Marcio Tadeu Lopes Coelho, conhecido como Marcinho VP é líder do Comando Vermelho em Minas Gerais. O homem foi transferido nesta quarta-feira (22) para Minas Gerais.
Há 25 anos, André Torres criou o Grupo União, depois chamado Falange, hoje Comando Vermelho. Não importa o nome, foi a semente do crime organizado. Ele avalia o tempo e analisa: “Em termos de criminalidade, mudou tudo. Hoje os assaltos a bancos são raros porque não rendem.
Chefe do Comando Vermelho é preso do Rio de Janeiro | Jornal da Band
Quem é o pai do Comando Vermelho?
Seu pai é Márcio dos Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP e apontado um dos dois principais líderes da facção Comando Vermelho (CV) – o outro é Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar.
O Comando Vermelho (CV) é a mais poderosa facção criminosa do Rio de Janeiro. Atua nas favelas cariocas sob a liderança dos “donos do morro”. O CV é a maior rival do PCC.
Entre os detentos, conhecidos 'personagens 'no 'mundo do crime', está Carlos Vinicius Lírio da Silva, o Cabeça do CV, acusado de liderar o tráfico de drogas em comunidades de São Lourenço e da Zona Norte de Niterói, apontado pela polícia como um dos mentores do fracassado plano para dar funga, em um helicóptero, a ele ...
Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, está detido em um presídio de segurança máxima de Catanduvas (PR). Ele é apontado como líder máximo do Comando Vermelho e, mesmo preso, mantém influência dentro da organização criminosa que atua principalmente nas comunidades do Rio de Janeiro.
Se você não é tão ligado no mundo do rap, saiba que Mauro Davi dos Santos Nepomuceno (seu nome de batismo), aos 22 anos, já é uma figurinha tarimbada no meio desse estilo musical. O jovem e promissor cantor é filho do traficante Marcinho VP, preso desde 1986.
Por que o Comando Vermelho se chama Comando Vermelho?
Uma outra grande facção criminosa, o Comando Vermelho, foi formado por reincidentes da antiga facção Falange Vermelha, que durante a década de 70 lutava pelo fim da tortura e dos maus tratos aos prisioneiros.
Surgiu a partir da Falange Vermelha, com o lema “Paz, Justiça e Liberdade” e institucionalizou o mito das organizações criminosas no tráfico do Rio. Os principais fundadores foram Willians da Silva Lima, o "Professor", Paulo César Chaves e Eucanã de Azevedo.
Wilton Quintanilha, o Abelha, considerado um dos principais líderes do Comando Vermelho, é um dos homens mais procurados nas operações que ocorrem nesta semana no Rio de Janeiro.
Entre os alvos estava Fhillip da Silva Gregório, conhecido como Professor. O homem de 36 anos é apontado como o responsável pela aquisição e transporte de fuzis e pistolas para o CV (Comando Vermelho), maior facção criminosa do Rio de Janeiro.
Após julgamento que durou mais de doze horas, o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi condenado a 120 anos de cadeia por quatro homícidios em 2002. Segundo especialistas, com a nova pena, ele só poderá sair da cadeia em 2045.