O chefe espiritual explica que Xangô é o grande rei dos orixás. Ele é encontrado na natureza, nos raios e trovões, na faísca gerada entre o atrito das pedras.
“De acordo com os estudos da astrologia, o ano de 2024 será regido por Saturno, tendo como características a solidez, a praticidade, a ética e a obstinação para realizar o que deseja”, conta o astrólogo Saulo Oliveira, sobre o que esperar para o próximo ano.
Xangô foi o quarto rei lendário de Oió, na Nigéria, tornado orixá de caráter muito justo, violento e vingativo, cuja manifestação são o fogo, os raios, os trovões.
Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.
Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os orixás do panteão africano. Simboliza a paz, é o pai maior nas nações das religiões de tradição africana.
Iemanjá: a orixá mãe de todos os orixás - é a senhora das águas salgadas, marés e oceanos. Nanã: orixá origem de todos - mais velha entre eles - senhora dos pântanos, águas profundas e nevoeiros. Oxalá: o orixá pai da humanidade, que tem um espírito criador - é respeitado e reverenciado pelos demais.
Oxalá (em iorubá: Òrìsànlá), também chamado Obatalá (em iorubá: Obàtálá), é o criador da humanidade, na mitologia iorubá e religiões Candomblé e Umbanda. Foi o primeiro Orixá criado por Olodumarê, sendo o próprio Oxalufã, Grande Orixá Rei de Vestes Brancas, raiz de todos os outros Orixás.
Omulu é o médico dos Orixás, o senhor da cura das chagas e de outras moléstias. Por outro lado, é o Orixá soturno e perigoso, dono das doenças epidêmicas. É uma divindade da terra, tanto do solo quanto do subsolo.
digamos assim. o ogum acabou ganhando olorum. o olo do maré. é o orixá mais poderoso da mitologia e urubá. na verdade alguns dizem mesmo que ele nem é um orixá.
É por isso que Iemanjá é conhecida como a Mãe dos Orixás. Outra variação dos mitos envolvendo-a aponta que ela era filha de Obatalá e Oduduá, sendo posteriormente desposada pelo irmão, Aganju, e, com ele, ela foi obrigada a ter 10 filhos orixás.
Quem me protege é o meu orixá ! Exu é o orixá da comunicação, da paciência, da ordem e da disciplina. É o guardião das aldeias, cidades, casas e do axé, das coisas que são feitas e do comportamento humano. A palavra Èșù, em iorubá, significa 'esfera', e, na verdade, Exu é o orixá do movimento.
Os filhos de Olorum são os Orixás, que receberam cada qual atribuições e responsabilidades sobre a criação de seu Pai. O primeiro e mais velho dos Orixás é Oxalá, a quem se credita a criação do Homem.
Lógun Edé, ou Logunedé, é o orixá de origem Iorubá, filho de Oxóssi e Oxum, cultuado no candomblé brasileiro e outras religiões de matriz africana. Ele é representado por um jovem caçador nas cores azul e amarelo.