Florence Nightingale é considerada a fundadora da Enfermagem Moderna em todo o mundo, obtendo projeção maior a partir de sua participação como voluntária na Guerra da Criméia, em 1854. Ao retornar da guerra, esta se tornara uma figura popular nacionalmente; seu nome era sinônimo de doçura, eficiência e heroísmo.
Florence Nightingale é considerada a criadora da profissão de Enfermagem. Ela foi uma enfermeira inglesa que se destacou durante a Guerra da Crimeia, em 1854, ao cuidar dos feridos de forma diferenciada.
Qual a origem da Enfermagem? A Enfermagem, como conhecemos hoje, tem uma origem relativamente recente. Antes do final do século 19, o cuidado aos doentes estava fortemente ligado aos princípios religiosos e era visto como uma vocação espiritual.
Florence Nightingale nasceu na cidade de Florença, na Itália, foi daí que surgiu seu nome. Ela veio ao mundo no dia 12 de maio de 1820 e o dia de seu nascimento é o que marca o Dia da Enfermagem.
Educación. Biografia. Florence Nightingale é considerada a fundadora da Enfermagem Moderna em todo o mundo, obtendo projeção maior a partir de sua participação como voluntária na Guerra da Criméia, em 1854.
A precursora da enfermagem moderna, Florence Nightingale utilizava uma lâmpada em suas visitas aos soldados durante a Guerra da Criméia, o que a tornou conhecida como a Dama da Lâmpada e tornou esse objeto representativo para a Enfermagem.
A enfermagem existe há séculos antes de Cristo e seu início se deu por conta de homens e mulheres que cuidavam do bem estar de enfermos por vontade própria. Em meados do século V e VIII d.C, quem utilizava alguns princípios da enfermagem eram os sacerdotes.
Da análise, emergiu a seguinte categoria: Respeito aos princípios da autonomia, beneficência, não maleficência e justiça ao cuidar do paciente na terminalidade.
"Escolhi os plantões, porque sei que o escuro da noite amedronta os enfermos. Escolhi estar presente na dor porque já estive muito perto do sofrimento. Escolhi servir ao próximo porque sei que todos nós um dia precisamos de ajuda. Escolhi o branco porque quero transmitir paz.
A lenda reza que a precursora da Enfermagem no mundo morreu solteira (largando seu noivo) para cuidar dos soldados na guerra da Criméia. Por isso todas as profissionais de enfermagem que se formam sem ter um namorado ficam solteironas pro resto da vida...
No Brasil, o emprego do processo de enfermagem foi incentivado por Wanda de Aguiar Horta, na década de 1970, em São Paulo, que trouxe como referencial teórico a Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Maslow..
Segundo a etimologia, Enfermagem quer dizer ato ou efeito de tratar os en- fermos. Enfermo é palavra derivada do latim infirmus, ou seja, doente, doentio, fraco, débil, achacoso, imperfeito (CUNHA2 , FONTINHA4 ). A enfermagem nasceu das necessidades humanas em relação aos cuidados de saúde.
À sua época Florence contribuiu, significativamente, para a melhoria e para o desenvolvimento da saúde no ambiente hospitalar. A visão de Florence era priorizar o fornecimento de um ambiente estimulador do desenvolvimento da saúde para o paciente, preceito que sustenta a Teoria Ambientalista.
Foi ela que criou a Teoria das Necessidades Humanas Básicas. Em resumo, suas pesquisas apresentam e confirmam a Enfermagem como ciência e arte quanto aos cuidados dos pacientes.
Quando Florence voltou da Guerra da Crimeia, contraiu uma doença infecciosa, não se sabe exatamente qual, mas possivelmente brucelose ou febre tifoide.
Em dezembro de 1844, em resposta à morte de um mendigo numa enfermaria em Londres, que acabou evoluindo para escândalo público, ela se tornou a principal defensora de melhorias no tratamento médico.
O modelo de Enfermagem que conhecemos nos dias atuais, porém, surgiu por volta de 1840, quando Florence Nightingale, uma mulher rica e muito religiosa, desenvolveu métodos para o tratamento de feridos de guerra.
A serpente enrolada em torno do bastão era um símbolo utilizado por Esculápio, o deus grego da Medicina. Na Enfermagem, esse animal representa a capacidade de cura dos pacientes, e a importância do cuidado e do tratamento adequado para garantir a recuperação.
A lâmpada tornou-se um símbolo de seu trabalho incansável, pois frequentemente fazia rondas noturnas, proporcionando conforto e assistência. Depois da guerra, Florence Nightingale continuou seu trabalho na reforma hospitalar e no treinamento de enfermeiras.
A teoria ambientalista de Florence Nightingale está alicerçada em cinco pontos, os quais acreditava ser essenciais para se obter uma casa saudável, como água e ar puros, saneamento básico, limpeza e luminosidade, pois acreditava que um ambiente saudável era fundamental para a cura.
Os significados dados aos símbolos utilizados na Enfermagem, são os seguintes: Lâmpada: caminho, ambiente. Cobra: magia, alquimia. Cobra + cruz: ciência.