Nos próximos cinco anos, o Brasil pode ser o maior produtor de carne bovina do mundo, superando os Estados Unidos, que atualmente ocupam o primeiro lugar no ranking.
O Brasil é um dos mais importantes produtores de carne bovina no mundo, tendo o maior de todos os rebanhos. Atualmente possui cerca de 222 milhões de cabeças de gado. Os investimento em tecnologia que foram feitos nos últimos anos, elevou a produtividade e a qualidade da carne brasileira.
Já em relação ao ranking de países exportadores, o Brasil está em 1º lugar com relação comercial com 159 países. Somente no ano passado, foram exportados cerca de 2,536 milhões de toneladas de carne bovina in natura e processada.
Com uma produção estimada em 11,9 milhões de toneladas, os EUA ocupam o primeiro lugar no ranking, representando aproximadamente 20,0% da produção global.
Quem é o maior exportador de carne bovina do mundo?
Qual país tem a melhor carne do mundo?
Nova Zelândia
O país se sobressai por sua pecuária em pastagens nativas e pela implementação de técnicas agrícolas sustentáveis. O país é bem conhecido por sua produção de carne segura e de alta qualidade, sendo respeitado como concorrente nos mercados estrangeiros.
Maior Fazendeiro Do Mundo Tem 500 Mil Cabeças de Gado em 19 Fazendas A Australian Agricultural Company (AACo.), reconhecida como a maior e mais antiga produtora de gado e carne bovina da Austrália, continua a expandir seus horizontes sob a liderança do maior pecuarista do mundo.
Segundo o USDA, o rebanho mundial de bovinos está em torno de 1 bilhão de animais. A Índia primeiro colocado, neste “ranking” representa 30% desse total, com mais de 300 milhões de bovinos e bubalinos em seu território. Em seguida estão o Brasil, China, Estados Unidos e União Europeia.
O Brasil lidera o ranking mundial, sendo o maior exportador de carne bovina do mundo. Mas o país só chegou a esse lugar por conta de sua indústria robusta e altos índices de produção – possibilitado pela vasta extensão territorial brasileira e clima favorável.
Brasil – 78 kg de carnes por habitante. Nova Zelândia – 75 kg de carnes por habitante. Chile – 75 kg de carnes por habitante. Canadá – 68 kg de carnes por habitante.
Em relação ao consumo mundial de carne, a carne suína é responsável por pouco mais de 1/3 do total. Aproximadamente 110 milhões de toneladas de carne de porco são produzidas e consumidas por ano, em diferentes cortes.
Hong Kong, com 10,71 mil toneladas, e Egito, com aquisição de 7,29 mil toneladas, completaram a relação dos cinco maiores importadores de carne bovina do Brasil em janeiro.
No país, de maioria hindu, o vegetarianismo é generalizado. A vaca é um animal sagrado no hinduísmo, seguido por 80% dos 1,3 bilhão de indianos. Além disso, há restrições ao abate de gado na maioria dos estados. Os búfalos, porém, geralmente estão de fora das limitações.
Produtos. O principal produto agrícola do Brasil é a soja, o que torna o país o maior produtor mundial. Por causa dos efeitos de uma estiagem prolongada, a produção dessa cultura teve um decréscimo de 10,5% em 2022.
O Brasil é o maior exportador de carne de frango do planeta e está em segundo lugar na produção desta proteína ficando atrás dos Estados Unidos e ultrapassando a China, que ocupa agora em terceiro lugar.
A crise econômica que o país tem enfrentado nos últimos anos é um dos fatores pela diminuição do consumo. Na ponta oposta, a Índia é o país que menos consome carne no mundo, apenas 0,5 kg/capita no ano. Neste caso, a tradição e a religião do país são algumas das explicações pelo baixo consumo de carne.
Segundo os dados do terceiro relatório trimestral da USDA de julho de 2024, onde foi apresentado os maiores exportadores de carne bovina do mundo, o Brasil lidera o ranking com cerca de 3,3 milhões de toneladas.
Prova disso é que os maiores consumidores de carne do mundo são Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, com média de consumo de 110 kg por habitante ao ano. Outros mercados também com consumo alto são Canadá, Europa Ocidental, Argentina e Uruguai.
JBS, a empresa melhor posicionada, figura o primeiro lugar no ranking de produção de carne avícola, com cerca de 3,5 bilhões de cabeças abatidas por ano, enquanto carrega a segunda colocação do ranking geral, ficando atrás apenas dos EUA que se diferencia na escala de produção da carne suína.
Utilizada pelos principais chefs em todo o mundo, a carne do boi Wagyu é uma das mais apreciadas pelo seu sabor e alta maciez, destacando-a de outras raças bovinas no mercado mundial. O Kobe Beef, o corte mais caro do mundo, é uma variedade do Wagyu.
Roque Quagliato, ou Rei do Gado, cresceu e já tem mais de 240.000 cabeças de gado. Recentemente, concretizou a maior negociação no mercado imobiliário rural com a compra de novas fazendas no Pará. O Brasil possui o maior rebanho comercial de bovinos do mundo, cerca de 240 milhões de cabeças de gado.
Laucídio Coelho, o maior fazendeiro do mundo, chegou a ser maior proprietário rural de acordo com a edição de 1977 do Guiness Book; Suas fazendas somavam 1 milhão de hectares no centro-oeste brasileiro.
No Pará, Roque Galhato é conhecido como o verdadeiro rei do gado brasileiro, controlando o Grupo Gual, cujo plantel ultrapassa 200 mil cabeças distribuídas em oito fazendas no sul do Pará.