A globalização cultural, chamada também de globalização social, corresponde à difusão de elementos culturais em escala planetária, da mesma forma como pode ser relacionada ao aumento da circulação de pessoas pelo espaço mundial e nas trocas socioculturais e relações que são estabelecidas nesses deslocamentos.
Qual o papel da globalização nas questões sociais?
Globalização econômica vincula-se à exclusão social a partir do momento em que a expansão massiva dos meios tecnológicos e de informação não atinge de forma democrática toda a população do planeta, favorecendo o acúmulo de riqueza para os mais ricos e dificultando, assim, a emancipação social dos mais pobres.
O processo de globalização tem provocado grandes mudanças, podendo ser notado pelo avanço e crescimento das grandes empresas transnacionais; maior conexão dos mercados; aumento da produção de bens e serviços, além do comércio internacional; avanço tecnológico; surgimento de blocos econômicos; acirramento da ...
A propagação de informações de maneira rápida e o maior contato com diferentes povos e culturas são vantagens da globalização. A padronização do consumo e o aprofundamento das desigualdades socioespaciais são algumas de suas desvantagens. Seus efeitos se tornaram mais intensos no Brasil a partir da década de 1990.
O que a globalização trouxe de bom para a sociedade?
Pontos positivos
Mercados mais competitivos e inflação bem controlada; Maior fluxo de capitais e investimentos entre os países; Maior desenvolvimento tecnológico; No aspecto social, a globalização permitiu o encontro entre diferentes culturas e o desenvolvimento de setores, como o do turismo.
O que significa a globalização no atual momento da nossa sociedade?
A globalização é um fenômeno caracterizado pela intensificação das relações econômicas, comerciais e culturais entre os países, onde as constantes inovações tecnológicas nas áreas de transportes e telecomunicações são capazes de diminuir as distâncias e transcender as fronteiras nacionais.
O que a globalização interfere nas relações sociais?
Resumo: O impacto da ação social da globalização demonstra efeitos positivos e negativos nas relações de trabalho, oferece oportunidade de crescimento económico, mas aumenta as desigualdades sociais.
O aumento do comércio global e da industrialização tem levado a uma exploração mais intensiva dos recursos naturais e a um aumento significativo da emissão de gases de efeito estufa. Isso desencadeou uma série de desafios ambientais, incluindo mudanças climáticas, perda de biodiversidade e poluição.
Quais são os impactos sociais e ambientais negativos da globalização?
Por outro lado, a globalização também tem gerado impactos ambientais significativos, como a intensificação da exploração de recursos naturais, o aumento da produção de resíduos e emissões de gases de efeito estufa, o desmatamento, a poluição e a perda de biodiversidade.
Quais são os principais impactos da globalização no Brasil em relação a desigualdade social?
Sobre os salários, os efeitos da globalização são positivos, mas beneficiam mais os maiores salários, comparados às remunerações mais baixas, e os salários dos mais qualificados, relativamente aos menos qualificados, sendo que estes, em alguns casos, têm os seus salários diminuídos.
Os tipos de globalização são três: econômica, cultural e da informação. A globalização é o processo de aproximação entre as diferentes sociedades e países existentes de todo o Planeta, seja na esfera econômica, social, cultural ou política.
As principais características da globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais (não mais ideológicos), a hibridização ...
A globalização aumentou as trocas financeiras e também aumentou as trocas humanas, fazendo com que diferentes sociedades compartilhassem suas culturas. Isso permitiu que uma mesma região passasse a desenvolver diferentes práticas culturais e até mesmo crenças diferentes.
Globalização e exclusão são dois conceitos que definem duas realidades interligadas. O primeiro designa as características atuais do processo de desenvolvimento do capitalismo em nível mundial e o segundo, sua conseqüência mais visível e imediata.
Em que a globalização interfere na vida pessoal e social?
Seu efeito é observado no fato de que está cada vez mais fácil ter acesso às mais diversas culturas, seja por intermédio das redes sociais, viagens a passeio, a trabalho ou os chamados intercâmbios culturais, que podem proporcionar uma imersão cultural muito rica para aqueles que vivenciam essa experiência.
A globalização é um fenômeno caracterizado pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicações em escala mundial. Esse desenvolvimento possibilitou o aumento dos diversos fluxos no planeta, resultando assim em um processo de integração mundial, tendo como base o sistema capitalista de produção.
O seu foco principal é destruir as barreiras econômicas e imigratórias que possam existir entre essas nações. A forma como esses diferentes mercados interage aproxima pessoas e mercadorias de um mundo mais globalizado.
Desvantagens da globalização. Do lado negativo do processo de globalização estão, principalmente, a uniformidade cultural e a desigualdade económica. É paradoxal que se promova o mesmo estilo de vida global quando as diferenças na qualidade de vida são tão grandes, não só entre os países, mas dentro de cada um deles.
Há uma grande disparidade econômica, tecnológica e social entre os países do planeta, ao longo do tempo o processo de globalização tem contribuído de maneira direta para o aumento em massa da pobreza, excluindo um número cada vez maior de pessoas.
A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.
Quais são os efeitos da globalização na interação das pessoas?
Com a Globalização, ampliaram-se as facilidades de comunicação e, consequentemente, a transmissão dos valores culturais. Assim, observa-se que as diferentes culturas e os diferentes costumes podem se interagir sem a necessidade de uma integração territorial.