Em 2001, o guaraná foi adquirido pela Coca-Cola Brasil e passou a fazer parte do nosso portfólio de produtos — mantendo sempre o sabor característico e a identificação com a cultura local.
Contudo, no estado do Maranhão, uma outra empresa de refrigerantes chegou a ocupar lugar de maior destaque do que a própria Coca-Cola: a Guaraná Jesus. Passado o tempo, não conseguindo combater tamanha concorrência, a Coca-Cola decidiu, então, comprar as ações da empresa Guaraná Jesus no ano de 2001.
Mas a sua cor rosa se dá por conta de alguns elementos de sua composição, hoje guardados a sete chaves. O Guaraná Jesus possui 17 ingredientes em sua fórmula, e seu criador sempre disse que essa era a fórmula do sucesso.
Guaraná Jesus é uma marca de refrigerante pertencente à The Coca-Cola Company que é fabricado e distribuído principalmente no estado do Maranhão, no Brasil, local em que suas vendas ultrapassam as das demais marcas de refrigerante.
São Paulo, 24 de janeiro de 2022 – A Coca-Cola FEMSA, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, concluiu hoje, por meio de sua subsidiária brasileira Spal Indústria Brasileira de Bebidas S/A, a aquisição de 100% da engarrafadora CVI RefrigerantesLtda., localizada no Rio Grande do Sul.
Nosso portfólio é composto pelas marcas Coca-Cola (Original e Sem açúcar), Fanta, Sprite, Schweppes, Chás Leão, Sucos Del Valle, Ades, Monster, Burn, Powerade, I9, cervejas como Therezópolis, Eisenbahn, Sol, Kaiser, Bavaria, Tiger, Estrella Galicia e a Água mineral Crystal.
Lançado em 1921, mas fruto de pesquisas que se desenvolviam desde 1905, o Guaraná Champagne da Antarctica – ou simplesmente Guaraná Antarctica, como foi rebatizado em 2002 – é o mais antigo refrigerante brasileiro.
Fanta é uma marca de refrigerantes, que detém uma linha variada de produtos e que pertence à The Coca-Cola Company. Criada e lançada na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, atualmente é comercializada em 188 países.
A Ambev, empresa que é dona do Guaraná Antarctica, decidiu “agir” em um anúncio nas redes sociais e provocar a criação da Fanta Guaraná, produto da rival Coca Cola.
Em 2001 a The Coca-Cola Company comprou os direitos da marca Guaraná Jesus e cinco anos mais tarde uma franquia da Coca Cola chamada Renosa comprou a Companhia Maranhense de Refrigerantes, fazendo com que o Guaraná Jesus continuasse a ser comercializado somente no Estado do Maranhão.
A história do Guaraná Jesus tem semelhanças com a da própria Coca-Cola. Assim como o refrigerante criado em Atlanta, nos Estados Unidos, em 1886, a bebida cor-de-rosa também foi inventada por um farmacêutico: Jesus Norberto Gomes. Sim, daí vem o nome que ficou tão famoso!
Qual foi a primeira marca de refrigerante do mundo?
O primeiro 'refrigerante' patenteado na história foi o Soda Fountain, em 1819, nos EUA. Mas ainda eram produtos medicinais. Até o americano John Pemberton, em 1886, criar o mais famoso refrigerante: A Coca-Cola.
Em 2001 a The Coca-Cola Company comprou os direitos da marca Guaraná Jesus e cinco anos mais tarde uma franquia da Coca Cola chamada Renosa comprou a Companhia Maranhense de Refrigerantes, fazendo com que o Guaraná Jesus continuasse a ser comercializado somente no Estado do Maranhão.
Primeiro, foi o Piauí e Tocantins. Depois, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal. Agora, os matogrossenses podem experimentar a famosa bebida rosada, com toque de cravo e canela. Em suas redes sociais, o Guaraná Jesus fez uma promessa de ano novo: chegar a mais cidades em 2023.
A Pepsi é de propriedade da PepsiCo, a holding que possui muitas marcas, desde bebidas a alimentos e lanches e muito mais. A PepsiCo gerou quase US$ 80 bilhões em receita em 2021 e mais de $ 7.6 bilhões em lucros.
Em 2001, o guaraná foi adquirido pela Coca-Cola Brasil e passou a fazer parte do nosso portfólio de produtos — mantendo sempre o sabor característico e a identificação com a cultura local. Uma das preocupações é justamente preservar a história da marca.
Atualmente, o refrigerante de Cola é o mais consumido no Brasil e o mais popular do mundo. A Coca-Cola que é responsável pela criação do principal refrigerante desse segmento é líder de mercado e embora tenha ampliado sua gama de produtos, o carro chefe de vendas continua sendo ele há mais de 100 anos.
A PepsiCo afirma que a decisão de sair da região “foi tomada com o objetivo de administrar eficientemente nossas operações em todo o Brasil e posicionar a empresa para um crescimento de longo prazo, independente da recente mudança no regime tributário”.
Em primeiro lugar, porque não foi capaz nestes anos todos de montar uma estrutura eficiente de distribuição do que produz. A Pepsi nunca conseguiu estar presente em mais de 50% do território brasileiro. Distribuição, num negócio em que se ganha com escala, é um ponto fundamental.
Nosso portfólio é composto pelas marcas Coca-Cola (Original e Sem açúcar), Fanta, Sprite, Schweppes, Chás Leão, Sucos Del Valle, Ades, Monster, Burn, Powerade, I9, cervejas como Therezópolis, Eisenbahn, Sol, Kaiser, Bavaria, Tiger, Estrella Galicia e a Água mineral Crystal.
O top 10 é completado por: Google (US$ 196,8 bilhões), Samsung (US$ 74,6 bilhões), Coca-Cola (US$ 57,4 bilhões), Toyota (US$ 54,107 bilhões), Mercedes-Benz (US$ 50,8 bilhões), McDonald's (US$ 45,8 bilhões) e Disney (US$ 44,1 bilhões). Segundo a Interbrand, a Tesla foi a marca que surpreendeu no levantamento.
Buffett, é claro, tem um bom motivo para consumir o refrigerante mais famoso do mundo: por meio de sua holding, a Berkshire Hathaway, ele é dono de 9% do capital da The Coca-Cola Company, algo em torno de US$ 18,6 bilhões (R$ 101,5 bilhões), o que o torna o maior acionista individual da icônica empresa americana.