Bentinho é o protagonista e também um antagonista da obra Dom Casmurro. É um homem atormentado pelo ciúme e pela dúvida em relação à fidelidade de sua esposa, Capitu.
Um protagonista é um personagem principal em uma história, enquanto um antagonista é uma oposição. Um protagonista trabalha em direção ao objetivo da história, enquanto um antagonista trabalha contra os objetivos do protagonista.
Se houver uma personagem que se opõe à personagem principal, um vilão, por exemplo, recebe o nome de antagonista. O protagonista de um texto de ficção pode ter qualidades muito elevadas. Pode ser forte, ou virtuoso, ou inteligente ou corajoso ao extremo.
Escobar: o melhor amigo de Bentinho, a quem conheceu quando estudaram juntos no seminário. Dona Sancha: mulher de Escobar, ex-colega de colégio de Capitu. Dona Glória: mãe de Bentinho, adora o filho e é também muito religiosa.
O narrador é o próprio Bentinho, já transmudado na velhice como o Dom Casmurro, alcunha que marcou uma personalidade amarga, triste, abatida, deprimida. Bentinho terminou a vida massacrado pelo fantasma da traição da esposa, cuja descoberta (imaginária) lhe tirou o contentamento de viver. É um drama de realismo ferino.
Resumo para entender Dom Casmurro de Machado de Assis (análise literária)
Quem é antagonista da história?
Na narratologia o termo antagonista é geralmente usado para indicar o personagem que, em uma história, se opõe ao protagonista. Nos gêneros literários que utilizam a figura do herói (bom) em sentido amplo ou restrito (por exemplo, contos de fadas e romances de cavalaria), o antagonista representa o anti-herói ou vilão.
O antagonista é um personagem que desempenha papel fundamental na narrativa ao se opor aos objetivos, valores ou ideais do protagonista. Ele cria conflitos e obstáculos que o protagonista deve enfrentar e superar ao longo da história, impulsionando a trama e proporcionando tensão e desafios.
Ao fim, Ezequiel morreu de febre tifóide, foi enterrado em Jerusalém com as palavras “tu eras perfeito nos teus caminhos”. Dom Casmurro apenas conclui que sua maior amiga e seu melhor amigo foram unidos pelo destino e enganaram-o.
Temos três tipos: o protagonista - também conhecido como personagem principal; (o herói, por exemplo) o antagonista - personagem contrário ao protagonista; (o vilão)
O Antagonista foi criado pelos jornalistas Diogo Mainardi e Mário Sabino em 1 de janeiro de 2015. Em agosto de 2015, o jornalista Claudio Dantas passou a integrar como terceiro membro colaborador.
Os antagonistas podem ser divididos em antagonistas de receptores e antagonistas sem receptores. O antagonista de receptor liga-se ao sítio ativo (sítio de ligação do agonista) ou a um sítio alostérico de um receptor.
A protagonista é aquela cujos acontecimentos que a envolvem correspondem ao foco da narrativa. A antagonista rivaliza com a protagonista. Geralmente possuem visões de mundo distintas e conflituosas e são colocadas em embate constante na narrativa.
O vilão é um tipo específico de antagonista. Ele é movido por intenções malvadas e geralmente causa sofrimento aos outros. O vilão clássico é aquele que se diverte com o sofrimento alheio e não tem nenhum senso de moral.
Qual é a diferença entre antagonista e protagonista?
O próprio dicionário, em suas definições aos respectivos vocábulos, define o antagonista como “pessoa que é contra alguém ou algo; adversário, opositor” e o protagonista como “personagem principal” e até mesmo “pessoa que desempenha ou ocupa o primeiro lugar num acontecimento”.
Como é chamado o personagem que ajuda o antagonista?
Oponente é o personagem que tem uma relação próxima do antagonista, compartilhando do mesmo desejo dele. Pode ser um amigo, parente ou funcionário do antagonista. Coadjuvante é o personagem que auxilia no desenvolvimento da história, exercendo uma função que pode ou não estar relacionada com a narrativa principal.
A dúvida sobre a suposta traição de Capitu é proposital, convidando o leitor a refletir sobre a natureza da paranoia de Bentinho e a incerteza das relações humanas; é portanto um mistério que permanece intencionalmente sem solução.
Cleia Drose – “Capitu não traiu Bentinho. Ele devia ter a autoestima baixa e sentia ciúmes dela. Em meu entender, ela o amava e não o traiu.” Leonardo Andrade – “Na minha opinião, não há outra resposta plausível que não seja talvez.
Transforma-se, assim, paulatinamente, no amargo "Dom Casmurro", que dá título ao romance, enquanto Capitu vive com o filho na Suíça. Capitu morre no exterior e Ezequiel, depois de formado, volta para o Brasil e procura por Bentinho.