municipal? Sim, o Microempreendedor (MEI) também necessita, pois é necessário fazer o registro na Prefeitura e requisitar a Inscrição Municipal.
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Sou MEI qual minha inscrição municipal?

Sou MEI qual minha inscrição municipal? O número da inscrição municipal está no carnê do IPTU em “Cadastro do Imóvel”. Sendo assim, o documento tributário tem envio anual, pela prefeitura ao contribuinte.
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Quem abre MEI tem que ir na prefeitura?

Sim, desde que suas CNAEs não exijam Inscrição Estadual. Para isso, o prestador de serviço, autônomo ou trabalhador independente deverá emitir a NFS-e ou a NFA-e, nota de serviço e nota avulsa, respectivamente.
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Como saber inscrição estadual e municipal MEI?

Veja como:
  1. acesse o site de Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral;
  2. insira o CNPJ da empresa;
  3. clique em Consultar;
  4. pronto! Você terá seu comprovante com o número da Inscrição Estadual.
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Como saber o número da inscrição municipal pelo CNPJ?

Onde encontrar o número da Inscrição Municipal de São Paulo - SP
  1. Acesse o portal municipal, através do link: Prefeitura do Município de São Paulo;
  2. Clique em “Emissão da Ficha de Dados Cadastrais (informando o número do CPF ou do CNPJ)”:
  3. Informe o CNPJ e o Captcha de validação, em seguida clique em “Enviar”:
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Inscrição Municipal do MEI, COMO DESCOBRIR?

Como descobrir número inscrição municipal?

Como consultar o número da Inscrição Municipal

A forma mais direta é verificar no seu alvará de funcionamento, aquele documento obrigatório em alguns estabelecimentos. Além disso, é possível efetuar a consulta pela internet, contudo, é necessário verificar se a prefeitura oferece essa opção.
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O que é inscrição municipal no CNPJ?

A Inscrição Municipal é o registro do CNPJ na Prefeitura onde o profissional ou a empresa irá atuar. Serve como uma identificação cadastral no município, ou seja, é o domicílio fiscal do seu negócio. Ainda, ela está ligada ao Imposto sobre Prestação de Serviços (ISS).
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Sou MEI preciso ter inscrição estadual?

Informações. O Microempreendedor Individual (MEI) deverá solicitar a abertura da Inscrição Estadual ou a alteração cadastral diretamente no Portal do Empreendedor. Para o envio de documentos, caso sejam feitas exigências pelo Posto Fiscal, os usuários podem entregá-los remotamente via SIPET. ​Não há taxa.
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Que é MEI têm inscrição estadual?

Agora, se o MEI tem como atividade um serviço, em geral, está liberado da Inscrição Estadual. Os serviços que exigem esse registo são os de comunicação e transporte entre municípios e estados.
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Quando o MEI precisa de inscrição estadual?

As obrigações de pagamento do MEI são apenas aquelas constantes da sua guia de pagamento mensal (DAS-MEI). Mas é necessário fazer a Inscrição Estadual para poder emitir nota fiscal de venda, de industrialização ou de transporte intermunicipal ou interestadual.
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Sou MEI e não tenho inscrição municipal?

O número da inscrição municipal está no carnê do IPTU em “Cadastro do Imóvel”. Sendo assim, o documento tributário tem envio anual, pela prefeitura ao contribuinte. Contudo, caso não seja possível localizar o número, o responsável pela empresa deve procurar a prefeitura de sua cidade.
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Como legalizar MEI na Prefeitura?

Para legalizar a atividade nos casos das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Microempreendedor Individual visite a Sala do Empreendedor. Para legalizar o exercício da atividade o interessado deverá providenciar a inscrição no Cadastro Municipal de Contribuintes (CMC)junto à Prefeitura.
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Como emitir nota fiscal sem ter Inscrição Municipal?

De forma geral, você pode seguir estes passos:
  1. Acessar o site da Prefeitura onde está sediado seu CNPJ;
  2. Buscar o portal do Empreendedor ou semelhante;
  3. Acessar sua conta com seu CNPJ;
  4. Buscar o campo de Emissão de Notas Fiscais;
  5. Preencher os campos de cliente, tipo e descrição de atividade e valor do serviço.
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Como solicitar a inscrição estadual do MEI?

Como solicitar a inscrição estadual do MEI?
  1. Acessar o site da Redesim;
  2. Clicar em “Já possuo Pessoa Jurídica”;
  3. Clicar em “Atos exclusivos no Estado e no Município”;
  4. Realizar o login da conta Gov.br digitando o CPF e a senha de acesso;
  5. Clicar em INSCRIÇÃO, REATIVAÇÃO ou ATUALIZAÇÃO EXCLUSIVA NO ESTADO;
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Para que serve a inscrição municipal?

A Inscrição Municipal aparece no alvará, que deve ficar em local visível a todos, na sede da empresa. É pela inscrição do ISS que a prefeitura controla o alvará de localização, funcionamento e atividades de prestação de serviços da empresa.
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Precisa do número do IPTU para abrir o MEI?

Comprovante de endereço atualizado (máximo de 3 meses): em nome do Microempreendedor Individual, dos pais ou em nome do cônjuge (neste caso, apresentar também Certidão de Casamento). Carnê de IPTU do imóvel utilizado como ponto de contato - original OU cópia (simples apresentação).
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Como emitir nota fiscal com o MEI?

  1. Etapa 1 – Acessar o serviço no site da Receita Estadual (clique aqui)
  2. Etapa 3 – Informar os dados da nota.
  3. Etapa 4 – Validar a nota.
  4. Etapa 5 – Transmitir a nota.
  5. Etapa 6 – Imprimir o DANFE e baixar o arquivo XML.
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Qual é o contrato social do MEI?

O MEI não tem contrato social e não pode ter sócio. O MEI é um Empresário Individual, que exerce atividade econômica em nome próprio. O Certificado da Condição de Microempreendedor Individual – CCMEI, é o documento comprobatório do registro como MEI, conforme previsto na Resolução CGSIM n.
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Quem é isento da inscrição estadual?

Os Microempreendedores Individuais têm direito à isenção de Inscrição Estadual, mesmo que exerçam natureza de comércio ou revenda de mercadoria. Além disso, nessa condição, o empreendedor pode receber notas fiscais, e outros documentos, como PJ isento. Por isso, o MEI tem direito à isenção de inscrição estadual.
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Qual CNAE precisa de inscrição estadual?

Veja alguns exemplos de CNAE Simples:
  • 6911-7/01: serviços advocatícios;
  • 7111-1/00: serviços de arquitetura;
  • 7112-0/00: Serviços de engenharia;
  • 7319-0/04: Consultoria em publicidade;
  • 6204-0/00: Consultoria em tecnologia da informação;
  • 7319-0/03: Marketing direto;
  • 6201-5/02: Web design;
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Quais são as obrigações acessórias do MEI?

5 obrigações que todo MEI deve cumprir
  • Pagamento da guia DAS. ...
  • Emissão de nota fiscal. ...
  • Relatório mensal das receitas. ...
  • Declaração Anual do Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI) ...
  • Informações sobre funcionário contratado.
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Como saber a minha inscrição estadual?

Como consultar a inscrição estadual pelo CNPJ?
  1. Acesse o site da Secretaria da Fazenda do estado de registro da sede da empresa, mesmo se houver filiais em outros estados.
  2. Procure pela opção de consulta de CNPJ ou inscrição estadual.
  3. Basta informar o número do CNPJ da empresa na barra de buscas e seguir as instruções.
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Qual a diferença entre CNPJ e Inscrição Municipal?

O CNPJ é um número com 14 dígitos que identifica a empresa perante a Receita Federal. Na prática, ele funciona como um RG do negócio. Para fazer a Inscrição Municipal, a empresa já precisa ter emitido o seu CNPJ, pois será necessário informar o número do cadastro.
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Como saber se a empresa tem inscrição estadual ou municipal?

Através do site do Sintegra, o empreendedor ou qualquer pessoa interessada tem como descobrir a Inscrição Estadual pelo CNPJ. O número representa o registro da empresa no cadastro do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), identificando-o como estabelecimento regular, com registro formal.
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Qual a diferença de inscrição estadual e municipal?

Enquanto a Inscrição Municipal serve para recolhimento do ISS, que é de responsabilidade de cada prefeitura e permite que você emita a Nota Fiscal de Serviço, a Inscrição Estadual é para empresas que vendem produtos físicos, como roupas, sapatos, livros, celulares ou qualquer outro item.
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