O Guia ("Guide" em inglês) é o primeiro NPC que você encontra. Suas dicas são principalmente para novos jogadores aprenderem as noções básicas do jogo.
O Terrariano é o protagonista do jogo Terraria, controlado pelo jogador. Por ser 100% controlado pelo jogador, sua história, nome, gênero, motivos, jeitos de agir, tudo depende apenas do jogador, embora possa ser assumido que o Terrariano é altamente inteligente, devido a sua grande capacidade inventiva e de combate.
Tim ("Tim" em inglês) é um mago esqueleto que pode ser encontrado em qualquer local das cavernas e do subterrâneo. Ele pode ser reconhecido por seu chapéu de mago pontudo.
O Senhor da Lua é o chefe final do Terraria, e solta a maioria dos itens do final de jogo, como a Espada-gato. Ele também solta Luminita, um minério usado para fabricar muitos conjuntos de armadura e ferramentas.
Terraria é um jogo bidimensional do gênero Sandbox. A jogabilidade de Terraria envolve mineração, exploração, construção e combate, com modos um jogador e multijogador. Terraria é frequentemente comparado com jogos como Minecraft e Metroid devido suas semelhanças de design de jogo.
Além de dar dicas aos jogadores, o Guia não possui nenhuma outra utilidade, sendo assim considerado uma chateação para a maioria dos jogadores. Desde a atualização 1.0.3, NPCs hostis podem matar o Guia, mas ele irá reaparecer caso exista uma casa disponível.
O criador de Terraria, Andrew Spinks, admitiu que acha difícil deixar de atualizar o jogo (que, curiosamente, já recebeu várias "últimas atualizações") porque o mesmo ainda vende "como pãezinhos quentes".
No final,você tem que destruir o Moon Lord's Core,enquanto 3 olhos do Cthulhu estão te atacando. De longe,esse é o chefe mais difícil do Terraria e o único que eu nunca derrotei no Expert.
O Olho de Cthulhu("Eye of Cthulhu" em inglês) é um chefe do pré-Modo Difícil. Geralmente é um dos primeiros chefes que o jogador pode encontrar, pois surge após um nível inicial de avanço no jogo ser alcançado. Ele também pode ser invocado manualmente com o Olho Suspeito à noite (veja Invocando abaixo).
Lançado em maio de 2011, Terraria conquistou fama ao oferecer uma experiência 2D que misturava elementos dignos de Minecraft com um sistema de combates próximo ao da série Castlevania.
Os NPCs Ciborgue, Mecânica, Papai Noel e Cobrador de Impostos agora gostam de viver no bioma de neve, enquanto o Comerciante de Armas, a Enfermeira, a Estilista e o Taberneiro não gostam.
Em um artigo publicado na Proceedings of the Royal Society B, os cientistas explicam como foram capazes de reconstruir a imagem do monstruoso Cthulhu da vida real. O fóssil encontrado em Herefordshire, no Reino Unido, tem 430 milhões de anos e está surpreendentemente conservado.
Sem dúvida seria Nyarlathotep, um dos Deuses Exteriores, que são os seres mais poderosos dos mitos, vivendo em planos de existência além da nossa compreensão de tempo e espaço. Nyarlathotep é filho do próprio Azathoth, o sumo-deus que, dormindo, cria o Universo sonhando.
O Senhor da Lua pode ser invocado destruindo as quatro Colunas Celestiais ou usando um Símbolo Celestial em qualquer mundo onde o Golem foi derrotado. Em ambos os casos, ele será invocado em 12 segundos após a mensagem "A desgraça certa aproxima-se..." aparecer.
Sem querer entrar muito no campo de “quem copiou quem”, Terraria tira várias inspirações do jogo da Mojang. Na realidade os dois são bastante semelhantes tirando a perspectiva, mas a realidade é que Terraria é um jogo muito mais completo na minha óptica, isto porque tem muito mais conteúdo que Minecraft.