Terceiro Comando Puro, conhecido também pela sigla TCP, é uma organização criminosa carioca, surgida no Rio de Janeiro, a partir de uma dissidência do Terceiro Comando, liderada pelos traficantes Facão e Robinho Pinga. Atualmente, é a segunda maior facção do Rio de Janeiro.
Atualmente, o comando do TCP está nas mãos de figuras proeminentes, inclusive Menor P, Peixe, Peixão, Coronel, Bill e TH. Peixe exerce autoridade sobre a Vila Aliança, em Bangu, enquanto Peixão domina o Complexo de Israel, na zona norte do Rio.
Atualmente, os líderes da facção são Thiago da Silva Folly, conhecido como “TH”, chefe do tráfico de drogas no Complexo da Maré; Álvaro Malaquias Santa Rosa, ou “Peixão”, que gerencia as atividades no Complexo de Israel; além de outros integrantes como Bruno da Silva Loureiro, o “Coronel”, que atua na zona oeste do Rio ...
Em Porto Seguro, na Bahia, foi preso um dos principais líderes de uma das maiores organizações criminosas do país na noite desta terça-feira (21). Marcio Tadeu Lopes Coelho, conhecido como Marcinho VP é líder do Comando Vermelho em Minas Gerais.
Conhecido como Peixão, o traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, que se diz evangélico, já havia proibido terreiros de matrizes africanas de atuar na região do Complexo de Israel, um conjunto de favelas na zona norte do Rio.
PEIXÃO DO TCP E O CRESCIMENTO DO NARCO-PENTECOSTALISMO
Onde é o complexo de Israel?
O território dominado, de acordo com as reportagens, compreende as favelas de Parada de Lucas e Vigário Geral, além das localidades conhecidas como Cidade Alta (Cordovil), Cinco Bocas (Olaria) e Quitungo, todos localizados na Zona Norte da cidade do Rio.
Ao todo, TH tem 14 mandados de prisão em aberto, expedidos entre os anos de 2015 e 2022, por homicídio, roubo e tráfico de drogas. Ele também estaria envolvido no treinamento de criminosos da facção, feitos num clube na Vila do João.
As investigações mostram que o PCV é chefiado por Carlos Alberto Furtado da Silva, vulgo Beto. Ele se encontrava na Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMA), em Viana, Grande Vitória. Em 19 de julho de 2021, foi transferido para uma prisão federal no Norte do país.
Drº Fabrício Oliveira foi constatado que o traficante Peixão determinou que seus subordinados invadissem a comunidade Cinco Bocas e tomassem os pontos de drogas ali existentes. Neste ataque pelo menos sete pessoas foram mortas pelos traficantes da Cidade Alta.
Terceiro Comando Puro, conhecido também pela sigla TCP, é uma organização criminosa carioca, surgida no Rio de Janeiro, a partir de uma dissidência do Terceiro Comando, liderada pelos traficantes Facão e Robinho Pinga. Atualmente, é a segunda maior facção do Rio de Janeiro.
Histórico. Cesar Reis Barros, o Tipo Assim ou Colombiano, é ligado a facção Terceiro Comando Puro, e faz parte do tráfico de drogas que age no Complexo da Maré, cujo o comando está sob as ordens do traficante Thiago da Silva Foly, o TH da Maré.
História. A história do Terceiro Comando inicia com o criminoso Jorge Zambi, o Pianinho, na década de 80. Até aquele momento, duas facções criminosas guerreavam entre si no estado do Rio de Janeiro; Falange Vermelha e Falange Jacaré.
Seu pai é Márcio dos Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP e apontado um dos dois principais líderes da facção Comando Vermelho (CV) – o outro é Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. Marcinho VP tem 54 anos e está preso desde os 26 – portanto, Oruam nunca conviveu com o pai fora da cadeia.
De acordo com a polícia, Carlinhos Cocaína é um dos oito traficantes alvos de mandados de prisão expedidos pelo plantão judiciário por suspeita de envolvimento num tiroteio na Cidade de Deus que culminou na queda de um helicóptero da PM, em 19 de novembro de 2016.
O Comando Vermelho (CV) é a mais poderosa facção criminosa do Rio de Janeiro. Atua nas favelas cariocas sob a liderança dos “donos do morro”. O CV é a maior rival do PCC.
A disputa: a batalha entre as duas facções ocorre por dois motivos. O primeiro pela aliança entre o PGC e o CV, em Santa Catarina. O outro seria pelo controle dos portos clandestinos catarinenses para envio de drogas via rotas marítimas.
No Complexo do Alemão, antes chefiado por Márcio Nepomuceno, o Marcinho VP, hoje é por Luciano Martiniano da Silva, o Pezão, e assim por diante. O mesmo ocorre nos estados.
No final da década de 1970, a necessidade de um sistema unificado para a troca de dados em redes diversas deu origem ao TCP/IP. Esse conjunto de regras, desenvolvido por Vinton Cerf e Bob Kahn, visava integrar a comunicação entre múltiplas redes de computadores, um desafio significativo na época.