O Tártaro (em grego: Τάρταρος, transl.: Tártaros), na mitologia grega, é personificado por um dos deuses primordiais, nascidos a partir do Caos (apesar de alguns autores o considerarem irmão de Caos).
O submundo de Hades foi conquistado durante uma luta pela tomada do reino Olimpo, que estava sob o poder de seu pai Cronos. A guerra foi realizada contra a geração de deuses titãs. Juntos, Hades e seus irmãos (Zeus e Poseidon) venceram.
Nesse mito, Hades foi atingido por uma flecha lançada por Eros, filho de Afrodite e deus do amor, e acabou se apaixonando por Perséfone, deusa da agricultura e da vegetação. Isso aconteceu quando Perséfone colhia flores em uma pradaria na Sicília.
HADES: O DEUS DOS MORTOS - DO RAPTO DE PERSÉFONE AO CONFRONTO COM HÉRCULES | MITOLOGIA GREGA
Qual foi o fim de Hades?
Hades e sua nova esposa ficaram desolados pelas duras ações de Zeus, mas se apaixonaram e tiveram um filho. Tragicamente, Zagreu veio ao mundo natimorto. Perséfone, devastada, trocou Hades pelo mundo dos mortais, onde nem os olimpianos acima, nem os invisíveis abaixo poderiam alcançá-la.
Depois que abandonou o seu reino, Hades foi flechado por um dardo lançado por Eros, filho de Afrodite e conhecido como deus do amor. Pouco depois de ser alvo do dardo de Eros, Hades avistou Perséfone e se apaixonou por ela.
Hades era um dos deuses da mitologia grega, conhecido como o deus do submundo, o lugar para onde vão as almas dos mortos. Era irmão de Zeus e tomou parte na rebelião contra Cronos, o titã que devorava seus filhos. Casou-se com Perséfone, deusa sequestrada e levada para o submundo com ele.
Perséfone aparece em a Ilíada simplesmente como rainha do mundo inferior e esposa de Hades. O mito do seu rapto foi primeiro narrado por Hesíodo. Os deuses, Hermes, Ares, Dioniso e Apolo todos cortejaram-na.
Saga mencionou os três grandes deuses, Zeus, Poseidon e Hades, que foram representados em diferentes formas de seus corpos originais, como visto por Hades. Hades é tão poderoso quanto Poseidon, só sendo superado por Zeus.
Os gregos consideravam Zeus o deus supremo e comandante do Universo. Era o deus dos céus, do raio e do trovão. Era considerado pai dos homens e dos deuses. Resgatou seus irmãos, devorados por seu próprio pai, Cronos.
Zeus era o principal deus olímpico, e, como tal, residia no Monte Olimpo, de onde governava os homens e os deuses. Também era conhecido por controlar o clima da Terra, podendo alterá-lo quando quisesse, e ainda quem impunha a justiça, embora a execução desse conceito estivesse muito ligada às vontades do próprio deus.
Hades raptou Perséfone ao apaixonar-se por ela. Um dos episódios mais conhecidos da trajetória de Hades foi o sequestro de Perséfone, deusa da agricultura e da vegetação. Nesse mito, Hades teria ido ao mundo dos mortais para verificar a guerra que era travada entre os deuses olímpicos e os gigantes.
Enquanto Hades realmente amava sua esposa Perséfone, ele ficou muito sozinho durante o tempo que ela passou com Deméter, que é quando ele teria casos, que, no entanto, geralmente terminavam mal.
Na mitologia grega, Minta ou Menta (em grego clássico: Μινθη, transl. Minthê), era uma ninfa que vivia no rio Cocito, amante de Hades, o rei do mundo dos mortos. É a "Ninfa do Submundo".
Era casado com Perséfone (Cora para os romanos), que raptou do mundo superior, para ter como sua rainha. Este mito ficou muito conhecido como o rapto de Cora . Ele a traiu duas vezes, uma quando teve um caso com a ninfa do Cócito e também quando se apaixonou por Leuce, filha do Oceano.
A flecha faria Hades se apaixonar por alguém e, eventualmente, ele cruzou o caminho de Perséfone enquanto ela estava em uma pradaria colhendo flores. Hades, apaixonado por Perséfone, decidiu raptá-la e levá-la para o submundo a fim de transformá-la em sua esposa.
É impiedoso severo e amargo, mas não maligno. Hades era representado de diversas maneiras: Hades acima de tudo era um deus bonito de aparência jovem, corpo atlético zelava muito pelo seu corpo.
Hades foi um dos deuses que faziam parte da religiosidade grega e romana e um dos mais temidos, pois era o guardião do submundo. Era irmão de Zeus, e tomou parte na luta contra o titã Cronos, seu próprio pai.