Regiões produtoras e variedades de azeitonas Os três maiores produtores são Espanha, com aproximadamente 40% do total mundial, seguido pela Itália, com 22% e Grécia com 14%.
Qual o maior produtor de azeite de oliva do mundo?
Nossa pretensão, a longo prazo, é atingir o patamar da Espanha, que responde por 40% da produção mundial, seguido pela Itália, com 22%, e a Grécia, com 14%”, relata Fernandes. Ao todo, a fabricação total de azeite de oliva é de 3,2 milhões de toneladas por ano, segundo o Conselho Oleícola Internacional (COI).
É daí que vem o nome das azeitonas Taggiasca. O cultivo das oliveiras Taggiasca continuou também durante as invasões sarracenas que destruíram o mosteiro.
O azeite mais bem colocado no ranking de 2022 foi o Prosperato Premium Blend, que em sete concursos levou oito prêmios. O azeite figura no Top100, no 91º lugar, entre 522 azeites de todo o mundo.
O azeite Mantikir Summit Premium, produzido no olival mais alto do Brasil no município de Maria da Fé (MG), conquistou o primeiro lugar na categoria “Produção Limitada”, de até 2.500 litros, pela premiação Evooleum 2024, guia dos 100 melhores azeites do mundo.
A lista de azeites mais saudáveis foi dominada pelos azeites italianos, mas o curioso é que o vencedor, e com uma enorme diferença, foi um azeite extra virgem de Ciudad Real, na Espanha, que teve a honra de desbancar, de longe, o segundo classificado.
A Las Doscientas conquistou o primeiro lugar no pódio das marcas de azeite extra virgem avaliadas por especialistas, na sequência as outras duas em destaque: O. live & Co (2º) Cocinero (3º).
Após a avaliação, a Las Doscientas (Chileno) conquistou o primeiro lugar no pódio das opções de azeite extra virgem. A marca campeã se destacou em requisitos de qualidade, apresentando aroma herbáceo, amargor e picância equilibrados no sabor e um toque de alcachofra evidente.
Amargo – Um bom azeite de oliva possui, em sua característica, o sabor amargo de maior ou menor intensidade. Isso indica que o produto é fresco, além disso, seu amargor varia de azeitona para azeitona, sendo que o fruto mais verde traz um sabor mais amargo.
Como resultado a PROTESTE avaliou as marcas Master Gourmet, Lolita, Bonduelle e La Violetera como as melhores do teste em relação a versão tradicional de azeitona ao registrarem as menores quantidades de gorduras saturadas e os maiores índices de fibras.
A Espanha é o maior produtor mundial de azeite, respondendo por cerca de 70% de todo azeite consumido pelos países da União Europeia e por 45% do consumo mundial.
Isso acontece porque o Brasil não possui um solo característico para o cultivo de azeitonas, além de clima muito mais úmido, em grande parte do ano. Essa é uma das dificuldades que produtores nacionais possuem ao trabalhar com azeites.
A Itália, o maior produtor mundial de uva, apresentou em 2005 uma safra de 8,55 milhões de toneladas, relativa a uma área colhida de 840 mil hectares, terceira maior do mundo, com uma produtividade de 10,21 t/ha.
Spiritu Santo comercializa uma “garrafa-escultura” vendido a € 324,5. É o azeite mais caro do mundo. A empresa Cortijo Espírito Santo traz ao mercado uma garrafa-escultura com 250 mililitros de ouro líquido, custando € 324,5. O recipiente de vidro é do artista holandês Angela Teunissen.
A marca brasileira foi a única do país na cerimônia e ficou com a terceira maior pontuação (95 pontos) no ranking. O De Rústica, da África do Sul, conquistou o primeiro lugar, com 97 pontos. Completam o top 10 outros cinco azeites espanhóis, três italianos e, claro, um do Brasil.
Não é mais novidade que o azeite brasileiro está em destaque e cada vez mais conquistando espaço em todo mundo. Mais uma prova disso é a vitória do azeite Potenza Frutado, que conquistou o primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” (Melhor Azeite de Oliva Extravirgem Internacional) no Guia ESAO.
A lista brasileira tem duas marcas empatadas no primeiro lugar com 95 pontos. O Prosperato, produzido em Caçapava do Sul (RS), que teve a primeira safra há apenas 10 anos e o Azeite Sabiá, que também recebeu uma outra premiação internacional em 2023.
O que é o Azeite Grego Mykonos? O Azeite Extra Virgem Grego Mykonos é um azeite que foi produzido na Grécia e tem sido considerado como o melhor azeite da região. Foi obtido atráves da primeira prensa e por isso consiste em ter uma tonalidade verde dourado e de brilho intenso.
Qual é o azeite brasileiro que foi considerado o melhor do mundo?
Marca brasileira de azeites é eleita a melhor do mundo, segundo guia internacional. O azeite brasileiro Potenza Frutado, produzido na Fazenda Serra dos Tapes, em Canguçu, Rio Grande do Sul, obteve o primeiro lugar na categoria Melhor Azeite de Oliva Extravirgem Internacional no Guia ESAO.
O azeite extra virgem é obtido a partir da primeira prensagem a frio das azeitonas, sendo o menos ácido e, portanto, azeite que possui a melhor qualidade. Como é prensado à frio, ele mantém seus nutrientes integralmente, principalmente os antioxidantes, e possui alta qualidade gastronômica devido ao sabor acentuado.
É importante ressaltar que existe outro concorrente forte nessa lista - o Azeite de Oliva Extra Virgem Português Andorinha Clássicos Vidro 500ml -, mas são as qualidades superiores do Azeite Gallo que cativam os consumidores.