O que diz Piaget sobre a contação de história?
Segundo Piaget (1978), a prática da contação de história auxilia na formação humana, através da imaginação, atenção, linguagem. A criança aprende pelos objetos, com o meio social, brincadeiras e jogos, contribuindo para a promoção de aprendizagens com sentido e significado.O que diz a teoria de Paulo Freire?
Para o método Paulo Freire, o professor está em igualdade com o aluno, ambos são agentes na construção do conhecimento. Dessa forma, não há uma hierarquia e o professor não é uma autoridade, ou seja, não é o detentor de todo o conhecimento. Isso permite ao aluno um papel de protagonista do conhecimento.Qual a importância da contação de histórias na prática pedagógica?
A contação de histórias, utilizada efetivamente na educação infantil como disciplina de obrigatoriedade e não opcional pois possibilita desde cedo o contato da criança com o mundo dos livros e dessa forma vai despertando nesses, a vontade de ler, e de ser o próprio leitor ao invés de só ouvinte.O que a Bncc fala sobre a contação de história na educação infantil?
A contação de histórias na BNCCA Base Nacional Comum Curricular prevê a contação de histórias como ferramenta pedagógica na educação infantil. Especificamente, o campo de experiência “escuta, fala, pensamento e imaginação” a valoriza inserida na habilidade de interação e de comunicação (BNCC, p. 42).
Paulo Freire - Principais conceitos e pensamentos
O quê Vygotsky fala sobre a contação de história na educação infantil?
De acordo com Vygotsky: O brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.Qual o objetivo de se trabalhar contação de história na educação infantil?
Essa prática é muito importante, pois promove desenvolvimento cognitivo e social na criança, melhorando suas capacidades de comunicação. Diferente da leitura comum, a contação de histórias permite improviso e interação com o ouvinte, o que torna tudo muito mais envolvente e prazeroso.Qual o principal objetivo da contação de história?
A contação de histórias na educação infantil desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento, proporciona vivenciar diversas emoções como medo e angústias, ajudando a criança a resolver seus conflitos emocionais próprios, aliviando sobrecargas emocionais.O que diz a Bncc sobre a contação de história?
A contação de histórias é um excelente estímulo para trabalhar esse campo da BNCC de maneira lúdica, valorizando a construção da própria identidade, de relações e afetos entre as crianças.Por que a contação de histórias é importante?
A tradição de contar históriasCada história carrega consigo uma lição, um ensinamento, que as crianças devem aprender e respeitar ao longo de suas vidas. É também contando e ouvindo histórias que resgatamos nossas memórias culturais e afetivas, fundamentais para descobrir quem somos e como lidamos com os outros.
Quais são os três métodos de Paulo Freire?
O método de alfabetização Freiriano consiste em princípios, que para Moacir Gadotti, são três: a politicidade do ato educativo; a investigação tematizada; e a dialética filosófica e antropológica .Qual a frase de Paulo Freire sobre educação?
"Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor." "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."Qual a origem da contação de histórias?
A contação de história surgiu antes mesmo da escrita, pois, desde o princípio a humanidade sentia a necessidade de repassar, através da oralidade, fatos históricos que faziam parte do passado de cada povo.Como desenvolver uma contação de história na educação infantil?
Como aprender a contar histórias de forma incrível?
- Escolha histórias que você também goste. ...
- Saiba usar bem o livro. ...
- Você também pode testar não usar o livro. ...
- A linguagem corporal conta muito. ...
- Vozes e entonações. ...
- Sem pressa. ...
- Criando uma superprodução. ...
- Não fuja das palavras mais complicadas.
Qual o campo de experiência que trabalha a contação de história?
Nesse momento, verificamos as muitas as possibilidades de aprendizagem que a contação de história oferece, pois além de divertir e incentivar a leitura, ela pode desenvolver o raciocínio lógico, a socialização, sentimentos de pertença, sensibilidade, gosto artístico, interesse pela leitura e pelo conhecimento, ...Qual é a metodologia da contação de história na educação infantil?
METODOLOGIAEnquanto se conta, são feitas perguntas sobre o enredo, personagens e as características do cenário. Depois da contação, pergunta- se quem quer recontar a história para os colegas. A análise de dados é realizada através de fotografias e anotações que são feitas durante a realização da atividade.
Quais habilidades são desenvolvidas na contação de história?
Por meio dela, as crianças podem começar a desenvolver a imaginação, a criatividade, o gosto pela leitura e pela linguagem, criando empatia com os personagens. A contação de histórias desperta na criança o lado lúdico, característica muito importante para seu desenvolvimento.Qual a importância da contação de histórias para os alunos do ensino fundamental anos iniciais?
Pela leitura e pela contação de história, é possível se conhecer e aprender os conteúdos do ensino, é possível entender o mundo a sua volta, é uma forma divertida e prazerosa da criança ter a aquisição do conhecimento.O que as crianças aprendem ouvindo histórias?
O ato de contar uma história, além de atividade lúdica, amplia a imaginação e ajuda a criança a organizar sua fala, através da coerência e da realidade. O ver, sentir e ouvir são as primeiras disposições na memória das pessoas.É o recurso mais usado em contação de histórias?
Os fantoches são os recursos mais conhecidos. Pessoas e animais em tecido são bem comuns, mas você pode confeccionar com caixas, dobradura de papel como o exemplo a seguir, que apresento os personagens da história Menina Bonita do Laço de Fita.O que diz Piaget sobre a literatura infantil?
Pelo eixo epistemológico, Piaget trata a Literatura Ficcional como um Outro que carece da seriedade e da objetividade da Ciência. Pelo eixo genético, ele se dedica a mapear o processo de construção cognitiva desde a infância até a idade adulta.Qual é a maior ferramenta do contador de histórias?
Apesar, do uso comum de adereços cênicos, a paixão pela história é, segundo o contador, a principal ferramenta de trabalho de de quem narra histórias.O que o Vygotsky defende?
De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.O que a contação de histórias estimula?
Curiosidade, imaginação e comunicaçãoA contação de histórias aumenta a vontade da criança de expressar e comunicar seus pensamentos e sentimentos. Para estimular isso, o professor deve encorajá-la a fazer perguntas e falar sobre como se sentem em relação às decisões dos personagens ou ao final da história.
Qual é a frase mais conhecida de Paulo Freire?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.