IVAN (José de Arimathéa) – Chefe dos ciganos e pai de Svetlana (Theresa Amayo). STEINER (Ziembinski) – Pai de Ivan (José de Arimathéa). Os nomes dos três personagens principais – Wladimir, Wanda e Fernando – foram uma homenagem do autor Moysés Weltman a seus filhos.
Como vimos no artigo passado, cada cigano pertencem a um clã (um grupo), nos grupo sempre há um líder, que é chamado de Barô, cujo todos os ciganos do clã devem obediência e respeito.
Estudos genéticos confirmam a Índia como sendo o local de origem dos ciganos. De acordo com um estudo genético, a análise de linhagens uniparentais revela com consistência o Noroeste da Índia como sendo a região de origem dos ciganos.
María de Padilla, mais conhecida como Maria Padilha, é uma entidade espiritual para os ciganos e uma figura muito importante dentro da umbanda brasileira.
Sara ou Sara, a negra (em romani: Sara la Kali; em francês: Sara la noire), segundo várias lendas, foi uma discípula de Jesus venerada popularmente como santa pela Igreja Católica. Ela é invocada como a padroeira dos povos ciganos e de mulheres que buscam fertilidade.
O romani (rromani ćhib) é o idioma dos Rom e dos Sintos, povos nômades geralmente conhecidos pela designação de ciganos. Pertence ao ramo indo-ariano proveniente do grupo linguístico indo-europeu. Não deve ser confundido com o romeno e o romanche, que são línguas latinas.
No sincretismo religioso, Egunitá é Santa Sara Kali, a Deusa dos Ciganos, linha de trabalho belíssima na Umbanda. Os ciganos são guias espirituais que trabalham de maneira respeitosa e que sempre demonstram o caráter fraterno de sua grande tribo. Eles entendem os rituais como forma de evolução e contribuição.
tem ligação com o povo da rua, ou seja é um Exu cigano. E quando nós temos um cigano. que não utiliza a cor preta na sua roupa, aí nós temos um cigano oriundo sim do oriente, então se teve uma vivência. se esse cigano utiliza a cor preta nas vestimentas, logo nós teremos um Exu cigano.
Muitos produtos artesanais ciganos são altamente valorizados por sua beleza e qualidade. Eles frequentemente usam essas habilidades para criar produtos e vendê-los durante suas viagens.
Art. 2º Considera-se cigano o indivíduo que se autodeclara e é reconhecido por outros indivíduos e/ou coletivos ciganos como ciganos, considerando sua consanguinidade e genealogia, podendo ou não apresentar uma cultura distinta da sociedade nacional.
Os ciganos acreditam na vida após a morte e seguem todos os rituais para aliviar a dor dos seus antepassados que partiram. Costumam colocar no caixão da pessoa morta uma moeda, para que ela possa pagar a travessia do grande rio que separa a vida da morte.
Não há uma religião cigana. Ciganos são uma etnia e adotam as religiões dos países onde vivem. No Brasil, há ciganos católicos, espíritas, umbandistas e evangélicos.
O município de Sousa foi escolhido para dar início a Caravana por abrigar atualmente a maior comunidade cigana da América Latina. O ciganos da etnia Calon, residentes naquela cidade, marcam a história de resistência, resiliência e luta coletiva pela vida.
Existem muitas especulações em torno da origem dos ciganos, mas de acordo com Ivatts (1975) e Guimarais (2012), a teoria mais aceitável é que são descendentes de uma casta de militares da Índia, que saíram em diáspora por volta do ano 1000 rumo ao oeste, motivados por uma série de invasões islâmicas.
Pomba-Gira Cigana é uma entidade amiga especialista em amor e prosperidade. Ela inspira liberdade através de uma figura feminina sagrada. Além disso, ela caminha ao lado de quem pede ajuda, mostrando as oportunidades e auxiliando as relações. Conheça as simpatias da Pomba-Gira Cigana para atrair amor e prosperidade.
“Não é igual ao que era antigamente, mas é uma tradição guardada”, avalia Deolinda Vicente, analisando que “os lutos eram muito pesados”. Antigamente, as mulheres ciganas precisavam vestir roupas pretas e compridas durante anos, cortar o cabelo curto, usar um lenço preto na cabeça e “carregar” o luto para toda a vida.
Apesar de serem diferentes grupos com diferentes línguas, atribui-se aos ciganos uma língua comum, o romani, que, durante 700 ou 800 anos, na Europa, fragmentou-se em cerca de 60 dialetos, que podem ser agrupados em dois: vlax e não-vlax, designação referente ao principado de Valáquia.
Sara Zaad, cigana famosa nas redes sociais, também falou sobre uma descoberta no solo da Terra que pode "mudar todo o conhecimento" sobre o nosso planeta. Ao fazer uma técnica de cafeomancia, a cigana Sara Zaad falou sobre descobertas científicas que estão sendo "escondidas" e que podem vir à tona em breve.
Vela branca, é ideal para fazer uma limpeza espiritual e pedir pela nossa saúde e paz. É dia de vela verde e promove a fertilidade, o sucesso, a prosperidade e a abundância. Vela vermelha para pedir coragem, paixão e poder. Vela roxa, é um ótimo dia para afastar o mau-olhado e pedir proteção.
Nos primórdios, entre os ciganos, havia apenas o conceito de Devel (Deus) e Beng, a incorporação do demônio ou da energia negativa, contra a qual se cercavam de simpatias, ritos e rezas. A cartomancia e a quiromancia lhes têm sido inerentes.