O que diz Paulo Freire sobre a contação de história?

A contação de histórias veicula e decodifica memórias, ideologias, conhecimentos, sentimentos e o imaginário de pessoas, povos e nações; por essa razão, constituem-se mecanismos que possibilitam a assunção da identidade cultural.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em construirnoticias.com.br

O que diz Piaget sobre a contação de história?

Segundo Piaget (1978), a prática da contação de história auxilia na formação humana, através da imaginação, atenção, linguagem. A criança aprende pelos objetos, com o meio social, brincadeiras e jogos, contribuindo para a promoção de aprendizagens com sentido e significado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em anais.anped.org.br

O que diz a teoria de Paulo Freire?

Para o método Paulo Freire, o professor está em igualdade com o aluno, ambos são agentes na construção do conhecimento. Dessa forma, não há uma hierarquia e o professor não é uma autoridade, ou seja, não é o detentor de todo o conhecimento. Isso permite ao aluno um papel de protagonista do conhecimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tutormundi.com

Qual a importância da contação de histórias na prática pedagógica?

A contação de histórias, utilizada efetivamente na educação infantil como disciplina de obrigatoriedade e não opcional pois possibilita desde cedo o contato da criança com o mundo dos livros e dessa forma vai despertando nesses, a vontade de ler, e de ser o próprio leitor ao invés de só ouvinte.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em uniesp.edu.br

O que a Bncc fala sobre a contação de história na educação infantil?

A contação de histórias na BNCC

A Base Nacional Comum Curricular prevê a contação de histórias como ferramenta pedagógica na educação infantil. Especificamente, o campo de experiência “escuta, fala, pensamento e imaginação” a valoriza inserida na habilidade de interação e de comunicação (BNCC, p. 42).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em milenioescolar.com.br

Paulo Freire - Principais conceitos e pensamentos

O quê Vygotsky fala sobre a contação de história na educação infantil?

De acordo com Vygotsky: O brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nucleodoconhecimento.com.br

Qual o objetivo de se trabalhar contação de história na educação infantil?

Essa prática é muito importante, pois promove desenvolvimento cognitivo e social na criança, melhorando suas capacidades de comunicação. Diferente da leitura comum, a contação de histórias permite improviso e interação com o ouvinte, o que torna tudo muito mais envolvente e prazeroso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em superautor.com.br

Qual o principal objetivo da contação de história?

A contação de histórias na educação infantil desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento, proporciona vivenciar diversas emoções como medo e angústias, ajudando a criança a resolver seus conflitos emocionais próprios, aliviando sobrecargas emocionais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em docs.uninove.br

O que diz a Bncc sobre a contação de história?

A contação de histórias é um excelente estímulo para trabalhar esse campo da BNCC de maneira lúdica, valorizando a construção da própria identidade, de relações e afetos entre as crianças.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.etapapublico.com.br

Por que a contação de histórias é importante?

A tradição de contar histórias

Cada história carrega consigo uma lição, um ensinamento, que as crianças devem aprender e respeitar ao longo de suas vidas. É também contando e ouvindo histórias que resgatamos nossas memórias culturais e afetivas, fundamentais para descobrir quem somos e como lidamos com os outros.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufmg.br

Quais são os três métodos de Paulo Freire?

O método de alfabetização Freiriano consiste em princípios, que para Moacir Gadotti, são três: a politicidade do ato educativo; a investigação tematizada; e a dialética filosófica e antropológica .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jornadapedagogica.educacao.ba.gov.br

Qual a frase de Paulo Freire sobre educação?

"Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor." "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oglobo.globo.com

Qual a origem da contação de histórias?

A contação de história surgiu antes mesmo da escrita, pois, desde o princípio a humanidade sentia a necessidade de repassar, através da oralidade, fatos históricos que faziam parte do passado de cada povo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufpb.br

Como desenvolver uma contação de história na educação infantil?

Como aprender a contar histórias de forma incrível?
  1. Escolha histórias que você também goste. ...
  2. Saiba usar bem o livro. ...
  3. Você também pode testar não usar o livro. ...
  4. A linguagem corporal conta muito. ...
  5. Vozes e entonações. ...
  6. Sem pressa. ...
  7. Criando uma superprodução. ...
  8. Não fuja das palavras mais complicadas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiadofuturo.com.br

Qual o campo de experiência que trabalha a contação de história?

Nesse momento, verificamos as muitas as possibilidades de aprendizagem que a contação de história oferece, pois além de divertir e incentivar a leitura, ela pode desenvolver o raciocínio lógico, a socialização, sentimentos de pertença, sensibilidade, gosto artístico, interesse pela leitura e pelo conhecimento, ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pibid.ufms.br

Qual é a metodologia da contação de história na educação infantil?

METODOLOGIA

Enquanto se conta, são feitas perguntas sobre o enredo, personagens e as características do cenário. Depois da contação, pergunta- se quem quer recontar a história para os colegas. A análise de dados é realizada através de fotografias e anotações que são feitas durante a realização da atividade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sites.unipampa.edu.br

Quais habilidades são desenvolvidas na contação de história?

Por meio dela, as crianças podem começar a desenvolver a imaginação, a criatividade, o gosto pela leitura e pela linguagem, criando empatia com os personagens. A contação de histórias desperta na criança o lado lúdico, característica muito importante para seu desenvolvimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em barcelonasuperficies.com.br

Qual a importância da contação de histórias para os alunos do ensino fundamental anos iniciais?

Pela leitura e pela contação de história, é possível se conhecer e aprender os conteúdos do ensino, é possível entender o mundo a sua volta, é uma forma divertida e prazerosa da criança ter a aquisição do conhecimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em rd.uffs.edu.br

O que as crianças aprendem ouvindo histórias?

O ato de contar uma história, além de atividade lúdica, amplia a imaginação e ajuda a criança a organizar sua fala, através da coerência e da realidade. O ver, sentir e ouvir são as primeiras disposições na memória das pessoas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educador.brasilescola.uol.com.br

É o recurso mais usado em contação de histórias?

Os fantoches são os recursos mais conhecidos. Pessoas e animais em tecido são bem comuns, mas você pode confeccionar com caixas, dobradura de papel como o exemplo a seguir, que apresento os personagens da história Menina Bonita do Laço de Fita.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pilulasparaimaginacao.com.br

O que diz Piaget sobre a literatura infantil?

Pelo eixo epistemológico, Piaget trata a Literatura Ficcional como um Outro que carece da seriedade e da objetividade da Ciência. Pelo eixo genético, ele se dedica a mapear o processo de construção cognitiva desde a infância até a idade adulta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.marilia.unesp.br

Qual é a maior ferramenta do contador de histórias?

Apesar, do uso comum de adereços cênicos, a paixão pela história é, segundo o contador, a principal ferramenta de trabalho de de quem narra histórias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.estantevirtual.com.br

O que o Vygotsky defende?

De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ninhosdobrasil.com.br

O que a contação de histórias estimula?

Curiosidade, imaginação e comunicação

A contação de histórias aumenta a vontade da criança de expressar e comunicar seus pensamentos e sentimentos. Para estimular isso, o professor deve encorajá-la a fazer perguntas e falar sobre como se sentem em relação às decisões dos personagens ou ao final da história.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editoraopet.com.br

Qual é a frase mais conhecida de Paulo Freire?

O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ebiografia.com